2020 no Espaço Cultural: recorde de participações

22 associados compartilharam suas histórias no blog. Relembre!

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Romper os silêncios e mostrar-se como escritor (a), fotógrafa, músico, cantor (a), poeta, animadora gráfica e professora. É o que fazem diversos associados da ANAJUSTRA Federal quando compartilham sua criação subjetiva e intelectual no blog Espaço Cultural.

Em meio aos desafios da vida pessoal e profissional, a cultura e suas diversas formas de expressão e manifestação tornaram-se, mais do nunca, primordiais para sobreviver ao ano de 2020. A música, a poesia, a literatura e a fotografia tornaram-se abrigo ou ponto de partida para novas jornadas.

Em 2020, o Espaço Cultural teve recorde de participações: 22 associados contaram um pouco de suas histórias de vida e dedicação ao que mais amam fazer, para além do trabalho no Judiciário. A novidade fica por conta das narrativas de Ari Wagner Coelho e Chagas Brandão que se dedicam a modalidades esportivas.

Faça parte do blog Espaço Cultural

Desde 2008, o blog é similar a um oásis, um espaço de vida que valoriza as atividades exercidas pelos servidores do Judiciário Federal. Para se manter todos esses anos em pleno funcionamento, alguns elementos férteis são fundamentais, nesse caso, a criatividade e a colaboração dos associados, que contam sua história e passam a fazer parte deste espaço. Além disso, também destacamos e aproveitamos para agradecer os leitores do blog, que apoiam as criações dos colegas e compartilham os posts.

Confira as histórias publicadas em 2020 (em ordem alfabética)!

Antônio Carlos Lessa – TRT3

A quarentena foi um período de aprendizado e dedicação a novas habilidades para o servidor Antônio Carlos Lessa, do TRT3. Ele descobriu uma nova atividade criativa: a composição de músicas autorais. O músico criou o canal no YouTube “AC.Lessamusicas” e compartilhou suas primeiras criações. Confira no post!

Ari Heck – TRT4

Autor de seis obras, o associado Ari Heck, aposentado pelo TRT4, compartilhou duas novidades em 2020: a versão digital do livro “Um jogador muito especial”, em junho, e o lançamento de “Arizinho e a Pandemia” no formato drive thru, em dezembro. Leia os posts publicados em junho e dezembro.

Ari Wagner Coelho – TRT9

No fim de 2019, o associado Ari Coelho realizou uma de suas viagens pelo Brasil: saiu de Paranaguá (PR) e foi até Corumbá (MS) de bicicleta. “A ideia de ir a Corumbá surgiu do convite feito por uma sobrinha que reside naquela cidade. No final de setembro de 2019 iniciaram-se os preparativos, traçado do roteiro, verificadas as distâncias entre uma cidade e outra, revisão completa da bike, separação do equipamento, e condicionamento físico, consistente apenas em pequenas pedaladas locais para acostumar braços, pernas, corpo e, as nádegas”, descreve Ari.

O relato completo da viagem está disponível no blog!

Ariadna Carraro – Justiça Federal do Paraná

Durante a semana, Ariadna Carraro, servidora da Justiça Federal do Paraná, atua na coordenação da Central de Mandados, e, aos sábados, se dedica à escrita literária. Graduada em Letras (Inglês/Português), ela se tornou escritora há pouco tempo e mesmo tendo apenas um dia da semana para materializar as histórias e personagens, Ariadna já tem mais de cinco obras finalizadas. Ficou curioso para ler as criações da escritora Ariadna Carraro? Leia o perfil publicado no Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal e acesse os livros à venda.

Bueno Vieira Franco – TRT9

Após quase seis anos de dedicação à escrita da série “O Despertar dos Elementos – A Crônica dos Dez Caminhos”, Bueno Vieira Franco, servidor do TRT9, lançou o primeiro volume em formato impresso pelo Clube de Autores e digital, disponível no site da Amazon. Mais seis volumes estão a caminho, no entanto, não há pressa para que eles sejam finalizados porque atualmente ele encara a escrita literária como um hobbie. Os detalhes do processo criativo estão publicados no post.

Cláudio Barros – TRT22

Para algumas pessoas, o processo criativo é cheio de percalços e torna-se uma barreira para a expressão artística. Para o associado Cláudio César de Oliveira Barros, do TRT22, é necessário apenas alguns minutos para transmitir as ideias para o papel.

Em formato de poema, e até quando o texto escrito não se encaixa em um formato, Cláudio deixa a criatividade fluir e compõe sua história externando palavras.

Leia o perfil completo e quatro textos do escritor no blog do Espaço Cultural.

Chagas Brandão – TRT24

Em 1993, Francisco Chagas Brandão tomou posse no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Além da mudança definitiva para Campo Grande (MS), ele mudou o estilo de vida e iniciou os treinos de musculação. “Desde então não parei de treinar”, diz o associado. Em 2019, ele decidiu começar a preparação para participar de campeonatos, dentre eles, o “Muscle Contest Nacional”, realizado em Campinas (SP), no mês de novembro. Chagas concorreu na categoria Men’s Physique Master, para participantes acima de 50 anos, e foi premiado em segundo lugar.

Conheça um pouco mais da história do associado e fisiculturista no blog.

Cristina Gemaque – TRT8

A fotógrafa e servidora do TRT8, Cristina Gemaque, é apaixonada por papéis de carta e cartões-postais. Além de colecionadora, ela resolveu compartilhar as fotografias de sua autoria dos lugares preferidos da cidade de Belém em cartões-postais. “Essa ideia surgiu de uma memória afetiva, de um encantamento antigo.” Os cartões e algumas fotos de seu portfólio estão à venda em vários locais da capital paraense. Confira nos dois posts sobre o assunto: publicado em março e novembro.

Consuelo Pagani – TRT17

“Poesia é algo escrito com a inspiração poética e não só com a mente cognitiva. É algo escrito com a força intrínseca que habita todo o seu ser.” Para Consuelo Pagani, a descoberta da poesia como força de expressão aconteceu ainda na infância. A associada, que atua no TRT17, é escritora, poeta e arteterapeuta, com poesias escritas desde os nove anos. Leia ou relembre a história no Espaço Cultural.

Daniel Morais – TRT15

“Heavy metal, punk rock e rock and roll.” Quem pergunta para o associado Daniel Morais, do TRT de Campinas, quais os gêneros e influências musicais favoritas, saberá que ele é rockeiro desde criança. Há dez anos, ele participa da banda “Bob do Rock”, de rock alternativo que valoriza a composição autoral e já tem dois CDs lançados de maneira independente. Assista ao clipe da “Bob do Rock” no blog.

Eneida Dias de Miranda – TRT13

Existencialismo, natureza, amor e aspectos do cotidiano. O terceiro livro da servidora aposentada pelo TRT13, Eneida Dias de Miranda, será lançado com poemas e textos de autoria própria. Desde que começou a dar vida aos poemas, ela conta: “nunca mais parei de colocar no papel o que me vem à mente, lógico que com um viés que sugira, pelo menos aos olhos e à consciência de alguns, certo sentimento poético”. Entre em contato com a poeta para adquirir exemplares dos livros “Percepções”, “A Poética Vivência Do Ser!” e “Pontos & Versos”. Envie sua mensagem para: cenerentolapb33@gmail.com. Confira!

Fernando Luiz Borges Júnior – TRT5

Filho de uma soprano e de um barítono, para Fernando Luiz Borges Júnior, do TRT5, cantar foi algo orgânico e partir para o violão foi um detalhe. Após as tentativas de se apresentar em bares e eventos fechados, entre as décadas de 1980 e 1990, por uma incompatibilidade de gosto musical, o de Fernando e dos contratantes, ele partiu para outro projeto: a concepção do CD “Músicas de Esperança”, seu primeiro disco. A renda obtida com as vendas dos CDs é revertida para a doação de alimentos de projetos realizados em Salvador. Conheça a produção musical no blog.

João da Cruz Ramos – TRT12

O poeta J.C. Ramos Filho, associado aposentado pelo TRT12, escreveu uma crônica especial para celebrar o Natal. Intitulado “Corrente do Bem”, o texto conta a história de uma menina que encontrou o Papai Noel na noite mais esperada do ano por algumas pessoas. Para J.C., a corrente do bem deve ser praticada o ano todo. Leia no blog!

Laís Faria – TRT3

A paixão pelo cinema surgiu ainda na infância, durante férias na casa da avó, no Rio de Janeiro. O momento especial foi rememorado pela servidora aposentada pelo TRT3, Laís Faria de Oliveira, durante entrevista para o Espaço Cultural. O interesse pela criação de vídeos motivou a publicitária a aprender mais sobre animação gráfica e reunir sua paixão pelo cinema a novas habilidades. Laís é autora do curta-metragem “Fedegoso – O Agente Bond Gases”, publicado integralmente no blog e também disponível no YouTube.

Lairte Oliveira Souza – TRE5

O reencontro da associada Lairte Oliveira Souza (TRE5) com as artes plásticas (sua área de formação) durante a pandemia revelou a necessidade de se expressar de outra maneira: “Comecei a escrever memórias e reflexões em meu caderno de cabeceira, alguns poemas, estes bem recentes”. Ela também explica que a mudança na rotina trouxe mais energia para organizar os textos, criar um blog e pintar algumas ilustrações em aquarela. No Espaço Cultural você confere um pouco mais da jornada criativa de Lairte Souza.

Liane Brito – TRT1

Ao longo do tempo, as pessoas mudam, os interesses também, mas as verdadeiras paixões reaparecem quando menos se espera. Com a associada Liane Iracy de Brito também foi assim. “Escrever para mim era tão fácil e natural como respirar. Surgia em qualquer lugar, momento e motivo. Muitas vezes escrevi em guardanapo, ou mesmo no ônibus”, diz.

Confira no Espaço Cultural um pouco da produção literária de autoria da associada e escritora.

Maria Alice Gurgel do Amaral – TRT2

“Para onde caminha uma sociedade onde se privilegia apenas o lucro, a desigualdade, a saúde financeira do capital financeiro e econômico em detrimento dos trabalhadores que perdem a sua saúde física, mental e financeira e até mesmo ficam expostos à fome?” O questionamento é feito pela associada Alice Gurgel do Amaral no artigo “A ecologia humana no trabalho: Mudanças são urgentes”, publicado no jornal online Estado de Direito. Ela também é articulista do jornal, criado pela advogada e jornalista Carmela Grüne, em 2005, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Confira as outras participações da associada no blog.

Mariah Wagner – Aposentada TRT15

A cantora Mariah Wagner realizou um sonho durante a pandemia: gravou a música “Gabriela”, de Tom Jobim, com uma orquestra. A gravação do videoclipe foi feita em casa. Mariah e os músicos do Sexteto Produções superaram todos os desafios para finalizar uma versão do clássico “Gabriela”. O resultado você confere no blog do Espaço Cultural.

Marcelo Branchini – TRT2

“Garanta o Seu Dinheiro – Estudo Sobre a Utilização Prática de Medidas Assecuratórias (Lato Sensu) no Processo do Trabalho” é título do segundo livro publicado por Marcelo Branchini. O e-book é uma ferramenta prática que apresenta reflexões percebidas pelo associado no dia a dia, no Tribunal. Leia o post completo no blog e adquira o livro.

Maurício Vieira – TRT1

A adolescência vivida em plena década de 1980 aproximou o servidor do TRT1, Maurício Vieira, do rock, especialmente do brasileiro, que tinha como expoente as bandas Legião Urbana e Barão Vermelho, por exemplo. Na época, ele aprendeu a tocar violão e guitarra e encarou a aprendizagem com bastante disciplina. Atualmente, Maurício montou um estúdio em casa para registrar suas criações e compartilha as músicas finalizadas em redes sociais e plataformas de streaming. Leia o post!

Mauro Celso Aguiar – TRT12

O pai de Mauro Celso Aguiar, servidor do TRT12, era poeta e escritor. Aos nove anos, além da leitura, a poesia apareceu em sua vida como forma de escrita (fazia redação em formato poético) e de lá para cá, também tornou-se autor de seus próprios versos. A poesia de Mauro convida à reflexão, à análise, à meditação, como ele explica, e tem inspiração nas suas próprias experiências. Ele já publicou poemas em obras impressas (coletâneas e livros individuais) e contou um pouco mais no blog.

Mônica Vieira – Aposentada TRT10

Às vésperas da aposentadoria, a associada Mônica Vieira, do TRT10, participou de um curso realizado pelo Tribunal com o objetivo de se preparar para a nova fase. Após a aposentadoria, em 2015, ela tirou um ano sabático, “para ajustar as velas”. Mudou-se de Brasília para Campinas e definiu seu novo porto seguro. Mônica tornou-se coach e especialista em organização certificada pelo método KonMari. A história completa está publicada no Espaço Cultural.

Acessos: 3

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
14 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
27 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0