Especialista em organização, servidora se reinventa depois da aposentadoria

17/08/2020 11:11

Mônica Vieira é consultora certificada pelo método KonMari.

Às vésperas da aposentadoria, a associada Mônica Vieira, do TRT10, participou de um curso realizado pelo Tribunal com o objetivo de se preparar para a nova fase. A próxima etapa estava prestes a começar e ela mal sabia que ainda teria muitos passos pela frente. A certeza, no entanto, era de trilhar um caminho especial.

As descobertas e desafios também surgiram na definição da nova carreira. Após a aposentadoria, em 2015, ela tirou um ano sabático, “para ajustar as velas”. Mudou-se de Brasília para Campinas e definiu seu novo porto seguro. Mônica tornou-se Coach e especialista em organização.

Se você acompanhou as lives realizadas pelo Programa Bem Viver, da ANAJUSTRA Federal, irá lembrar do encontro transmitido pelo Instagram, no dia 23/7, com o tema “Organizar a casa e a vida em tempos de dificuldades e incertezas”, e participação especial dela. Apesar de estar há menos de cinco anos na nova profissão, ela já é uma autoridade na área, e destaca como uniu o útil ao agradável.

“A organização sempre foi um ponto forte da minha personalidade e o conhecimento de muitos anos analisando processos me trouxe uma organização mental que vai ficando cada vez mais natural. O serviço público é uma grande escola de metodologia e formas para aqueles que estão abertos a aprender e melhorar profissionalmente e foi assim que comecei a colocar essas ferramentas que eu já praticava um pouco sem pensar em ordem e formatar novas possibilidades de carreira”, diz.

Novos caminhos

Em 2017, Mônica iniciou os atendimentos personalizados como Coach e organizer, duas áreas que ela considera complementares. “Um ano depois, em 2018, lendo um livro da Marie Kondo, autora do best-seller ‘Mágica da Arrumação’, resolvi que queria utilizar esse tipo de organização no meu trabalho e me candidatei a fazer a certificação promovida por ela em Nova York. Depois desse curso minha empresa Lemon Tips tomou uma nova direção porque estou conectada com padrões de atendimento que atendem uma metodologia específica e temos que nos manter fiéis aos princípios e a filosofia por ela difundida. Hoje faço parte de um seleto grupo de 400 profissionais certificadas no mundo todo e estou na categoria GOLD contando com 600 horas de atendimento junto com outras 24 no mundo todo. Me sinto honrada em nos representar nesse universo tão específico.”

Para Mônica, “a minha certificação internacional é sem dúvida um grande diferencial, mas acredito que nada atua de forma isolada.  Meu trabalho é fruto de minha trajetória como mulher, servidora pública, bacharel em Direito, apaixonada por organização, mãe, avó, é o conjunto desses atributos que me faz uma profissional única. Não podemos abandonar tudo que aprendemos ao longo do caminho. Minha experiência de vida não está dissociada do meu trabalho tanto é que a grande maioria dos meus clientes está entre 23 e 36 anos. Uma grata surpresa para mim”. Ela explica que um dos desafios era conseguir dialogar com pessoas da sua própria geração. “Mas ainda existe muita resistência em mudar hábitos e estilo de vida. É como se após a aposentadoria nenhum novo ciclo pudesse ser aberto porque tecnicamente ‘nosso trabalho terminou’”, afirma.

Como prova de que é possível encontrar um novo caminho e trilhar outros trajetos, tanto profissionais quanto pessoais, Mônica reflete sobre suas próprias descobertas. “Autoconhecimento foi e tem sido uma poderosa ferramenta nesses novos tempos para mim. Aposentada, empreendedora e também uma mulher na sua maturidade em todas as dimensões. As mudanças são profundas e muitas vezes precisamos entender quem somos nós após tantas transformações que vão desde a carreira, mudanças físicas, saúde, disposição e até hormonais.”


Dicas da Mônica

Após direcionar sua carreira como especialista em organização, certificada pelo método KonMari, o Lemon Tips, seu site e Instagram, tornaram-se uma empresa para compartilhar sua expertise no ambiente virtual e físico. “Em 2019, senti nova necessidade de aprimoramento e busquei na Certificação de Psicologia Positiva, aplicada ao Coaching, uma poderosa ferramenta que muito conversa com a filosofia da Marie Kondo: alegria, qualidade de vida e pilares de felicidade. Com isso me senti pronta para dar início a uma nova jornada e dessa vez online, me adaptando aos tempos de distanciamento social. Hoje o meu trabalho está totalmente convertido para o virtual, tanto no site da empresa quanto em atendimentos ao vivo. Assim, continuo ajudando as pessoas a entenderem essa caminhada de autoconhecimento por intermédio da organização das suas casas e vida. Organizar é poder se tornou o mais novo lema da Lemon Tips.”

Além de lema, “Organizar é poder” é o título do curso disponibilizado em seu site, que está com uma turma aberta, inclusive. “A próxima terá início no dia 19/8. O curso está dividido em quatro módulos de uma hora para dar uma ajuda extra a quem quer organizar a casa, agenda e, por fim, a vida. O impacto é impressionante!”, diz. Associados da ANAJUSTRA Federal agora podem aproveitar para colocar tudo em ordem com a parceria recém-lançada. A Lemon Tips concede desconto de 10% na contratação do pacote de organização para roupas e 50% no curso online. Confira todas as informações na página da parceria.

Para conhecer um pouco mais da atuação da especialista em organização Mônica Vieira, siga o perfil no Instagram, e acesse o site. Também é possível conferir várias dicas no blog.

Perdeu a live da ANAJUSTRA Federal com Mônica? Assista na íntegra no YouTube ou no Instagram.

*Laís Costa, da assessoria

 

Últimas