Poemas cantados: servidor do TRT5 divulga CD "Músicas de Esperança"

06/02/2020 09:37

Fernandinho Borges é cantor e compositor.

Filho de uma soprano e de um barítono, além de regente de um coral, para Fernando Luiz Borges Júnior, do TRT5, cantar foi algo orgânico e partir para o violão foi um detalhe.

"Atuei na noite por uns dez anos, entre os anos 80/90; mas a concorrência começou a ficar muito voraz – tipo antropofágica, mesmo (começaram a surgir colegas que se ofereciam pra tocar pela metade do cachê). Como eu sempre toquei por gosto, e não por necessidade (viva a JT!), a minha resposta aos 'leilões às avessas' feitos por alguns donos de bar, sempre foi: 'contrata o cara'."

Após as tentativas de se apresentar em bares e eventos fechados, por uma incompatibilidade de gosto musical, o de Fernando e dos contratantes, ele partiu para outro projeto: a concepção do CD “Músicas de Esperança”, seu primeiro disco.

"Um projeto especial que objetiva contribuir em projetos sociais, como a recuperação de adictos (viciados em drogas). Nesse caso, toda a renda obtida com as vendas dos CD’s tem sido revertida para a doação de alimentos em um desses projetos, denominado Cristolândia, na sede de Salvador", explica.

Poemas cantados

Fernando define sua criação como poemas cantados e diz que a “disciplina típica de um servidor de carreira” é benéfica no processo de composição, “mas o resultado não é nada burocrático”. “Coloco melodias em meus poemas. Mas esses são poemas que normalmente vêm casados com uma linha musical. Não saberia lhe dizer porque ou como isso ocorre. Como diria Chicó (personagem de Ariano Suassuna, em O Auto da Compadecida), ‘eu não sei como é; só sei que é assim’!”

Ao ser questionado sobre processo de gravação do primeiro CD, ele afirma: “Foi um processo muito divertido e enriquecedor. Deixei a pressa de uma capital, como Salvador, e fui gravar no interior do Estado, em Santo Antônio de Jesus, no Rezak Studio, com Samyr Rezak, um músico multi-instrumentista, que tem um coração do tamanho do mundo”. 

“As sessões de gravação foram recheadas de humor e de trabalho competente. O resultado poderá ser avaliado por vocês, como tem sido pelos que já tiveram acesso ao CD, ou baixaram as músicas nas plataformas digitais, ou, ainda, assistindo aos clipes no YouTube”, relembra.

“Músicas de Esperança”

Fernando compartilha algumas músicas do disco e outras gravações no canal do YouTube. “Os clipes também foram feitos com Samyr Rezak, e alguns contam com a participação luxuosa da minha família”, diz.

O CD “Músicas de Esperança” está disponível nas plataformas de streaming, a exemplo do Spotify, e também pode ser adquirido direto com o cantor e compositor pelo e-mail: fe.nandox@gmail.com.

Confira os bastidores da gravação da música “Se você pudesse ver”.

Últimas