“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” explora os recantos sombrios da alma brasileira

Pedro Teixeira, associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do  Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), lança o segundo livro “Sobre Fantasmas e Outras Memórias”. Com uma narrativa que mescla horror e memória, o autor convida os leitores a explorarem os recantos sombrios da alma brasileira ao longo de uma coletânea de contos.

“Acho que minhas principais influências foram o cinema de horror das décadas de 60, 70 e 80 e a literatura latino-americana, em especial autores como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Rubem Fonseca, Mariana Enriquez e Roberto Bolaño. Eu conscientemente busquei dialogar com a nova literatura insólita que vem sendo feita na América Latina, e, além disso, tinha a preocupação de criar enredos que seguissem caminhos diferentes dos de meu primeiro livro, e inserir mais humor. Como “Sonhos Febris” foi bem recebido pelos leitores, também me senti mais à vontade para ousar”, afirma Teixeira.

O livro

“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” apresenta 10 contos que se passam no mesmo universo. Desde o terror psicológico até o folclore nacional, os contos transitam entre momentos históricos como Canudos e a campanha das Diretas Já, tecendo uma trama complexa de emoções.

De acordo com ele, há “enredos em que mesmo o sobrenatural pode ser, na verdade, fruto da imaginação atormentada dos personagens, o que me deixou bastante satisfeito, pois acredito que essa incerteza enriquece os contos, traz mais camadas de significado e possibilidades de interpretação”.

Do livro ele destaca o conto “Os Anos Punks”, uma incursão nos bastidores da cena punk brasileira dos anos 70. Com humor e nostalgia, o escritor transporta os leitores para uma época de rebeldia e criatividade, explorando as próprias experiências pessoais e influências musicais.

“Talvez seja o que eu mais me diverti escrevendo, e ali pude trabalhar sobre algumas de minhas referências/influências musicais. Além disso, na minha infância e adolescência eu tinha esse sonho de formar uma banda, então todo o processo de criação da história foi muito prazeroso.”

O livro está disponível no site da Editora Patuá. Além disso, Teixeira disponibilizou um conto inédito na Amazon “O Que o Mar Traz Consigo”, que pode ser adquirido gratuitamente, e doou um exemplar de seu primeiro livro “Sonhos Febris” para a biblioteca do TRT12.

Sinopse

É possível considerar o Fantasma como uma metáfora do passado? Um passado que persiste em assombrar? De acordo com os contos que compõem a coletânea em suas mãos, sim. Desde o título até os temas recorrentes que unem as narrativas. O que temos aqui é uma mensagem subjacente: O horror é também memória. Partindo de lembranças e eventos históricos, Pedro Teixeira elabora uma rede de textos que não apenas mexe com os sentimentos dos leitores, mas também provoca uma reflexão sobre como o passado pode influenciar a realidade. A escrita percorre diversos gêneros: do Body Horror ao documentário; das lendas à Ficção Científica. Tudo isso com uma linguagem refinada. Sem dúvidas “Sobre Fantasmas e Outras Memórias” é uma obra que consolida Pedro Teixeira como um dos destaques do Horror Brasileiro.

Leia também

Servidor da Justiça lança primeiro livro de terror “Sonhos Febris”


Acessos: 1664

O Congresso Nacional retomou os trabalhos, mas o calendário eleitoral já começa a influenciar o ritmo das votações.

O que isso significa para as pautas de interesse dos servidores públicos? Quais temas têm mais chances de avançar neste segundo semestre?

Na coluna De Olho em Brasília, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, analisa o cenário político e explica como esse contexto pode impactar a agenda legislativa nos próximos meses.

Acesse o conteúdo completo em anajustrafederal.org.br
8 0
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em agosto, conhecemos a história do grupo Sete Estrelas, compartilhada por Marley Aparecida de Souza Almeida, do TRT-2.

Formado por sete amigos que celebram 25 anos de parceria, o grupo encontrou na estrela de sete pontas um símbolo para representar valores como prudência, justiça, fortaleza, temperança, fé, esperança e amor.

Uma história que mostra como os laços construídos no serviço público podem atravessar o tempo e permanecer por toda a vida.
9 0
Aprimore sua atuação na advocacia trabalhista com um benefício exclusivo para associados da ANAJUSTRA Federal.

De 10 a 12 de agosto, acontece o treinamento “Recursos para o TST: o Caminho das Pedras”, conduzido pela professora Sílvia Pérola, com quase 40 anos de experiência no Tribunal Superior do Trabalho.

Além do conteúdo prático sobre Recurso de Revista, a programação inclui experiências exclusivas, como sessão da Turma do TST, audiência com o ministro Maurício Godinho Delgado e Aula Magna sobre Sustentação Oral com Cezar Britto.

🎓 Associados da ANAJUSTRA Federal têm 50% de desconto na inscrição (benefício exclusivo para titulares).

➡️ Acesse o Clube de Vantagens e saiba como garantir o seu benefício.
7 0
No Dia do Vira-Lata, o Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal traz uma homenagem especial, assinada por um de seus associados, aos cães sem raça definida.

O associado João da Cruz Ramos Filho, servidor aposentado do TRT da 12ª Região (SC), compartilha a emocionante história de Barão, um vira-lata que marcou sua vida e relembra como amor, lealdade e companheirismo não têm raça.

Uma leitura sensível que também convida à reflexão sobre o cuidado e o respeito aos animais.

Acesse o Espaço Cultural e confira a homenagem completa. 🐾

#espaçocultural #diadoviralata #anajustrafederal
13 0