“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” explora os recantos sombrios da alma brasileira

Pedro Teixeira, associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do  Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), lança o segundo livro “Sobre Fantasmas e Outras Memórias”. Com uma narrativa que mescla horror e memória, o autor convida os leitores a explorarem os recantos sombrios da alma brasileira ao longo de uma coletânea de contos.

“Acho que minhas principais influências foram o cinema de horror das décadas de 60, 70 e 80 e a literatura latino-americana, em especial autores como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Rubem Fonseca, Mariana Enriquez e Roberto Bolaño. Eu conscientemente busquei dialogar com a nova literatura insólita que vem sendo feita na América Latina, e, além disso, tinha a preocupação de criar enredos que seguissem caminhos diferentes dos de meu primeiro livro, e inserir mais humor. Como “Sonhos Febris” foi bem recebido pelos leitores, também me senti mais à vontade para ousar”, afirma Teixeira.

O livro

“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” apresenta 10 contos que se passam no mesmo universo. Desde o terror psicológico até o folclore nacional, os contos transitam entre momentos históricos como Canudos e a campanha das Diretas Já, tecendo uma trama complexa de emoções.

De acordo com ele, há “enredos em que mesmo o sobrenatural pode ser, na verdade, fruto da imaginação atormentada dos personagens, o que me deixou bastante satisfeito, pois acredito que essa incerteza enriquece os contos, traz mais camadas de significado e possibilidades de interpretação”.

Do livro ele destaca o conto “Os Anos Punks”, uma incursão nos bastidores da cena punk brasileira dos anos 70. Com humor e nostalgia, o escritor transporta os leitores para uma época de rebeldia e criatividade, explorando as próprias experiências pessoais e influências musicais.

“Talvez seja o que eu mais me diverti escrevendo, e ali pude trabalhar sobre algumas de minhas referências/influências musicais. Além disso, na minha infância e adolescência eu tinha esse sonho de formar uma banda, então todo o processo de criação da história foi muito prazeroso.”

O livro está disponível no site da Editora Patuá. Além disso, Teixeira disponibilizou um conto inédito na Amazon “O Que o Mar Traz Consigo”, que pode ser adquirido gratuitamente, e doou um exemplar de seu primeiro livro “Sonhos Febris” para a biblioteca do TRT12.

Sinopse

É possível considerar o Fantasma como uma metáfora do passado? Um passado que persiste em assombrar? De acordo com os contos que compõem a coletânea em suas mãos, sim. Desde o título até os temas recorrentes que unem as narrativas. O que temos aqui é uma mensagem subjacente: O horror é também memória. Partindo de lembranças e eventos históricos, Pedro Teixeira elabora uma rede de textos que não apenas mexe com os sentimentos dos leitores, mas também provoca uma reflexão sobre como o passado pode influenciar a realidade. A escrita percorre diversos gêneros: do Body Horror ao documentário; das lendas à Ficção Científica. Tudo isso com uma linguagem refinada. Sem dúvidas “Sobre Fantasmas e Outras Memórias” é uma obra que consolida Pedro Teixeira como um dos destaques do Horror Brasileiro.

Leia também

Servidor da Justiça lança primeiro livro de terror “Sonhos Febris”


Acessos: 1664

Se ainda não viu a live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos”, talvez, não saiba que a Emenda Constitucional nº 3/1993 é que deu start no princípio contributivo no regime próprio dos servidores.

Quer entender como chegamos ao modelo previdenciário atual?

Dê o play e acompanhe esse sequência de cortes da live com Amarildo Vieira de Oliveira, diretor-presidente da Funpresp-Jud.
21 1
FELIZ DIA DOS PAIS! 💙 No Judiciário, eles dedicam seus dias a proteger direitos, promover a justiça e cuidar da sociedade. Em casa, essa missão continua: proteger, orientar, acolher e amar.

Para homenagear esses pais que fazem a diferença dentro e fora do trabalho, preparamos uma comemoração especial. 🎁

📅 No dia 31 de agosto, vamos sortear 36 prêmios úteis e de qualidade.

Todos os associados homens e adimplentes estão concorrendo automaticamente. Não é necessário cadastro.

#DiaDosPais #ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #ServidoresDoJudiciário #MêsDosPais
13 3
🏃‍♀️ Mais uma semana para colocar a sua história em movimento!

O prazo para participar do Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 foi prorrogado até 14 de agosto, às 16h.

Com o tema “Servidores em movimento”, a campanha quer conhecer histórias de associados que encontraram na atividade física uma forma de transformar a rotina, cuidar da saúde e buscar mais equilíbrio.

Vale caminhada, corrida, musculação, dança, ciclismo, natação ou qualquer outra atividade. Mais do que mostrar o exercício, queremos saber o que mudou na sua vida depois que você começou a se movimentar.

📸 Escolha uma foto em boa resolução
✍️ Conte sua história em até 600 caracteres
📅 Envie até 14/8, às 16h

As participações selecionadas irão para votação popular e as 12 mais votadas farão parte do calendário impresso de 2027.

Acesse o hotsite, confira o regulamento e participe!

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
12 0