“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” explora os recantos sombrios da alma brasileira

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Pedro Teixeira, associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do  Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), lança o segundo livro “Sobre Fantasmas e Outras Memórias”. Com uma narrativa que mescla horror e memória, o autor convida os leitores a explorarem os recantos sombrios da alma brasileira ao longo de uma coletânea de contos.

“Acho que minhas principais influências foram o cinema de horror das décadas de 60, 70 e 80 e a literatura latino-americana, em especial autores como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Rubem Fonseca, Mariana Enriquez e Roberto Bolaño. Eu conscientemente busquei dialogar com a nova literatura insólita que vem sendo feita na América Latina, e, além disso, tinha a preocupação de criar enredos que seguissem caminhos diferentes dos de meu primeiro livro, e inserir mais humor. Como “Sonhos Febris” foi bem recebido pelos leitores, também me senti mais à vontade para ousar”, afirma Teixeira.

O livro

“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” apresenta 10 contos que se passam no mesmo universo. Desde o terror psicológico até o folclore nacional, os contos transitam entre momentos históricos como Canudos e a campanha das Diretas Já, tecendo uma trama complexa de emoções.

De acordo com ele, há “enredos em que mesmo o sobrenatural pode ser, na verdade, fruto da imaginação atormentada dos personagens, o que me deixou bastante satisfeito, pois acredito que essa incerteza enriquece os contos, traz mais camadas de significado e possibilidades de interpretação”.

Do livro ele destaca o conto “Os Anos Punks”, uma incursão nos bastidores da cena punk brasileira dos anos 70. Com humor e nostalgia, o escritor transporta os leitores para uma época de rebeldia e criatividade, explorando as próprias experiências pessoais e influências musicais.

“Talvez seja o que eu mais me diverti escrevendo, e ali pude trabalhar sobre algumas de minhas referências/influências musicais. Além disso, na minha infância e adolescência eu tinha esse sonho de formar uma banda, então todo o processo de criação da história foi muito prazeroso.”

O livro está disponível no site da Editora Patuá. Além disso, Teixeira disponibilizou um conto inédito na Amazon “O Que o Mar Traz Consigo”, que pode ser adquirido gratuitamente, e doou um exemplar de seu primeiro livro “Sonhos Febris” para a biblioteca do TRT12.

Sinopse

É possível considerar o Fantasma como uma metáfora do passado? Um passado que persiste em assombrar? De acordo com os contos que compõem a coletânea em suas mãos, sim. Desde o título até os temas recorrentes que unem as narrativas. O que temos aqui é uma mensagem subjacente: O horror é também memória. Partindo de lembranças e eventos históricos, Pedro Teixeira elabora uma rede de textos que não apenas mexe com os sentimentos dos leitores, mas também provoca uma reflexão sobre como o passado pode influenciar a realidade. A escrita percorre diversos gêneros: do Body Horror ao documentário; das lendas à Ficção Científica. Tudo isso com uma linguagem refinada. Sem dúvidas “Sobre Fantasmas e Outras Memórias” é uma obra que consolida Pedro Teixeira como um dos destaques do Horror Brasileiro.

Leia também

Servidor da Justiça lança primeiro livro de terror “Sonhos Febris”


Acessos: 1661

A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
4 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
784 40
🚨 APROVADOS NA CCJ!
Os servidores do Poder Judiciário deram mais um passo rumo à valorização da carreira.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou hoje:

🔹 PL 4750/2025 – Reajuste salarial em 3 parcelas
🔹 PL 3084/2025 – Novas regras do Adicional de Qualificação (AQ)

Ambos receberam parecer favorável e agora seguem para votação em Plenário.

A ANAJUSTRA Federal acompanha cada movimento das matérias — e segue na defesa de um Judiciário mais forte e valorizado.

#ServidorPúblico #JudiciárioFederal #Valorização #Reajuste #AQ #ANAJUSTRAFederal #CCJ #Senado #CarreiraPJU
523 22
Boa notícia: os projetos da recomposição salarial e do Adicional de Qualificação (AQ) avançaram no Senado e foram incluídos na pauta da CCJ desta quarta, 26/11.

Agora, a sua participação é essencial! 🔵
O Senado abriu enquetes públicas para os dois PLs — e cada voto conta como força política para a aprovação.

🗳 Vote “SIM”
Acesse nosso site e confira os links para participar!

💬 Compartilhe, marque o @ dos seus amigos nos comentários e fortaleça a mobilização!

A ANAJUSTRA Federal segue acompanhando tudo de perto.
304 15