“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” explora os recantos sombrios da alma brasileira

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Pedro Teixeira, associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do  Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), lança o segundo livro “Sobre Fantasmas e Outras Memórias”. Com uma narrativa que mescla horror e memória, o autor convida os leitores a explorarem os recantos sombrios da alma brasileira ao longo de uma coletânea de contos.

“Acho que minhas principais influências foram o cinema de horror das décadas de 60, 70 e 80 e a literatura latino-americana, em especial autores como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Rubem Fonseca, Mariana Enriquez e Roberto Bolaño. Eu conscientemente busquei dialogar com a nova literatura insólita que vem sendo feita na América Latina, e, além disso, tinha a preocupação de criar enredos que seguissem caminhos diferentes dos de meu primeiro livro, e inserir mais humor. Como “Sonhos Febris” foi bem recebido pelos leitores, também me senti mais à vontade para ousar”, afirma Teixeira.

O livro

“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” apresenta 10 contos que se passam no mesmo universo. Desde o terror psicológico até o folclore nacional, os contos transitam entre momentos históricos como Canudos e a campanha das Diretas Já, tecendo uma trama complexa de emoções.

De acordo com ele, há “enredos em que mesmo o sobrenatural pode ser, na verdade, fruto da imaginação atormentada dos personagens, o que me deixou bastante satisfeito, pois acredito que essa incerteza enriquece os contos, traz mais camadas de significado e possibilidades de interpretação”.

Do livro ele destaca o conto “Os Anos Punks”, uma incursão nos bastidores da cena punk brasileira dos anos 70. Com humor e nostalgia, o escritor transporta os leitores para uma época de rebeldia e criatividade, explorando as próprias experiências pessoais e influências musicais.

“Talvez seja o que eu mais me diverti escrevendo, e ali pude trabalhar sobre algumas de minhas referências/influências musicais. Além disso, na minha infância e adolescência eu tinha esse sonho de formar uma banda, então todo o processo de criação da história foi muito prazeroso.”

O livro está disponível no site da Editora Patuá. Além disso, Teixeira disponibilizou um conto inédito na Amazon “O Que o Mar Traz Consigo”, que pode ser adquirido gratuitamente, e doou um exemplar de seu primeiro livro “Sonhos Febris” para a biblioteca do TRT12.

Sinopse

É possível considerar o Fantasma como uma metáfora do passado? Um passado que persiste em assombrar? De acordo com os contos que compõem a coletânea em suas mãos, sim. Desde o título até os temas recorrentes que unem as narrativas. O que temos aqui é uma mensagem subjacente: O horror é também memória. Partindo de lembranças e eventos históricos, Pedro Teixeira elabora uma rede de textos que não apenas mexe com os sentimentos dos leitores, mas também provoca uma reflexão sobre como o passado pode influenciar a realidade. A escrita percorre diversos gêneros: do Body Horror ao documentário; das lendas à Ficção Científica. Tudo isso com uma linguagem refinada. Sem dúvidas “Sobre Fantasmas e Outras Memórias” é uma obra que consolida Pedro Teixeira como um dos destaques do Horror Brasileiro.

Leia também

Servidor da Justiça lança primeiro livro de terror “Sonhos Febris”


Acessos: 1610

A ANAJUSTRA Federal solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que a corte encaminhe ao Congresso Nacional um projeto de lei para Revisão Geral Anual (RGA) de remunerações dos servidores do Poder Judiciário Federal.

O objetivo é repor perdas salariais da inflação acumulada entre 2003 e 2023, além de pleitear indenização por danos materiais gerados pela desvalorização dos vencimentos nesse período.

💼 Perdas de até 120,23% no poder de compra ao longo dos anos.
💰 Indenização por perdas acumuladas.
📊 A Correção está prevista na Constituição e queremos garantir esse direito.

#ANAJUSTRAFederal #ValorizaçãoDosServidores #RevisãoGeralAnual #RGA #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
💛Setembro Amarelo é um lembrete para cuidarmos da saúde mental e estarmos atentos ao nosso bem-estar e aos que estão ao nosso redor.

👉 Como você pode ajudar:
🔸Escute sem julgar. Às vezes, um ouvido atento faz toda a diferença.
🔸Seja um ombro amigo. Ofereça apoio e mostre que uma pessoa não está sozinha.
🔸Converse sobre saúde mental. Abrir o diálogo sobre emoções e sentimentos é essencial para quebrar barreiras.
🔸Encaminhe para ajuda profissional. Incentivo à busca por psicólogos, psiquiatras ou linhas de apoio.
🔸Cuide de si. Reconhecer os próprios limites e buscar ajuda também é um ato de coragem.

🌻 Você não está sozinho. Todos nós podemos fazer a diferença.

#JUSaúde #SetembroAmarelo #SaúdeMentalImporta #CuidadosComAVida #ANAJUSTRAFederal
Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal. Não foi da noite para o dia. Foi um passo de cada vez, em uma relação de confiança, construída a partir de muito trabalho e na criação de serviços exclusivos, e vantagens que fazem sua vida melhor.

ANAJUSTRA Federal
Mais e mais forte, com você!

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
Você tem uma paixão que transcende o expediente? No blog Espaço Cultural, valorizamos as expressões artísticas dos nossos servidores associados! 📚🖋️🎶

Quer compartilhar seu livro, poesia, fotografia, música, arte manual ou artigo publicado? Agora é a sua chance de brilhar! ✨

Envie sua contribuição para:
✉️ cultural@anajustrafederal.org.br

Não perca essa oportunidade de mostrar seu talento para todos! 🌟

#EspaçoCultural #Arte #Criatividade #ServidorArtista #Participe #ANAJUSTRAFederal