“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” explora os recantos sombrios da alma brasileira

Pedro Teixeira, associado da ANAJUSTRA Federal e servidor do  Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12), lança o segundo livro “Sobre Fantasmas e Outras Memórias”. Com uma narrativa que mescla horror e memória, o autor convida os leitores a explorarem os recantos sombrios da alma brasileira ao longo de uma coletânea de contos.

“Acho que minhas principais influências foram o cinema de horror das décadas de 60, 70 e 80 e a literatura latino-americana, em especial autores como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos, Rubem Fonseca, Mariana Enriquez e Roberto Bolaño. Eu conscientemente busquei dialogar com a nova literatura insólita que vem sendo feita na América Latina, e, além disso, tinha a preocupação de criar enredos que seguissem caminhos diferentes dos de meu primeiro livro, e inserir mais humor. Como “Sonhos Febris” foi bem recebido pelos leitores, também me senti mais à vontade para ousar”, afirma Teixeira.

O livro

“Sobre Fantasmas e Outras Memórias” apresenta 10 contos que se passam no mesmo universo. Desde o terror psicológico até o folclore nacional, os contos transitam entre momentos históricos como Canudos e a campanha das Diretas Já, tecendo uma trama complexa de emoções.

De acordo com ele, há “enredos em que mesmo o sobrenatural pode ser, na verdade, fruto da imaginação atormentada dos personagens, o que me deixou bastante satisfeito, pois acredito que essa incerteza enriquece os contos, traz mais camadas de significado e possibilidades de interpretação”.

Do livro ele destaca o conto “Os Anos Punks”, uma incursão nos bastidores da cena punk brasileira dos anos 70. Com humor e nostalgia, o escritor transporta os leitores para uma época de rebeldia e criatividade, explorando as próprias experiências pessoais e influências musicais.

“Talvez seja o que eu mais me diverti escrevendo, e ali pude trabalhar sobre algumas de minhas referências/influências musicais. Além disso, na minha infância e adolescência eu tinha esse sonho de formar uma banda, então todo o processo de criação da história foi muito prazeroso.”

O livro está disponível no site da Editora Patuá. Além disso, Teixeira disponibilizou um conto inédito na Amazon “O Que o Mar Traz Consigo”, que pode ser adquirido gratuitamente, e doou um exemplar de seu primeiro livro “Sonhos Febris” para a biblioteca do TRT12.

Sinopse

É possível considerar o Fantasma como uma metáfora do passado? Um passado que persiste em assombrar? De acordo com os contos que compõem a coletânea em suas mãos, sim. Desde o título até os temas recorrentes que unem as narrativas. O que temos aqui é uma mensagem subjacente: O horror é também memória. Partindo de lembranças e eventos históricos, Pedro Teixeira elabora uma rede de textos que não apenas mexe com os sentimentos dos leitores, mas também provoca uma reflexão sobre como o passado pode influenciar a realidade. A escrita percorre diversos gêneros: do Body Horror ao documentário; das lendas à Ficção Científica. Tudo isso com uma linguagem refinada. Sem dúvidas “Sobre Fantasmas e Outras Memórias” é uma obra que consolida Pedro Teixeira como um dos destaques do Horror Brasileiro.

Leia também

Servidor da Justiça lança primeiro livro de terror “Sonhos Febris”


Acessos: 1673

📚 Histórias que merecem ser contadas. E preservadas!

Recebemos com muita alegria um exemplar do livro Memórias da História da Justiça do Trabalho na Paraíba, de autoria do nosso associado Ocino Batista, servidor aposentado do TRT da 13ª Região. @trt13paraiba 

Na obra, Ocino percorre quatro décadas da história da Justiça do Trabalho na Paraíba, resgatando acontecimentos e experiências sob o olhar de quem acompanhou de perto essa trajetória.

E essa história com a literatura não é novidade por aqui! ❤️ Em março de 2021, contamos no nosso blog Espaço Cultural sobre sua estreia como romancista, com A Chegada da prima Vera, uma narrativa ambientada no sertão cearense.

Advogado, escritor e articulista, com publicações em diversos veículos de comunicação, Ocino segue transformando vivências e memórias em literatura.

Para nós, é uma alegria acompanhar e valorizar o talento dos nossos associados. E, desta vez, com um presente que também contribui para preservar a memória da Justiça do Trabalho.

👏 Parabéns pela obra, Ocino! E muito obrigado pelo carinho de compartilhar conosco mais esse capítulo da sua trajetória!

#anajustrafederal #espaçocultural #literatura #justiçadotrabalho #trt13
27 3
Hoje, quem faz a Justiça acontecer tem um encontro marcado com a ANAJUSTRA Federal. 💙

Nossa live do Dia do Servidor vai reunir convidados especiais e histórias de associados que encontraram no movimento novas formas de cuidar de si. Uma conversa para inspirar o seu próximo passo, com o sorteio de 50 prêmios ao longo da transmissão!

Acompanhe pelo Instagram ou pelo YouTube da ANAJUSTRA Federal. Venha celebrar com a gente! 🎉
17 2