Corpo esculpido

Conheça a história de Chagas Brandão, fisiculturista, recém-premiado em competição nacional.

18/12/2020 15:51

Em 1993, Francisco Chagas Brandão tomou posse no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Além da mudança definitiva para Campo Grande (MS), ele mudou o estilo de vida e iniciou os treinos de musculação, após incentivo da colega de trabalho Márcia Addor. "Desde então não parei de treinar", diz o associado.

"Aos 48 anos percebi que mesmo mantendo uma rotina de treinos de musculação e outras atividades físicas, o meu corpo não evoluía mais aos estímulos na proporção que eu treinava. Resolvi contratar um treinador de atletas para personalizar meus treinos e dieta. O resultado foi bem evidente em três meses. No final daquele ano de 2014, o treinador da época, me propôs a participar de campeonato. Foi tentador. Mas, havia sido recém nomeado para exercer o cargo de Diretor do RH do TRT24. Priorizei a carreira, mas sempre pensando em realizar o desafio de passar por um treinamento deste nível."

O desafio tornou-se realidade em 2019, após outro convite: "Somos movidos a estímulos, e sempre alguém próximo de você acaba sendo o seu espelho para novos planos. Ano passado, meu amigo Leandro Cortada que já foi duas vezes campeão sul-matogrossense de fisiculturismo chegou pra mim em dezembro e me deu um ultimato: prepare-se para o campeonato de 2020. Aceitei o desafio", relembra Chagas.

"O protocolo de treinos, dieta e suplementação começaram dia 26 de dezembro de 2019 com a expectativa de participar de um evento aqui em Campo Grande, no mês de abril. Em virtude da Covid-19, as academias fecharam entre março e abril. Neste ínterim, fazia apenas caminhada", diz. Com auxílio do colega Guilherme, Chagas começou a preparação para outro campeonato, o "Muscle Contest Nacional", realizado em Campinas (SP), no mês de novembro. Ele concorreu na categoria Men’s Physique Master, para participantes acima de 50 anos, e foi premiado em segundo lugar.

"No palco, o que determina sua pontuação depende muito da suavidade com que você executa sua apresentação, além do porte físico, claro. O treinamento de um atleta de fisiculturismo tem uma rotina bem definida entre dieta, treinos de musculação e de poses. Fiquei por cinco meses treinando poses com Rubens Valentim e frequência variando de três a cinco vezes por semana conforme a proximidade do evento", relembra.

Esportista convicto, ex-praticante de natação e taekwondo, Chagas destaca os benefícios da prática esportiva, independentemente da modalidade e da idade: "Maior disposição, menor stress, relacionamento social, quebra de limites e paradigmas, além da tolerância aos limites físicos e mental em relação ao protocolo de dieta e treinos. A velha história de que não tenho mais idade, deixa de existir".

O próximo objetivo: competir no campeonato Arnold Classic, um dos mais tradicionais do fisiculturismo, realizado anualmente em São Paulo. Acompanhe a trajetória do fisiculturista nos perfis do Instagram ou Facebook.

Últimas