Livro bilíngue: “Brasiliana em Versos e Trovas” explora diversas facetas do amor

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“Brasiliana em Versos e Trovas” intitula o mais novo livro da servidora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), Maria Aparecida Ferreira Lima. Membro da União Brasileira de Trovadores, Maria ocupa a cadeira nº2 de Letras da Academia Campineira de Letras, Ciências e Artes das Forças Armadas.

De acordo com a escritora, a inspiração principal para essa obra surgiu das diversas formas de amar. “O amor é um sentimento singular, mas que se manifesta de formas diversas, seja entre um homem e uma mulher, entre as pessoas, entre as pessoas e os animais, entre a Natureza e as pessoas. A Natureza, de modo geral , seja nas flores, nos pássaros, nos planetas, nas águas, na terra, etc., completa a nossa existência e  sempre mexe com os corações”.

Com o livro, pretende tocar os corações dos leitores: “De uma maneira leve, carregada de sentimento, levar um aconchego de emoção e alegria a todos, que amam brincar com as palavras, tanto quanto eu”. 

“Brasiliana” marca o primeiro livro solo dela, que ao longo dos anos contribuiu para quinze coletâneas de poesia, prosa, contos e trovas em parceria com outros escritores. Trovadora oficial desde 2020, com participação em diversos concursos, a dedicação a esse estilo literário rendeu-lhe reconhecimento nacional e internacional, tendo sido classificada em 14 concursos no Brasil e também na França, México e Cuba. Conforme afirma Maria, é mais difícil escrever trovas, porque é necessário expor o pensamento completo em apenas quatro versos. 

Mas um dos aspectos mais desafiadores do processo de criação do livro foi ser em dois idiomas diferentes: português e italiano. Descendente de italianos e com uma forte ligação com a língua e a cultura do país europeu, a autora revela que frequentou quatro cursos na Escola Dante Alighieri, na Itália, onde teve a oportunidade de compartilhar sua paixão pela poesia com pessoas de diversas nacionalidades. 

“Essas pessoas, sabendo do meu gosto pela poesia, sempre manifestaram o desejo de ler meus escritos. Algumas poesias eu compus em italiano e traduzi para o português. Outras, fiz o contrário. Então, essa foi a maneira de fazer chegar meu trabalho às pessoas de língua italiana e de tantas outras nacionalidades. As trovas não podem ser traduzidas, pois perdem a forma”, explica. A versão final do livro contou com o apoio de um revisor bilíngue, que é italiano nativo, mas é professor no Brasil e domina também o português. 

Escritora desde os 14 anos, só se dedicou ao ofício após se aposentar do cargo de analista judiciário do TRT15. Maria ressalta que as influências literárias dela são enraizadas no Romantismo, tanto na literatura brasileira quanto na italiana. Entre os autores preferidos estão nomes como Giacomo Leopardi na Itália e Machado de Assis, Álvares de Azevedo, José de Alencar, Vinícius de Moraes, Cecília Meireles e Carlos Drummond de Andrade no Brasil. Na trova, destaca-se a admiração por trovadores renomados como Luiz Otávio, Carolina Ramos e Therezinha Dieguez Brisolla.

O livro está disponível tanto na versão física quanto no formato ebook

 

Acessos: 1622

Viva a Veneza Brasileira, a cidade das pontes, dos rios e dos mangues!

Hoje, celebramos a capital mais antiga do Brasil, terra de cultura pulsante onde o frevo ferve no asfalto e o Galo da Madrugada desperta multidões.

Viva o Recife Antigo e seus casarões históricos, o Marco Zero que nos conecta ao mundo e a força da cultura popular que resiste e se reinventa. Viva a terra dos altos coqueiros e da criatividade sem limites, berço de poetas e revoluções.

Viva a amada “Manguetown”, que hoje completa *489 anos* de história, arte e um orgulho gigante de ser pernambucana!

Quem vive, nasceu ou já esteve na capital do frevo, já sabe:

✨Recife é inesquecível!✨

#Recife #clubedevantagens #anajustrafederal #vivarecife
35 2
👶 Black Fralda chegou ao Clube de Vantagens

A maior liquidação de fraldas do Brasil também traz descontos em diversos produtos do universo infantil.

Associados da ANAJUSTRA Federal podem aproveitar condições especiais em marcas como Pompom, Carter’s, Puket, Natura, O Boticário, Pague Menos, Jequiti, Juliana Flores e Sam’s Club.

Na edição de 2025, a campanha ultrapassou 7 milhões de tiras de fraldas vendidas.

🛒 Acesse pelo Clube de Vantagens, busque por “Black Fralda” e, no link da página, aproveite.

Promoção válida até 15 de março.

#anajustrafederal #clubedevantagens #semanadoconsumidor
8 0
💡 Dá para aumentar o salário investindo em educação — e economizando muito.

A ANAJUSTRA Federal está atuando institucionalmente pela rápida implementação do novo Adicional de Qualificação (AQ). E, enquanto isso, já se antecipou para facilitar a vida dos associados que querem se preparar.

A associação firmou novas parcerias com faculdades reconhecidas, oferecendo mais de 60 cursos de pós-graduação EAD, com mensalidades a partir de R$ 69,90.

São diversas áreas como Direito, Gestão Pública, Tecnologia, Inteligência Artificial e MBAs.
E tem até pós de 12 meses, para quem quer conquistar o AQ mais rápido.

Qualificação que valoriza sua carreira e ainda cabe no bolso.

Saiba mais e escolha seu curso.

#anajustrafederal #servidorespublicos #adicionaldequalificacao
21 1
🎒📚 Educação que valoriza identidade, cultura e diversidade, no Rio de Janeiro.

Associados da ANAJUSTRA Federal têm até 30% de desconto na Escola Oga Mitá, convênio extensivo aos dependentes pelo Clube de Vantagens.

Com unidades em Vila Isabel e Tijuca, a Oga Mitá significa “Casa da Criança” em guarani e carrega um projeto pedagógico baseado no respeito às diferenças, à história e à formação integral do aluno, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Quer saber como aproveitar o benefício? Acesse o Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal e confira as condições.

#clubedevantagens #ogamita #riodejaneiro
6 0
Não existem palavras, flores ou qualquer homenagem que seja suficiente para expressar o tamanho da diferença que as mulheres fazem nos tribunais, nos gabinetes, nas audiências, na gestão, nos bastidores que movem o sistema e na vida de tantas pessoas impactadas pelo seu trabalho.

São elas que conciliam, decidem, organizam, lideram, acolhem e transformam.

Neste 8 de março, a ANAJUSTRA Federal celebra cada mulher que fortalece o Judiciário com competência, sensibilidade e coragem.

Vocês são parte essencial dessa história. 💜

Feliz Dia Internacional da Mulher!

#anajustrafederal #diadamulher #8demarço
25 5