Estreia poética: as palavras de Enio Freitas ganham vida

Após três décadas dedicadas à escrita, servidor do TRT4 divulga primeira poesia.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Março de 1988. Uma data precisa na memória do associado Enio Freitas, servidor do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), por ser o início da vida poética enquanto autor. “Achava eu que nada podia ser dito em poesia que não fosse melhor dito em prosa – custei algum tempo para perceber o quanto de cadência e poesia, que não é uma mera coleção de versos, existe numa bela prosa. Então, peguei-me escrevendo meu primeiro poema por puro acaso. Gostei. Viciei”, destaca.

Mais de 30 anos depois, alguns livros e inúmeros versos, somente agora se permite compartilhar um pouco do que escreve. E o Espaço Cultural foi o local escolhido para ser o primeiro a publicar uma, logo mais abaixo o leitor poderá ser conduzido pelos versos de “Cão”, inspirado no cachorro de estimação Urso, que morreu em dezembro de 2023 aos 16 anos.

“Minha poesia vai do Modernismo àquilo que o Fernando definia como Decadentismo. Não há um tema principal. Mas, no limite, diria que eu trabalho o Ser e o Tempo, como definidos por Heidegger. Contudo, tento manter o Humour, característico de Pessoa (que na verdade nem o Cambridge Dictionary define tão bem), de Bandeira muito mais, até porque a Arte, seja Tragédia, seja Comédia, e até mesmo Farsa, tem de ser catártica. Ou seja, mostrar nossa fragilidade e rir de nosso ridículo. O vôo de Dédalo e Ícaro mostram bem essas duas faces: Gravidade e Elevação”, reflete Freitas

Entre as influências literárias, destacam-se nomes que vão de Fernando Pessoa a Augusto dos Anjos, de Schopenhauer a Henry Miller. No entanto, é com Pessoa que ele encontra seu “porto seguro”. Mas Freitas também se aventura com Gullar, Quintana e outros, sempre buscando expandir o horizonte criativo.

Produção literária 

Ao longo de mais de três décadas de dedicação à escrita poética, ele já acumula alguns livros: A Cochonilha (1988/9); Orbe (prosa poética — 1992); Industria; Horológion; Antena Diabo; 101 Canções de Amor ; Gramado; e Azul Puro, Oblívio Óbvio.

Entre eles, destaca-se “Industria”, uma obra que ele considera particularmente bem acabada e representativa de seu estilo. “Assim mesmo, sem acento, posto que na acepção latina do termo. Tenho um vago interesse em publicá-los. Mas se calhar de algum editor ou editora gostar do que eu escrevo, particularmente eu posso pensar mais seriamente na questão”, afirma.

Seu processo de criação não tem uma rotina fixa. Meses podem se passar sem que ele escreva uma palavra. “A poesia costuma me ‘pegar de assalto’, muitas vezes na forma de uma ideia, musicalidade ou esboço. E, então, passo a lapidar o texto por dias, ou anos.”

Mas a poesia para ele é mais do que uma forma de expressão artística, é uma terapia, uma maneira de suportar as vicissitudes da vida. Enquanto reflete sobre o papel da poesia na sociedade contemporânea, reconhece a concorrência com outras formas de mídia e influências, mas ressalta a importância dela na vida.

“Ainda que passe a ter um relativo peso do ponto de vista sociológico, creio que a poesia, desde Homero, sempre é um brado de revolta contra a condição humana, seja ela metafísica, seja existencial, seja social e política. Vale!”

Confira a poesia:

CÃO

p. Viviane Mosé

A Dor
De não ser amado…
A Dor de que não nos amem
Ou, amem de modo errado.
Sim! Porque o amor é caprichoso!

Insinuante, sinuoso.
Às vezes simples
Muito simples!
As vezes complexo!
Só o amplexo, por vezes
Satisfaz.
O amor é assim, assaz.
Por vezes chão, basta um bacio.
Por vezes cão, quer um ósculo.
Contudo…
Com Tudo?
Todo o amor,
Verdadeiro amor
(qualquer o que seja tal,

seja o que for)
Dá menos do que promete.
E Todo ele
Dá mais do que se merece!

O desejado objeto
Sempre é puro
No entanto o Sujeito completo,
Por isso impuro, impõe-se
E, então, os sonhos sonham-se.

Falo o que o meu desejo
Deseja. Até o Infinito
De desejar, que seja!
Se não, mentindo, de todo modo
Espero tê-lo dito.
Até o finito!

Lá fora, há a guerra…
E com este facto, o poema se encerra… Não!
Tão grave como a dor de todas aquelas gentes,
Uma dor de dentes.
Meus calos e a China…

A dor é própria de estar vivo.
Logo, a morte é o vagido do Silêncio
O mais próximo da alegria
Que nos cabe.

O amor, nos erra.
A dor nos sabe.

 

Acessos: 953

✈️ ATENÇÃO | ASSOCIADO ANAJUSTRA FEDERAL
A SulAmérica acaba de desembarcar no TRT3 com planos de saúde acessíveis e de abrangência nacional — agora com a qualidade da rede Mater Dei, Einstein, Sírio Libanês e muito mais.

🩺 É saúde com alto padrão e benefícios exclusivos para você, associado.
Chegou a hora de cuidar do que importa com a confiança da JUSaúde.

#sulamerica #jusaude #planodesaude #trt3 #anajustrafederal #saudecomqualidade #rededeexcelencia #servidorpublico #soumaisjustiça
25 2
Associados da ANAJUSTRA Federal e seus dependentes têm condições especiais para cuidar da saúde de forma segura e personalizada.
 Na Homeostase, você encontra:
 ✔️ Acompanhamento individualizado
 ✔️ Treinos adaptados às suas necessidades
 ✔️ Descontos na mensalidade e na matrícula
 Tudo isso com a qualidade e o cuidado que você merece!
Quer saber mais? Acesse o site da ANAJUSTRA Federal e descubra no Clube de Vantagens.
#VemComANAJUSTRA #Homeostase #TreinoSeguro #QualidadeDeVida #ANAJUSTRA
11 0
CICLO DE PALESTRAS | ANAJUSTRA FEDERAL E FUNPRESP-JUD

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, com o especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), movimentou o TRT15, em Campinas, e foi marcada por forte adesão e muito engajamento dos servidores e magistrados presentes.

A ação integra o projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal com a Funpresp-Jud, e trouxe informação de qualidade, falas inspiradoras e orientações práticas.

🗣️ “Foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan sobre a palestra.

Também participaram os presidentes Antônio Carlos Parente (ANAJUSTRA Federal) e Amarildo Vieira de Oliveira (Funpresp-Jud), além da presidente do TRT15, Ana Paula Lockmann.

Assista ao vídeo e confira os melhores momentos desse encontro!

#anajustrafederal #educacaofinanceira #previdenciacomplementar #trt15 #funprespjud #servidorvalorizado #jurandirsell #circuitoanajustrafunpresp
34 4
💡 CASA CHEIA | ELOGIOS | EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, realizada nesta quinta (26), no TRT15, em Campinas, reuniu mais de 100 magistrados e servidores, superando as expectativas!

O evento faz parte do projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal e da Funpresp-Jud e contou com a participação do especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), além de atendimentos presenciais, simulações e informações sobre os benefícios oferecidos por ambas as instituições.
 
A abertura oficial do evento foi prestigiada pela presidente do Tribunal, Ana Paula Pellegrina Lockmann, o diretor-presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, e o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.

🗣️ A palestra “foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan, ao elogiar o palestrante.

📍Os atendimentos continuam nesta sexta (27), na Escola Judicial do TRT15. 

Confira no nosso recap um pouco do sucesso do evento! 

#ANAJUSTRAFederal #EducaçãoFinanceira #PrevidênciaComplementar #TRT15 #FunprespJud #ServidorValorizado #JurandirSell #CircuitoANAJUSTRAFunpresp
17 1
LIVE | INSTITUTO PÉROLA 

Assista na íntegra nossa conversa com Sílvia Pérola, criadora do treinamento “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”.

🎁 O associado Plauto Domingos Spagnol ganhou uma bolsa integral no treinamento!*
* Prêmio não contempla aéreo nem hospedagem. 

👩‍⚖️ Conheça a mente por trás do Instituto Pérola
Sílvia Pérola Teixeira Costa tem mais de quatro décadas de experiência no Direito do Trabalho. Atuou por 30 anos no TST, em cargos estratégicos como assessora de ministros e chefe de gabinete, além de ser advogada sênior com atuação nos tribunais superiores.

Criadora do treinamento “O Caminho das Pedras”, Sílvia alia técnica refinada, prática forense e um olhar sensível para a formação de profissionais mais preparados e seguros na advocacia trabalhista.

#anajustrafederal #institutoperola #ocaminhodaspedras #recursosderevista
36 2