Celebrando a arte de compor: a jornada musical de Fabiana Navarro

No Dia do Compositor, uma história de resiliência, paixão e sonhos.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Neste Dia do Compositor, 15/01, mergulhamos na história da associada Fabiana Navarro, servidora pública do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15) há 12 anos, que descobriu a paixão pela composição e sua voz em meio ao desafio do silêncio da pandemia.

Desde a infância, Fabiana teve um relacionamento intermitente com o universo musical. Aulas de canto lírico fizeram parte da rotina desde os 18 anos de idade. E, entre idas e vindas ao longo da vida, o amor pela música foi algo que sempre a acompanhou.  

Após um longo hiato, em 2020 ela reencontrou a música por meio do violão ao buscar um hobby impulsionada pelo marido Thiago, com quem é casada há 16 anos. Determinada, em um final de semana, munida de um violão emprestado e tutoriais do YouTube, ela tocou sua primeira canção.

“Eu fiquei um final de semana com o violão da minha mãe, peguei um vídeo no YouTube ‘Como aprender a tocar violão em 15 minutos’. Pois bem, taquei o vídeo lá e depois de três horas assistindo o mesmo vídeo, saiu uma música. Eu tenho até gravado, porque eu tenho maior orgulho. É super atrapalhado, mas eu falei, olha aqui”, relembra. 

 


Fabiana interpreta a música Fora dos Planos, que compôs em parceria como professor de canto Daniel Sant'Anna.

Esse impulso criativo foi catalisado durante a 3ª Live Sarau realizada pela ANAJUSTRA Federal, em 2022, o tradicional evento comemorativo ao Dia do Servidor Público. Mesmo hesitante após receber o convite para participar, ela encarou o desafio e se surpreendeu.

“Fiquei tão feliz em mostrar minha música, eu fiquei viciada em assistir aquela live, eu devo ter assistido umas 100 vezes. Eu tive vários impulsos, o meu marido, a minha mãe, a pandemia, uma vontade minha… Mas essa questão de me divulgar, se eu não tivesse participado da live, se eu não tivesse passado pela experiência de ter sentido tensão e depois de ter sentido felicidade, de ter dado tudo certo eu acho que não teria seguido esse caminho. Agradeço de verdade a oportunidade”.

Após se apresentar ao vivo na live, a servidora traduziu uma música de Shania Twain para homenagear seu marido. “E aí parece que virou uma chave na minha cabeça. Eu gostei da experiência e, depois disso, em um ou dois meses começaram a surgir ideias. De lá pra cá, eu já fiz 12 músicas, e tô gravando em estúdio, e tô me encontrando demais nesse mundo da criatividade, e tô vivendo uma fase muito legal”, ressalta. 

De acordo com Fabiana, algumas composições se revelam em meros 20 minutos, já trazendo consigo uma identidade própria desde melodia e harmonia, outras demandam dias para sua plena manifestação. Em meio a esse processo criativo, ela abraça os desafios como oportunidades de crescimento. “Não fico querendo aperfeiçoar cada música, entendo quando ela tá pronta. Aí já me permito ir para outra, e assim vou melhorando sempre”.

Há um ano, comprometida em se aperfeiçoar, iniciou aulas de canto. Ela destaca a importância do maestro Daniel Sant’Anna que a guia: “Ele entende não apenas a técnica, mas a essência da minha voz, respeita as características naturais dela. Juntos, decidimos por repertórios que a valorizam.” Outro parceiro nessa recente jornada musical é o professor de violão Thyago Bacchin. “Sou muito grata a eles por me ensinarem, incentivarem. Eles falam que vou ser famosa e brinco que eles vão junto comigo. São os meus parceiros”. 

Mas enquanto muitos sonham com a fama, o desejo de Fabiana é mais singelo. Ela anseia ver suas composições ganhando vida através de outros artistas. “O meu grande sonho é que alguém pegue uma música minha e que faça todo mundo cantar. Não importa se é dentro de um barzinho, se é numa regionalidade bem pequenininha. Mas ver que as pessoas escutaram o que eu escrevi, se tocaram e sentem vontade de colocar isso na própria vida”. Entre as vozes de famosos, ela cita a dupla Edson e Hudson, Maiara e Maraísa e Simone Mendes. 

Para conhecer mais, Fabiana compartilha sua jornada musical no Instagram e YouTube

Notícias, novidades, dicas e benefícios!
Siga-nos na sua rede ou canal favorito e fique por dentro de tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal

Redes sociais
Instagram @anajustra
Facebook @anajustra

Canais
WhatsApp
Telegram
Youtube 

Comunidade
WhatsApp

 

Acessos: 3885

A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
18 61
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval

O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.

A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @‌poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.

Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.

“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.

📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @‌poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus

A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.

#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
33 7
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.

🗓 Prazo para responder: até 20/2

📍 Disponível na área restrita

As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
13 0
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor

📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.

O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.

💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.

🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.

📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira
45 5