Retrospectiva: um ano de arte e expressão no Espaço Cultural

Confira as participações que brilharam no blog ao longo de 2023.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Há um lugar onde as palavras dançam em compasso com as histórias, onde as tintas se entrelaçam para criar universos pulsantes, e onde as notas musicais ecoam como suspiros da alma. Esse lugar é o Espaço Cultural, uma dimensão onde as expressões ganham vida, um palco onde os servidores do poder judiciário revelam seus talentos mais íntimos.

O ano foi um verdadeiro espetáculo de emoções e descobertas nesse oásis singular. Desde o primeiro ato com Cláudio Barros, a força das palavras transcendeu as páginas, ecoando convicções e despertando reflexões profundas. Ele abriu o ano e voltou a participar em junho. “Desejo que as pessoas conheçam o que acredito ser a realidade”, expressou ele.

Scheilla Brevidelli, por sua vez, converteu seu blog numa sinfonia de prosas, uma voz que ressoa a cada episódio do seu podcast, mas antes nos presenteou com o seu novo livro “Seu Escrito Era Uma voz”. E não poderíamos deixar de mencionar Ricardo dos Reis, do TRT3, que expandiu horizontes ao lançar “De lá pra cá, de cá pra lá”, uma obra que entrelaça poesia, interpretação e composições de forma singular.

“Há momentos em que a mente literária se abre para temas poéticos, e, em outras ocasiões, se abre para temas lúdicos e infantis” – Claudia Cordeiro

A literatura foi um mundo à parte: Geovania Freitas presenteou-nos com “Amor de Escravo”, Elizabeth Espinosa entrelaçou narrativas com maestria em “Anna e Sílvia”, enquanto Wendy Batista deu voz à jornada de autodescoberta em seu primeiro livro, “Somos Todos Bonecas”. E a magia das histórias infantis ressurgiu com Alice Gurgel, encantando corações com seus contos repletos de encanto e sabedoria. E nesta semana, a Flávia Cortês do TRT5 lançou o mais recente livro ““Correntezas — É preciso aprender a ser rio”.

A arte de expressar-se não se limitou a apenas um meio. A fotografia, refúgio para muitos, tornou-se a tranquilidade da servidora do TRT3 Cássia Maria Santos, um hobby de mais de três décadas que a conecta à beleza da natureza e à arte de relaxar. Já a Luciana Martins transformou dores em pinceladas, enchendo telas com cores que revelam um mundo interior vibrante, enquanto André Cardoso, com sua arte filantrópica, revelou que a expressão artística pode transcender as telas, contribuindo para causas nobres e transformadoras.

“A pintura tornou-se meu refúgio, onde posso expressar minhas emoções. É a hora em que me extravaso, fico leve, esqueço das dores.” – Luciana Martins

As páginas deste palco vivo ainda guardam mais histórias: a preocupação com a saúde dos servidores, em palavras de Leonardo Coelho do TRT1; as viagens poéticas da Izabel da Rosa; as novas poesias de Marco Antonio Brunialti do TRT15; os mergulhos em diferentes tipos de poder do associado do TRT12 Lívio Leiria da Silva; e o lançamento solidário de Cláudia Cordeiro na Bienal do Livro, tudo isso marcou o Espaço Cultural como um celeiro de criatividade e sensibilidade.

E ao analisar a retrospectiva deste ano no Espaço Cultural, deixamos para trás um rastro de cores, palavras e melodias que ecoam pela eternidade, lembrando-nos da riqueza do talento humano e da beleza de expressar-se em suas mais diversas formas.

 

Acessos: 3323

Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
20 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
8 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
14 0
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL

💼 Presença que faz diferença.

Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.

Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.

De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.

E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.

#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
16 0