Ricardo dos Reis leva “Acender o escuro, apagar solidão” a palcos de Belo Horizonte

Depois de apresentar ao público seu segundo álbum, “Acender o escuro, apagar solidão”, o servidor aposentado do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região e associado da ANAJUSTRA Federal Ricardo dos Reis levou as canções do novo trabalho para os palcos de Belo Horizonte (MG).
O projeto, que contou com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, teve como contrapartida sociocultural a realização de dois shows gratuitos em espaços culturais da cidade: o Centro Cultural Pampulha e o Centro Cultural Lagoa do Nado, ambos mantidos pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Uma das apresentações aconteceu em 21 de junho de 2026, no Centro Cultural Lagoa do Nado. Ricardo dos Reis e Philippe Lobo, no show, reuniram música e poesia em um repertório que dialoga com a proposta do novo álbum.
Entre as canções e poemas apresentados, estão “Soneto da Fidelidade”, de Vinicius de Moraes, e “Medo da Chuva”, de Raul Seixas e Paulo Coelho, além de composições autorais e parcerias.
Música, poesia e novos encontros
Lançado em 2026, “Acender o escuro, apagar solidão” dá continuidade à trajetória autoral iniciada por Ricardo em “Canção na cesta”, de 2014. O álbum transita entre a música popular brasileira e a poesia e aborda temas como solidão, afeto, tempo e os pequenos movimentos da vida cotidiana.
Formado em Letras pela PUC Minas e pós-graduado em Educação Musical pela UFMG, Ricardo mantém na música e na literatura espaços permanentes de criação. Além dos dois CDs, publicou, em 2022, o livro “De lá pra cá, de cá pra lá (ensaio de um perâmbulo)”.
A nova etapa do trabalho mostra que a aposentadoria também pode abrir espaço para novos projetos, encontros e formas de expressão.
Assista
Soneto da fidelidade (Vinícius de Moraes), Medo da chuva (Raul Seixas e Paulo Coelho), com Ricardo dos Reis e Philippe Lobo, no CC Lagoa do Nado, em 21/06/2026
Motivo (CM) Citação (CL), Linda canção…(LM)…
Acessos: 4