Parlamentar

Livro sobre a reforma administrativa tem apoio da ANAJUSTRA Federal

19/05/2021 13:24 | Fonte: Alessandra Martins, da assessoria

Confira a versão para leitura online.

A+ A-



O livro “Reforma Administrativa Bolsonaro/Guedes: autoritarismo, fiscalismo e privatismo”, organizado por José Celso Cardoso Jr, foi lançado nesta terça-feira, 18/5, em uma live do Sindicato Nacional dos Servidores do Ipea e Associação dos Funcionários do Ipea (Afipea-Sindical).

A publicação, que teve apoio da ANAJUSTRA Federal para impressão de exemplares, traz luz aos principais pontos da PEC 32/2020 e discute o desmonte do serviço público no país. Além da versão impressa, ela também está disponível para leitura online.

Baixe

O livro conta com capítulos de diferentes autores pesquisadores, intelectuais e especialistas no funcionalismo público, como Regina Camargos, Frederico Barbosa da Silva, William Nozaki, Wellington Nunes, Lício Abouchedid, Camilo Bassi, Aristides Monteiro Neto e Liana Carleial, além de seu organizador.

José Celso é servidor do Ipea, doutor em economia e atual presidente da Afipea. Ele foi um dos entrevistados da série de lives “Reforma administrativa: os impactos no serviço público e na sociedade”, que a ANAJUSTRA Federal está promovendo no Instagram e YouTube.

Em sua participação, ele apontou que a proposta é ainda antidemocrática e antidesenvolvimentista. O especialista alertou ainda que a reforma administrativa “vai causar uma imensa desestruturação no serviço público, porque ela acaba com o Regime Jurídico Único (RJU), substitui esse instituto jurídico por cinco tipos de contratos que têm por característica comum serem mais flexíveis para permitir formas de contração mais rápidas e fáceis, mas também formas de demissão mais rápidas e fáceis. Vai haver ainda um rebaixamento remuneratório para os futuros servidores”.

Durante a transmissão, José Celso agradeceu o apoio da ANAJUSTRA Federal e lembrou que a parceria se estende desde o ano passado, quando ele publicou um artigo na revista “Em pauta”. O documento foi reproduzido depois no site da entidade, junto com outros cinco, todos eles sobre pontos da reforma e mitos que rondam o funcionalismo.