PEC 32/2020 é antirrepublicana, antidemocrática e antidesenvolvimentista

Assista ou reveja a segunda live da série sobre a reforma administrativa com o doutor em Economia e servidor federal José Celso Cardoso Júnior.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Na live, o convidado tratou das ilegalidades da PEC 32/2020 e ainda apontou dados e argumentos que desmentem as falácias contra o funcionalismo brasileiro.  - ANAJUSTRA Federal

Na live, o convidado tratou das ilegalidades da PEC 32/2020 e ainda apontou dados e argumentos que desmentem as falácias contra o funcionalismo brasileiro. – ANAJUSTRA Federal

A segunda live da série “Reforma administrativa: impactos no serviço público e na sociedade” aconteceu na tarde de ontem, 11/5, com a participação do doutor em Economia, servidor público federal e atual presidente da Afipea-Sindical, José Celso Cardoso Júnior. No bate papo com a jornalista Leandra Ribeiro, ele tratou das ilegalidades da PEC 32/2020 e ainda apontou dados e argumentos que desmentem as falácias contra o funcionalismo brasileiro.

Leia Mais


Reforma do Estado e Funções Públicas frente ao Desmonte Civilizatório
Para autor do artigo, a PEC 32/20 tem natureza e intenções antirrepublicanas, antidemocráticas e contrárias ao desenvolvimento nacional.

Estudioso do tema e autor de vários artigos contra a proposta, alguns publicados pela ANAJUSTRA Federal, José Celso classificou a PEC como antirrepublicana, antidemocrática e antidesenvolvimentista, o que culmina na inconstitucionalidade do texto.

Leia todos os artigos do autor publicados pela ANAJUSTRA Federal

Na live, transmitida ao vivo no Instagram e no Youtube da associação, o especialista alertou que a reforma administrativa “vai causar uma imensa desestruturação no serviço público, porque ela acaba com o Regime Jurídico Único (RJU), substitui esse instituto jurídico por cinco tipos de contratos que têm por característica comum serem mais flexíveis para permitir formas de contração mais rápidas e fáceis, mas também formas de demissão mais rápidas e fáceis. Vai haver ainda um rebaixamento remuneratório para os futuros servidores”.

José Celso falou também sobre o inchaço da máquina pública, apresentando dados que desconstroem o discurso atual do governo. Ele explicou que o país tem hoje cerca de 16% (incluindo os militares) da força de trabalho empregada no serviço público. Ainda conforme ele, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE, fórum que reúne países que correspondem a 62% do PIB mundial), tem 22%. “Estamos muito abaixo e, em comparação a alguns países, o Brasil poderia aumentar o número de funcionários públicos”, disse.

José Celso apontou que, em relação à população, o Brasil possui 5.4% de empregados públicos, enquanto os EUA, país considerado modelo pelo governo, possui 7.3%. “O estado brasileiro não é grande e tampouco caro, esse conjunto representa 4% do PIB”, enfatizou.

O convidado ainda respondeu perguntas sobre a inclusão do alto escalão do serviço público na reforma, o fim da estabilidade e a tramitação da PEC na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. Sobre isso, ele destacou que os últimos eventos sobre o tema têm proporcionado aos servidores esclarecer os muitos problemas da proposta, mas de acordo com ele, a base governista não está aberta ao debate, restando à categoria o convencimento dos parlamentares ainda indecisos sobre as mudanças.

Assista ou reveja a live


A série

A série de lives “Reforma administrativa: impactos no serviço público e na sociedade” teve como primeira convidada a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS). Entre outros pontos, ela abordou o fim da estabilidade do servidor público, as alterações nos processos seletivos e no sistema remuneratório, a possibilidade de terceirização de serviço público e a destinação de cargos de livre nomeação a atribuições de natureza técnica.

Para Roberto Bucar, assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, as lives são uma oportunidade de ampliar o debate sobre o assunto, independente da orientação político partidária dos convidados. “Nessa atuação junto aos parlamentares, de esclarecimento jurídico acerca dos malefícios da PEC, a orientação político partidária não é nosso foco, mas sim o posicionamento contrário à proposta que tanto ameaça nossa categoria e o próprio Estado brasileiro. Dessa forma, as lives trarão parlamentares, estudiosos e técnicos que possam esclarecer a Proposta e alertar os servidores e a sociedade sobre os perigos e malefícios nela contidos e um tanto obscurecidos, como mostra o Estudo Técnico Jurídico elaborado pela nossa diretora de Assuntos Legislativos, Glauce de Oliveira Barros”.

Além de parlamentares, a ANAJUSTRA Federal está convidando especialistas no assunto para aprofundar o debate sobre o tema.

Próxima live

A próxima live da série ocorre no dia 18/5, às 18h, também no Instagram e YouTube da entidade. O servidor e professor de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Processual Civil, Direito Processual do Trabalho e legislações em geral, Thállius Moraes será o entrevistado.

Acessos: 6

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
47 11
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
15 0