Deputada Bia Kicis concede vistas coletivas à proposta de reforma administrativa

Votação da PEC 32/2020 deve ser realizada na próxima quinta-feira, 20.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Relator emite parecer favorável à PEC 32/2020 - Agência Câmara

Relator emite parecer favorável à PEC 32/2020 – Agência Câmara

A presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) da Câmara, deputada Bia Kicis (PSL-DF), concedeu vistas coletivas à PEC 32/2020, hoje, 17/5, após a leitura do parecer do relator Darci de Matos (PSD-SC), em audiência pública que debate a admissibilidade da proposta. O objetivo é que todos os membros possam analisar o texto. Com isso, a expectativa é de que a PEC seja deliberada, pela CCJC, na próxima quinta-feira, 20/5.

Na semana passada, Matos apresentou parecer favorável à aprovação da proposta e propôs duas emendas supressivas ao texto.

Parecer do relator

O relator Darci de Matos propôs a retirada do trecho que garantiria ao presidente da República a possibilidade de, por decreto, extinguir, transformar e fundir autarquias e fundações, o que considerou inconstitucional.

Leia Mais


PEC 32/2020 é antirrepublicana, antidemocrática e antidesenvolvimentista
Assista ou reveja a segunda live da série sobre a reforma administrativa com o doutor em Economia e servidor federal José Celso Cardoso Júnior.


Relatório da reforma administrativa é antecipado e servidores se mobilizam para impedir votação
Relatório da PEC 32/2020 seria votado hoje, mas presidente adiou reunião por problemas técnicos.


Somadas, petições contra a PEC 32/20 reúnem mais de 70 mil assinaturas
Confira todas as formas de se manisfestar contra a reforma administrativa.


É hoje: live sobre a reforma administrativa com Alessandro Molon
Deputado vai abordar temas polêmicos em encontro no Instagram e YouTube.


PEC 32/20: lives dessa semana recebem deputado e servidor do Judiciário Federal
Deputado federal Alessandro Molon (PSB-RJ) e o professor e servidor do Judiciário Federal Thállius Moraes são os convidados.

No entanto, ele manteve no relatório a possibilidade de o presidente criar e extinguir ministérios e órgãos diretamente ligados a ele.

A outra emenda retirada do texto foi a que tratava sobre o impedimento de os servidores de carreiras típicas de estado exercerem qualquer outra atividade remunerada. Segundo o relator, desde que não haja conflito de interesse com a função que desempenha, o servidor poderia ter uma carreira de músico e ser remunerado por isso.

Sobre a reforma administrativa

O governo enviou ao Congresso, em setembro do ano passado, a proposta de reforma que acaba com a estabilidade para novos servidores, mas mantém todos os direitos para os servidores atuais. Além disso, o projeto extingue promoções automáticas e diversos benefícios, considerados pelo ministério da Economia como privilégios.

O texto, porém, não mexe nas regras para magistrados, parlamentares, militares e membros do Ministério Público, categorias que estão entre as que têm maior remuneração e benefícios no serviço público.

Próximos passos

Aprovada a admissibilidade na CCJC, a Câmara deve instalar uma comissão especial para discutir e votar o mérito da reforma. Só depois disso a proposta segue para o plenário da Câmara e para o Senado.

Acessos: 14

⚖️Por dentro da Ação dos 13,23%

📹 Em entrevista à ANAJUSTRA Federal, o advogado Marlúcio Lustosa Bonfim explicou como a ação dos 13,23% começou e o que está por trás do processo até hoje. Ele se mostrou confiante em uma decisão positiva e destacou: “Já temos ação em execução e é fundamental sensibilizar o ministro Fux sobre a necessidade dos associados da ANAJUSTRA Federal.”

Além disso, o advogado revelou que a entidade já pediu uma audiência com o ministro Luiz Fux, relator do processo no STF, que deve acontecer até fevereiro.

Assista a conversa na íntegra.

#anajustrafederal #direitos #stf #pju #servidores #açãojudicial
597 69
Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
27 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
55 2