Ideia legislativa contra a PEC 32/2020 ultrapassa 20 mil apoios

Agora, a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado irá debater a reforma administrativa.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Tema de ideia legislativa no portal e-Cidadania, do Senado, a rejeição da proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, da reforma administrativa, recebeu mais de 20 mil apoios e agora deve ser debatida pelos senadores que compõem a Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

A data limite para receber 20 mil apoios e tornar a ideia uma sugestão legislativa era 23/6 e, na manhã desta quarta-feira, 16/6, ainda no ar no e-Cidadania, ela registrava 20.561 apoios, ultrapassando o total necessário.

Próximo passo

Conforme o Regime Interno do Senado, o próximo passo para que o debate do tema aconteça é que a Secretaria de Comissões encaminhe a sugestão à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), dando-se conhecimento aos senadores membros.

Leia Mais


Câmara instala comissão especial da reforma administrativa
Entidades representativas e deputados contrários à reforma pedem a suspensão da tramitação da proposta.


Reforma administrativa: insatisfação tende a aumentar
Assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, faz análise sobre o andamento da proposta na Câmara.


Envie carta contra a PEC 32/2020 aos integrantes da Comissão Especial
ANAJUSTRA Federal encaminhou o documento aos parlamentares nesta segunda-feira, 14/6, e agora pede adesão dos servidores.


Conheça os integrantes da Comissão Especial da reforma administrativa
Colegiado é formado por 34 membros titulares e tem o mesmo número de suplentes.

Ainda de acordo com o Regime Interno da Casa, as sugestões legislativas que receberem parecer favorável da Comissão serão transformadas em proposições legislativas e encaminhadas à Mesa, para tramitação, ouvidas as comissões competentes para o exame do mérito.

O que diz a ideia legislativa

Em defesa da rejeição da reforma administrativa, aponta-se: “a PEC, ao se basear em dados e estudos insuficientes e sem discussão sobre o tema, compromete a probidade e a integridade da administração pública ao retirar a estabilidade do servidor, deixando-o sujeito a ordens ilegais e escusas de superiores; ao criar o vínculo de experiência, possibilitando demissões por motivos subjetivos e gerando insegurança jurídica ao servidor, ao permitir a terceirização irrestrita, burlando o princípio do concurso público e impedindo o acesso de cidadãos a cargos efetivos; ao permitir o acesso de comissionados a funções técnicas, permitindo o ingresso de pessoas sem comprovada capacitação; entre outras disposições que enfraquecem o Estado e sua administração”.

Assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar reforça que os males da PEC 32 se estendem a toda a sociedade. “Enfraquecer o serviço público significa prestar um serviço ainda pior ao cidadão do que o alardeado pelo governo para promover a reforma.”

Ele lembra que a entidade incentivou os associados a apoiarem a ideia. “Quando a divulgamos pela primeira vez, ela tinha pouco mais de 5 mil apoios. É uma alegria saber que agora o assunto terá ampla discussão na CDH”, afirma ele.

Abaixo à PEC 32

A ANAJUSTRA Federal está atuando junto aos parlamentares, no sentido de esclarecer os perigos da PEC. Já foram enviadas cartas aos deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, onde a matéria tramitou e foi aprovada no final de maio. Também aos Presidentes dos Conselhos, Tribunais Superiores e Tribunais Regionais, que formam o Judiciário da União receberam a carta. 

Leia Mais


Reforma administrativa aprovada na CCJC. E agora?
Na coluna “De olho em Brasília” deste mês, Roberto Bucar analisa a aprovação da PEC 32/2020 na CCJC.


Petição da ANAJUSTRA Federal contra a PEC 32; rumo às 30 mil assinaturas
Assine você também o abaixo-assinado.


Consultoria do Senado divulga estudos sobre impactos negativos da reforma administrativa
Estudos destacam prejuízo de R$ 60 bilhões ao ano para os cofres públicos e aumento da corrupção na administração pública.


Consultor do Senado é o próximo entrevistado da série de lives sobre a PEC 32/2020
Vinícius Leopoldino do Amaral é autor de estudo divulgado recentemente sobre os prejuízos fiscais da reforma administrativa.

Nesta semana, foi a vez dos membros da Comissão Especial da reforma administrativa também a receberem. A carta mostra as inconstitucionalidades da proposta por meio de estudo técnico jurídico da diretora de assuntos legislativos da associação, Glauce de Oliveira Barros.

Os servidores e sociedade em geral também podem encaminhar o documento aos congressistas. Uma ferramenta de envio automático está disponível na página “Abaixo à PEC 32”, criada pela ANAJUSTRA Federal.

Nela também podem ser encontradas várias informações a respeito da PEC e funcionalidades que permitem aos servidores e a sociedade em geral assinarem abaixo-assinados e votarem em enquete da Câmara sobre o tema.

Acessos: 3

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
9 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
24 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
115 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
39 0