DE OLHO EM BRASÍLIA 

Reajuste e novo AQ: avanço necessário, mas longe do ideal 

Assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar diz que a luta por valorização deve continuar. 

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Plenário do Senado Federal. Jefferson Rudy/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (26), o PL 4.750/2025, de recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU), e o PL 3.084/2025, de atualização das regras do Adicional de Qualificação (AQ).  

O PL 4.750/2025 estabelece um reajuste de 8%, dividido entre julho de 2026, 2027 e 2028. Embora positivo, o valor está muito aquém das perdas inflacionárias acumuladas desde 2019, que ultrapassam 30%. 

Repito, em outras palavras. A recomposição salarial mitiga parte da corrosão dos últimos anos, mas não repõe integralmente as perdas e tampouco inaugura uma nova fase de valorização. É o mínimo para impedir que a carreira continue se deteriorando. 

E sobre a reformulação do Adicional de Qualificação (AQ) é preciso dizer com clareza: o AQ estava completamente defasado, sem qualquer reestruturação por muitos anos, enquanto o benefício para outras carreiras avançou. O salto atual é necessário, mas também revela o abandono prolongado da política de valorização. 

Atenção permanente 

A carreira do PJU exige atenção contínua — não apenas correções esporádicas. A categoria não pode mais ser tratada como coadjuvante na estrutura que sustenta a Justiça brasileira. Não se constrói eficiência, modernização ou cidadania sem gente. E gente qualificada e dedicada precisa ser valorizada de forma real, contínua e estrutural. 

Este momento não encerra uma luta; ele reforça a urgência dela. 

A categoria deve ser manter mobilizada, atenta e firme. Porque quem garante o funcionamento da Justiça merece muito mais do que reajustes fragmentados — merece reconhecimento pleno, respeito institucional e uma política salarial à altura da importância do seu trabalho. 

Um conclame a favor do funcionalismo - Na coluna "De olho em Brasília" deste mês

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. 

O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas. 

Acessos: 11622

Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
9 0
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
19 2
🎓✨ NOVO CONVÊNIO NA ÁREA!

Tem novidade boa para quem quer se qualificar sem complicação — e ainda garantir o Adicional de Qualificação (AQ) 👀💰

A ANAJUSTRA Federal fechou novo convênio com o Instituto iiEP, com cursos de mestrado e doutorado, modalidade híbrida, duração de 12 a 15 meses e o melhor:

👉 10% de desconto nas mensalidades para associados.
📚 Áreas estratégicas, alinhadas ao Judiciário
⏱️ Formações que cabem na rotina
📈 Qualificação que pode refletir direto na remuneração

Se a ideia é estudar, crescer na carreira e transformar conhecimento em benefício, essa é mais uma ótima opção 💡

👉 Acesse o Clube de Benefícios, faça seu login e confira.
👉 Dá também para ver todas as opções na página especial do Novo AQ.

Comente “Novo AQ” no post e te enviaremos o link da página! 

#anajustrafederal #novoaq #servidorpúblicofederal
19 19
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
52 3
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 95