DE OLHO EM BRASÍLIA 

Reajuste e novo AQ: avanço necessário, mas longe do ideal 

Assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar diz que a luta por valorização deve continuar. 

Plenário do Senado Federal. Jefferson Rudy/Agência Senado

O Plenário do Senado aprovou, na quarta-feira (26), o PL 4.750/2025, de recomposição salarial dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU), e o PL 3.084/2025, de atualização das regras do Adicional de Qualificação (AQ).  

O PL 4.750/2025 estabelece um reajuste de 8%, dividido entre julho de 2026, 2027 e 2028. Embora positivo, o valor está muito aquém das perdas inflacionárias acumuladas desde 2019, que ultrapassam 30%. 

Repito, em outras palavras. A recomposição salarial mitiga parte da corrosão dos últimos anos, mas não repõe integralmente as perdas e tampouco inaugura uma nova fase de valorização. É o mínimo para impedir que a carreira continue se deteriorando. 

E sobre a reformulação do Adicional de Qualificação (AQ) é preciso dizer com clareza: o AQ estava completamente defasado, sem qualquer reestruturação por muitos anos, enquanto o benefício para outras carreiras avançou. O salto atual é necessário, mas também revela o abandono prolongado da política de valorização. 

Atenção permanente 

A carreira do PJU exige atenção contínua — não apenas correções esporádicas. A categoria não pode mais ser tratada como coadjuvante na estrutura que sustenta a Justiça brasileira. Não se constrói eficiência, modernização ou cidadania sem gente. E gente qualificada e dedicada precisa ser valorizada de forma real, contínua e estrutural. 

Este momento não encerra uma luta; ele reforça a urgência dela. 

A categoria deve ser manter mobilizada, atenta e firme. Porque quem garante o funcionamento da Justiça merece muito mais do que reajustes fragmentados — merece reconhecimento pleno, respeito institucional e uma política salarial à altura da importância do seu trabalho. 

Um conclame a favor do funcionalismo - Na coluna "De olho em Brasília" deste mês

De Olho em Brasília

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. 

O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas. 

Acessos: 11689

Quem olha a cena vê uma rotina comum. Quem é associado da ANAJUSTRA Federal vê benefícios por todos os lados. 👀💙

No tênis da Netshoes, na camisa da The North Face, nas compras da Drogasil e nos produtos de O Boticário: tem desconto onde você talvez nem tenha percebido.

Acesse o Clube de Vantagens ou o app da ANAJUSTRA Federal e aproveite!

@netshoes 
@thenorthfacebr 
@oboticario 
@drogasiloficial 

#anajustrafederal #clubedevantagens #benefícios
6 0
Aos 60 anos, ainda dá tempo de planejar a aposentadoria?

Para o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, a resposta passa por uma palavra cada vez mais importante: longevidade.

Aos 60, ainda podemos ter 20, 30 anos ou mais pela frente. E isso muda a forma como devemos pensar a aposentadoria.

Quero continuar trabalhando? Acumulei o suficiente para parar? Como quero viver os próximos anos? O que vou fazer com o meu tempo e com os recursos que acumulei ao longo da vida?

Neste trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”, Jurandir propõe uma reflexão sobre essas escolhas e mostra por que planejar a aposentadoria não é apenas pensar no quanto você vai receber, mas no futuro que quer construir.

Dê o play e confira a reflexão!

#ANAJUSTRAFederal #Aposentadoria #live #EducaçãoFinanceira #Funprespjud
22 1
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.

Em setembro, conhecemos a homenagem compartilhada por Filipe Sampaio Canito, do TRT7, ao amigo Fellyppe Carlos Santos de Lima.

A fotografia, que reúne pessoas queridas ao redor de Fellyppe, representa uma amizade que começou no trabalho e permanece eternizada no coração de todos que conviveram com ele.

Uma história de afeto e saudade que mostra como algumas amizades permanecem conosco, onde quer que estejamos.
9 0