Servidor lança livro sobre conceito weberiano de patrimonialismo

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Rubens Goyatá Campante aprimorou a tese de doutorado para publicá-la.

Com o título “Patrimonialismo no Brasil: corrupção e desigualdade”, o livro de autoria do servidor do TRT3, Rubens Goyatá Campante, será lançado no dia 9/8, a partir das 17h30, no auditório do edifício-sede do Regional mineiro, sediado em Belo Horizonte.

De acordo com o autor, “o objetivo do livro é estudar o conceito weberiano de patrimonialismo e a pertinência ou não de seu uso no Brasil, conectando-o às questões da corrupção, do privatismo e da desigualdade social”.

O trabalho é resultado da tese de doutorado em Sociologia Política, orientada pelo professor Juarez Guimarães, autor do prefácio do livro, e defendida na Universidade Federal de Minas Gerais. 

Sobre o livro

“Cresce, aqui e no mundo, o desalento com as instituições da democracia representativa. O indivíduo, glorificado no discurso da propaganda consumista e da ideologia do ego, descobre-se fragmentado e impotente frente a forças que não controla. E os donos do poder descobrem-no vulnerável a manipulações midiáticas cada vez mais eficientes, baseadas na coleta e tratamento maciço de dados pessoais por sistemas de inteligência artificial. Enquanto o capitalismo financeiro empobrece a maioria da população, uma revolta contra a política e os políticos se espraia e favorece aproveitadores ‘antissistema’, com aspas bem merecidas, pretensos ‘salvadores da pátria’ que só trazem mais pobreza, repressão e mentiras.”

Rubens explica ainda que “uma das causas desse processo é o patrimonialismo, padrão de poder cujo conteúdo é privado, e não público, pois brota das assimetrias agudas de recursos entre pessoas e grupos sociais, e gera a corrupção. Impossível lutar contra a corrupção sem lutar, também, contra o patrimonialismo e a desigualdade”. 

É possível adquirir um exemplar diretamente com o autor pelo e-mail: rubenscampante@gmail.com. Outra alternativa é comprar pelo site da editora CRV que disponibiliza o livro no formato impresso ou digital.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
12 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
26 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0