Servidor do TRT1 lança livro que alerta sobre a importância da saúde dos servidores do Judiciário Federal

Leonardo Coelho traz dados e reflexões sobre a saúde e a necessidade de medidas preventivas e de apoio aos profissionais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O servidor do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT1), Leonardo Coelho, acaba de lançar o livro “Política de Atenção Integral à Saúde – Um estudo da saúde dos servidores do Judiciário Federal”. A obra, lançada pela editora Lumen Juris, traz à tona uma condição atual que aflige a categoria.

“A questão é uma preocupação real existente, tanto que norteou a criação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Magistrados e Servidores, através da Resolução 207/2015 do próprio CNJ, com base nos dados oficiais fornecidos, e que já vem sendo objeto de pesquisas e com levantamento de casos de adoecimentos feitos por alguns sindicatos nos últimos anos”, ressalta Coelho.

Com base em dados oficiais, o autor confirmou que a situação requer a criação de ações afirmativas, “principalmente no que tange à prevenção aos riscos e fatores que têm contribuído para o adoecimento de muitos servidores, pressão por metas e resultados, dificuldades que muitos dos servidores têm de levar ao conhecimento aos setores competentes e às entidades representativas de classe, pelo medo de sofrer represálias e retaliações, ou serem mesmos penalizados”, afirma. 

O livro também traz uma análise sobre a mudança dos processos de trabalho, com a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que implicou em novos problemas de saúde. Um dos desafios para redigir a obra, relata Coelho, foi ter acesso aos dados por terem poucas publicações oficiais voltadas à saúde da categoria. 

“Mas de certa forma, acho que foi bastante gratificante poder abordar e pesquisar sobre a saúde dos servidores do Judiciário Federal, mesmo sabendo que há particularidades em cada ramo e atividades distintas que existem nas mais diferentes áreas e tipos de trabalho desempenhados pelos servidores”.

Para Coelho, a leitura beneficiará toda a categoria, inclusive para as entidades representativas servirá como registro desse problema pelo qual passam muitos servidores, “em número bastante expressivo e significativo”.

“É uma obra feita para alertar a todos os servidores que o problema do adoecimento é real, e por isso deve haver união e somatório de forças para que possamos lutar sempre por um ambiente de trabalho sadio e digno, conforme prevê o próprio princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à saúde, ambos amparados pela Constituição Federal”, destaca.

O livro pode ser adquirido on-line pelo site da editora. 

 

 

Acessos: 1372

Janeiro é o mês dedicado a lembrar que a saúde mental merece espaço, cuidado e atenção.

O Janeiro Branco convida cada um de nós a olhar para dentro, reconhecer emoções, fortalecer vínculos e buscar apoio quando necessário.

🧠 Cuidar da mente é tão essencial quanto cuidar do corpo.

Isso inclui pausas, limites, conversas verdadeiras e a consciência de que não precisamos enfrentar nada sozinhos.

Que 2026 comece com mais leveza, acolhimento e bem-estar.

A ANAJUSTRA Federal apoia essa causa e reforça: você importa, sua saúde importa.

#janeirobranco #saúdemental #anajustrafederal
28 0
CANAL WHATSAPP | Lá a gente compartilha as principais notícias, novidades, benefícios e tudo o que você precisa saber sobre a associação, direto no seu celular.

Não perca nada! Entre agora e fique por dentro de tudo que a ANAJUSTRA Federal prepara pra você. 💙
➡️Comente CANAL e receba o link!

#anajustrafederal #canalwhatsapp #associadoinformado
12 2
O blog Espaço Cultural é o espaço perfeito para os associados compartilharem suas produções artísticas realizadas no tempo livre, fora do ambiente do serviço público.

📚✍️🎶🖌️ Seja um livro, uma poesia, fotografias, músicas, artes manuais ou artigo publicado, queremos conhecer e divulgar o seu talento!

📩 Envie sua contribuição para o e-mail: [cultural@anajustrafederal.org.br] e faça parte desse espaço de criatividade e inspiração.

#anajustrafederal #anajustra #espaçocultural
11 0