Servidor do TRT1 lança livro que alerta sobre a importância da saúde dos servidores do Judiciário Federal

Leonardo Coelho traz dados e reflexões sobre a saúde e a necessidade de medidas preventivas e de apoio aos profissionais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O servidor do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT1), Leonardo Coelho, acaba de lançar o livro “Política de Atenção Integral à Saúde – Um estudo da saúde dos servidores do Judiciário Federal”. A obra, lançada pela editora Lumen Juris, traz à tona uma condição atual que aflige a categoria.

“A questão é uma preocupação real existente, tanto que norteou a criação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Magistrados e Servidores, através da Resolução 207/2015 do próprio CNJ, com base nos dados oficiais fornecidos, e que já vem sendo objeto de pesquisas e com levantamento de casos de adoecimentos feitos por alguns sindicatos nos últimos anos”, ressalta Coelho.

Com base em dados oficiais, o autor confirmou que a situação requer a criação de ações afirmativas, “principalmente no que tange à prevenção aos riscos e fatores que têm contribuído para o adoecimento de muitos servidores, pressão por metas e resultados, dificuldades que muitos dos servidores têm de levar ao conhecimento aos setores competentes e às entidades representativas de classe, pelo medo de sofrer represálias e retaliações, ou serem mesmos penalizados”, afirma. 

O livro também traz uma análise sobre a mudança dos processos de trabalho, com a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que implicou em novos problemas de saúde. Um dos desafios para redigir a obra, relata Coelho, foi ter acesso aos dados por terem poucas publicações oficiais voltadas à saúde da categoria. 

“Mas de certa forma, acho que foi bastante gratificante poder abordar e pesquisar sobre a saúde dos servidores do Judiciário Federal, mesmo sabendo que há particularidades em cada ramo e atividades distintas que existem nas mais diferentes áreas e tipos de trabalho desempenhados pelos servidores”.

Para Coelho, a leitura beneficiará toda a categoria, inclusive para as entidades representativas servirá como registro desse problema pelo qual passam muitos servidores, “em número bastante expressivo e significativo”.

“É uma obra feita para alertar a todos os servidores que o problema do adoecimento é real, e por isso deve haver união e somatório de forças para que possamos lutar sempre por um ambiente de trabalho sadio e digno, conforme prevê o próprio princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à saúde, ambos amparados pela Constituição Federal”, destaca.

O livro pode ser adquirido on-line pelo site da editora. 

 

 

Acessos: 1372

Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
18 4
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
23 2
🎓✨ NOVO CONVÊNIO NA ÁREA!

Tem novidade boa para quem quer se qualificar sem complicação — e ainda garantir o Adicional de Qualificação (AQ) 👀💰

A ANAJUSTRA Federal fechou novo convênio com o Instituto iiEP, com cursos de mestrado e doutorado, modalidade híbrida, duração de 12 a 15 meses e o melhor:

👉 10% de desconto nas mensalidades para associados.
📚 Áreas estratégicas, alinhadas ao Judiciário
⏱️ Formações que cabem na rotina
📈 Qualificação que pode refletir direto na remuneração

Se a ideia é estudar, crescer na carreira e transformar conhecimento em benefício, essa é mais uma ótima opção 💡

👉 Acesse o Clube de Benefícios, faça seu login e confira.
👉 Dá também para ver todas as opções na página especial do Novo AQ.

Comente “Novo AQ” no post e te enviaremos o link da página! 

#anajustrafederal #novoaq #servidorpúblicofederal
20 24
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
55 3
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 101