Servidor do TRT1 lança livro que alerta sobre a importância da saúde dos servidores do Judiciário Federal

Leonardo Coelho traz dados e reflexões sobre a saúde e a necessidade de medidas preventivas e de apoio aos profissionais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O servidor do Tribunal Regional do Trabalho do Rio de Janeiro (TRT1), Leonardo Coelho, acaba de lançar o livro “Política de Atenção Integral à Saúde – Um estudo da saúde dos servidores do Judiciário Federal”. A obra, lançada pela editora Lumen Juris, traz à tona uma condição atual que aflige a categoria.

“A questão é uma preocupação real existente, tanto que norteou a criação da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Magistrados e Servidores, através da Resolução 207/2015 do próprio CNJ, com base nos dados oficiais fornecidos, e que já vem sendo objeto de pesquisas e com levantamento de casos de adoecimentos feitos por alguns sindicatos nos últimos anos”, ressalta Coelho.

Com base em dados oficiais, o autor confirmou que a situação requer a criação de ações afirmativas, “principalmente no que tange à prevenção aos riscos e fatores que têm contribuído para o adoecimento de muitos servidores, pressão por metas e resultados, dificuldades que muitos dos servidores têm de levar ao conhecimento aos setores competentes e às entidades representativas de classe, pelo medo de sofrer represálias e retaliações, ou serem mesmos penalizados”, afirma. 

O livro também traz uma análise sobre a mudança dos processos de trabalho, com a implementação do Processo Judicial Eletrônico (PJe), que implicou em novos problemas de saúde. Um dos desafios para redigir a obra, relata Coelho, foi ter acesso aos dados por terem poucas publicações oficiais voltadas à saúde da categoria. 

“Mas de certa forma, acho que foi bastante gratificante poder abordar e pesquisar sobre a saúde dos servidores do Judiciário Federal, mesmo sabendo que há particularidades em cada ramo e atividades distintas que existem nas mais diferentes áreas e tipos de trabalho desempenhados pelos servidores”.

Para Coelho, a leitura beneficiará toda a categoria, inclusive para as entidades representativas servirá como registro desse problema pelo qual passam muitos servidores, “em número bastante expressivo e significativo”.

“É uma obra feita para alertar a todos os servidores que o problema do adoecimento é real, e por isso deve haver união e somatório de forças para que possamos lutar sempre por um ambiente de trabalho sadio e digno, conforme prevê o próprio princípio da dignidade da pessoa humana e o direito à saúde, ambos amparados pela Constituição Federal”, destaca.

O livro pode ser adquirido on-line pelo site da editora. 

 

 

Acessos: 1369

É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
12 2
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
104 8
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
35 0