Ricardo dos Reis, do TRT3, poeta, intérprete e compositor, lança livro “De lá pra cá, de cá pra lá”

“Cheguei até a acreditar, certa vez, que a arte pudesse salvar o mundo. Hoje sei: não salva, mas atenua a dor”, diz.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Ricardo dos Reis, mineiro, de Belo Horizonte, servidor aposentado do TRT3, é poeta, intérprete e compositor. Possui formação em Letras (Português/Inglês e suas literaturas), pela PUC/MG, e pós-graduação em educação musical pela UFMG. É autor do CD intitulado “Canção na cesta”, lançado em 2014, que pode ser encontrado em formato físico e nas plataformas digitais Spotify, Deezer, I-Tunes e YouTube. Trabalha atualmente no segundo CD, com previsão de lançamento para o primeiro trimestre de 2023. E “de lá pra cá, de cá pra lá”, lançou em dezembro do ano passado seu livro homônimo.

“De lá pra cá, de cá pra lá – Ensaio de um perâmbulo” aborda a trajetória de um protagonista entre o fundo do quintal e a varanda da casa onde mora, em difíceis tempos de isolamento social devido à pandemia.

O processo de escrita do autor iniciou-se há muito, “lá na adolescência, época em que senti necessidade de comunicar alguma coisa ao mundo. Muitíssimo antes de pensar em enveredar pelo curso de Letras.” Com relação à música, especificamente, o despertar não foi diferente. O processo iniciou-se também na adolescência, bem antes de sua pós-graduação em educação musical, na UFMG. “Cheguei até a acreditar, certa vez, que a arte pudesse salvar o mundo. Hoje sei: não salva, mas atenua a dor.”

Sobre “De lá pra cá, de cá pra lá – Ensaio de um perâmbulo”

O personagem, que não tem nome, privado de liberdade antes desfrutada, enxerga na escrita sua válvula de escape. Diante da situação inusitada e do novo modo de comportamento que se impõe, ele busca, na linguagem, uma forma de não sucumbir à loucura, à depressão. Assim, imerso no processo criativo, vão surgindo poemas, crônicas, tentativa de romance e demais relatos, durante os quais, a cada investida, ele se vê aliviado enquanto o tempo se esvai.

Acessos: 1284

Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
22 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
40 1
Você já viu o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025!?

Serão 10 feriados nacionais e 8 pontos facultativos, com direito a quatro feriadões durante o ano. E claro, o Carnaval continua sendo ponto facultativo.

📆 Use sua Agenda e Calendário da ANAJUSTRA Federal para planejar bons momentos!

🛍️🛒 e lembre-se usar os convênios do nosso Clube de Vantagens para economizar em viagens e passeios! 

#anajustrafederal #clubedevantagens #anajustrabeneficios #pju
26 2