Otto Pintiaski: servidor do TRT15 é músico desde a infância

Associado é pianista, compositor, organista, professor, regente e já participou de festivais nacionais e internacionais.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Otto Pintiaski tem uma história com a música que o acompanha desde a infância. Aos oitos anos, começou a aprender a tocar piano, e aos 13, ganhou o seu primeiro prêmio, no Concurso Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Depois da primeira conquista, o servidor não parou mais, e aos 15 anos, foi bolsista no Festival de Inverno de Campos do Jordão.

O talento de Otto também lhe garantiu a aprovação com nota máxima na prova de aptidão para o curso de Música da Universidade de São Paulo (USP) e, ainda estudante, participou de vários eventos e festivais.

Muito mais que um hobby, o amor de Otto pela música é também um ofício que requer muita dedicação. “Ser músico é 99% suor, é dar oportunidade para o talento se manifestar, é estar predisposto, é resolver de maneira técnica e com competência os desafios. A partir daí nasce a inspiração”, explica.

O processo criativo do artista também é baseado em muito estudo. “Muita gente fala da mítica ‘inspiração’. Confesso que já me ocorreu de estar na rua, em um mercado, um restaurante, e ‘surgir’ uma melodia, um motivo musical, alguns acordes, uns ritmos, e ter que pedir papel emprestado para notar as ideias. Mas não é essa a maneira mais comum”, recorda.

Mesmo com o trabalho no TRT15, Otto sempre encontra espaço em sua agenda para continuar se dedicando a música. “Posso dizer que desde meus 13 anos nunca deixei de ser músico. Trata-se de saber gerenciar o tempo e otimizar o estudo para obter frutos.”

As apresentações também não deixaram de acontecer, e o associado já se participou de festivais em Londrina, Prados, Campo Grande, Campos do Jordão e, mais recentemente, no Festival MISA de Tbilisi, na Georgia, país localizado no Leste Europeu, e que fazia parte da extinta União Soviética.

As inspirações e referências musicais de Otto também são bastante extensas, passando desde o clássico a populares como rock e pop. “Os músicos e compositores que considero essenciais são Bach e Scriabin. Claro que há centenas de compositores clássicos maravilhosos, mas estes são os dois que mais fundo dialogam com minhas obras”, explica.

Outra grande inspiração de Otto é sua família, que também é formada por músicos. “Meu pai sempre tocou piano e órgão, regeu coral e escreveu arranjos e composições para coro misto, minha mãe sempre cantou. Além de meu pai, tenho um tio que também é músico.”

Para conhecer mais sobre a história de Otto, suas obras ou ainda, enviar uma mensagem, acesse suas redes sociais no Facebook e Instagram.

Confira alguns trabalhos do artista

 

Acessos: 3

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
123 9
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
13 3
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1