O pai, a filha e o balão, por Bartolomeu Feitosa

Profissionais ou amadores, os escritores estão sempre em destaque no Espaço Cultural da ANAJUSTRA. Em cada participação, um novo talento e uma nova temática. E a cada texto, novas emoções vivenciadas. É assim com “O pai, a filha e o balão”, crônica de Bartolomeu Cardoso Feitosa, técnico judiciário do TRT da 16ª Região há 18 anos.

Ao descrever uma cena quase que corriqueira, o conto de Feitosa revela nuances da relação entre pai e filhos, conseqüências e ligações que estão por trás dela. Como gênero narrativo, é isso que a crônica reserva.  Relatos do cotidiano, pintados pelas mãos de quem tem a escrita como arte.

Feitosa ainda não tem nenhum livro publicado, mas guarda seus textos (poesias e crônicas) para quem sabe, num futuro vê-los pintados em uma publicação.

Que bom seria se todas as vezes em que os filhos vissem os pais seus olhos brilhassem tanto quanto os daquela menina ao olhar o balão! Que bom seria se a imagem de um pai estivesse sempre acompanhada de boas recordações como aquelas que o balão a fez recordar: momentos de alegria, amizade, muito carinho, sorrisos, afeto etc. Melhor seria ainda se a imagem do pai nunca estivesse vinculada a sofrimentos de espécie alguma, nenhuma agressão, nenhuma dor, nenhuma tristeza e nenhum constrangimento

(Trecho de “O pai, a filha e o balão)

Confira a íntegra da crônica

why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat

O PAI, A FILHA E O BALÃO

Era mais um daqueles dias de rotina: acordar às 05h, tomar banho, tomar café, levar as crianças ao colégio e, em seguida, ir para o trabalho. O trânsito, como sempre, estava intenso logo às 06:45. Num determinado momento, com o sinal fechado, pude observar à minha frente um motoqueiro com uma criança na garupa, ambos com capacetes, como é o correto. Ela, uma menina de aproximadamente oito anos, ele, talvez com trinta.  De repente, à nossa frente, do lado direito, apareceu um pequeno balão verde, já meio murcho, mas ainda fácil de ser levado pelo vento. Naquele momento, os olhos da menina se voltaram para aquele objeto mágico, digo mágico pelo poder de atração que o mesmo exercia sobre aquela criança. Ela fixou seus olhos naquele pequeno brinquedo e parecia  não querer perdê-lo de vista.

O sinal abriu, o trânsito começou a fluir, e seu pai começou a deslocar-se vagarosamente, acompanhando a movimentação dos outros veículos. Porém, ela não queria sair daquele local e, lentamente, foi virando sua cabeça para o lado, mantendo fixo o olhar no balão que teimava em continuar no mesmo lugar. Eu fiquei encantado com aquela cena e comecei a fazer questionamentos: – o que tinha de especial aquele objeto que atraía tanto aquela criança? Qual o segredo para tanto fascínio? Após refletir por alguns instantes, cheguei a algumas conclusões: com certeza a imagem do balão estava relacionada a fatos agradáveis e a bons momentos vividos que valiam a pena serem recordados. Naturalmente, tentamos apagar de nossa mente aquelas lembranças que nos remetem a fatos desagradáveis ou que nos causaram dor e sofrimento.  Mas, e o balão? Ah, esse sim nos traz boas recordações. O balão lembra festa, alegria, amigos, carinhos, muitos carinhos, afagos, beijinhos, presentes, guloseimas, roupas novas, novos amigos, brincadeiras, enfim, tudo de bom como dizem as crianças.

Aquela menina, com certeza, fez em alguns segundos uma volta ao passado, por sinal bem recente, lembrando-se de momentos felizes, e essas lembranças lhe causaram tamanha sensação de prazer e bem-estar que ela não queria de maneira alguma afastar-se daquele lugar. Lembrou-se dos seus aniversários e dos aniversários dos familiares e amigos. Lembrou também as festinhas no colégio, no condomínio, em locais diversos, etc. Eu então me perguntei: será que existiria alguma outra coisa ou alguém que despertasse naquela criança o mesmo sentimento? Se existisse esse alguém, que bom seria se fosse o próprio pai. Que bom seria se todas as vezes em que os filhos vissem os pais seus olhos brilhassem tanto quanto os daquela menina ao olhar o balão! Que bom seria se a imagem de um pai estivesse sempre acompanhada de boas recordações como aquelas que o balão a fez recordar: momentos de alegria, amizade, muito carinho, sorrisos, afeto etc. Melhor seria ainda se a imagem do pai nunca estivesse vinculada a sofrimentos de espécie alguma, nenhuma agressão, nenhuma dor, nenhuma tristeza e nenhum constrangimento. 

Nós pais, devemos sim educar, orientar e até repreender quando necessário, porém sem nunca deixar de ser o balão na vida de nossos filhos.

Tio Beto

São Luís, 12 de maio de 2009

 

how do you know if you have gonorrhea can you get chlamydia in the mouth symptoms for stds
why women cheat reasons why women cheat on their husbands why married men cheat

Acessos: 26

Julho é um dos meses mais movimentados do ano para quem vai pegar estrada, embarcar em um voo ou aproveitar alguns dias de descanso. E no meio do planejamento, tem um item que muita gente esquece: o seguro viagem.

Um mal-estar, uma infecção, extravio de bagagem ou até um imprevisto simples podem transformar as férias em dor de cabeça. Por isso, viajar protegido faz toda a diferença. 

✈️ A ANAJUSTRA Corretora @anajustracorretora oferece opções de seguro viagem com cobertura nacional e internacional, além de atendimento especializado para ajudar você a escolher a melhor proteção para sua viagem e sua família.

📲 Fale com a equipe pelo WhatsApp: 6133226864

#anajustrafederal #seguroviagem #feriasdejulho
9 0
Seu benefício de farmácia ficou ainda melhor 💊

Ampliamos um dos convênios mais usados do Clube de Vantagens.

Agora, associados contam com até 60% OFF em medicamentos na Drogasil e na Raia.
@drogasiloficial @raiaoficial 

Mais economia para cuidar da saúde, sempre.

#ClubeDeVantagens #ANAJUSTRAFederal
11 0
17 de junho, Dia do Servidor Público Aposentado 

Quando se aposentou, a Jerusa, do TRT9, achou que finalmente teria tempo para fazer tudo o que havia deixado para depois.

Vieram os cuidados com a saúde, os filmes que estavam na lista há anos, uma viagem inesquecível para Paris... e também uma pergunta que muitos aposentados conhecem bem:

“E agora?”

A resposta ela encontrou aos poucos: em novos projetos, nos estudos, nas viagens, nos encontros com amigos, na convivência com a família e na decisão de continuar vivendo intensamente cada fase da vida.

Neste Dia do Servidor Público Aposentado, compartilhamos a história da Jerusa para homenagear todos aqueles que dedicaram anos ao serviço público e que seguem construindo novos capítulos, sonhos e conquistas.

💙 Feliz Dia do Servidor Público Aposentado!

@jerusoberte 
#anajustrafederal #diadoservidorpublicoaposentado
170 9