Em obra infanto-juvenil, servidor combate preconceitos vividos por pessoas com deficiência

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Há um ano, Ari Heck se dedica ainda mais à leitura e escrita, desde que se aposentou pelo TRT gaúcho, após mais de duas décadas dedicadas à Justiça Trabalhista. Mas a escrita sempre fez parte de sua vida, mesmo quando era mesclada ao universo jurídico. “Hoje, com dedicação exclusiva, posso me dar ao luxo de ler sobre temas diferentes que despertavam minha curiosidade”, afirma.

Com a leitura não foi diferente. “Na verdade, a paixão pela leitura veio na infância, quando ainda morava no meio rural de Boa Vista do Buricá, uma pequena cidade no noroeste do estado. Como era de uma família muito humilde, me foi apresentado o primeiro livro nos primeiros dias de aula. Aliás, além de aprender a ler em português, tinha que aprender a falar em português, pois meus pais eram agricultores germânicos.”
 
Um dos livros que mais marcaram sua vida é o “Pêndulo do Relógio”, de autoria do escritor gaúcho Charles Kiefer. “Esse livro despertou o meu sonho de ser escritor. Quando a professora que indicou o livro disse que se tratava de um escritor nascido em Três de Maio, cidade vizinha à minha terra natal, pensei: se ele conseguiu ser escritor eu também posso”, relembra. 
 
“Chegando em casa, procurei o seu endereço e só havia da editora, mesmo assim escrevi uma cartinha contando do meu sonho e do meu gosto pela leitura. Para minha surpresa, algumas semanas depois recebi mais de uma dezena de livros de presente com uma cartinha. Nesta carta que tinha o timbre da editora uma frase me marcou e serve de lição de vida para mim: ‘se você sonha em ser um escritor então leia, leia muito, leia muito mesmo, nem que seja bula de remédio, mas leia’.”
 
Problematizando os preconceitos
 
Após publicar quatro livros, mesmo sem um processo criativo disciplinado, Ari ainda tem muito assunto para materializar nas páginas, entre eles, sobre o cotidiano das pessoas com alguma deficiência. Enquanto cadeirante, por conta de uma paralisia infantil, ele resolveu lançar o último livro, “Pé na Estrada”, para o público infanto-juvenil. “A criança nasce e cresce nos primeiros anos sem preconceitos e é na adolescência que começam a surgir os ‘pré-conceitos’. Você imagina encher as bibliotecas de livros contando que todos temos as diferenças, mas acima de tudo somos todos iguais, sem distinção de crença, raça, físico… Pois esta é a minha ideia”, explica.
 
“No livro, eu narro a aventura de um pai deficiente com seu filho não deficiente. As crianças que leram o meu livro não perceberam que o pai era deficiente, porém os adultos me diziam: ‘poxa, que força de vontade tua, mesmo deficiente fez isso para o teu filho e eu bem das pernas nunca fiz’. Isso é transformar. Isso é construir uma sociedade sem preconceitos ou com menos preconceitos. Infelizmente os escritores não têm tido o reconhecimento que realmente merecem, mas isto não me desmotiva de continuar escrevendo.”

Para entrar em contato com o escritor e adquirir uma das obras, envie e-mail para escritorariheck@terra.com.br ou acesse o site do servidor.

Acessos: 0

2026 é oficialmente o ano dos feriadões. Para quem quer aproveitar as folgas e viajar, a @anajustracorretora oferece as melhores opções de seguro viagem, com descontos acima do mercado.

Se vai pegar a estrada de carro, os descontos nos seguros auto também são os mais vantajosos. E para relaxar de verdade nos dias de folga, nada como contar com os melhores seguros residenciais.

Acesse o site e confira todos os seguros com as melhores condições do mercado!

📲 Fale com a ANAJUSTRA Corretora pelo WhatsApp ou envie e-mail para
cotacao@anajustrafederal.org.br

#anajustra #viajar #seguroviagem
7 0
A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
132 10
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
15 5
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
31 1