“Amor de Escravo”: Geovania Freitas lança seu quinto livro

Servidora do TRT6 é premiada pela Academia Pernambucana de Letras e membro da Academia de Letras do Brasil desde 2015.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Geovania Freitas é advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil, oficial de Justiça Avaliadora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e poeta de coração. Se dedica aos versos e romances desde a adolescência e, há mais de 10 anos, compartilha suas produções e lançamentos no blog Espaço Cultural. No próximo dia 16/4, ela lançará seu quinto livro “Amor de Escravo”, publicado pela Editora da UFRPE. O evento será às 16h, na Livraria Jaqueira, em Recife.

“Eu cresci ouvindo histórias de engenhos e canaviais contadas por meu pai. Décadas depois fui nomeada como oficiala de justiça para trabalhar em Vitória de Santo Antão- PE, onde tinha uma vasta área canavieira de velhos engenhos e novas usinas de açúcar e álcool. Alguns anos atrás visitei o engenho Massangana, local onde Joaquim Nabuco passou sua infância na casa da madrinha. Chegou a pandemia, comecei uma nova graduação na UFRPE, desta vez em Ciências Sociais – pois minha formação é em Direito -, e na quarentena, lendo O Abolicionismo, de Joaquim Babuco, com aulas on line na quarentena, veio a inspiração para juntar todos os elementos e escrever Amor de Escravo.”

Sobre “Amor de Escravo”

O livro é um romance de ficção histórica que traz a narrativa para as últimas décadas do século XIX, que caminha em direção ao fim da escravidão no Brasil. Ambientado num engenho na região da mata sul de Pernambuco, tem passagens marcantes na adaptação do protagonista – menino branquinho de engenho -, na cidade do Recife, capital do estado, onde ele começa a estudar na Faculdade de Direito, cenário promissor de grandes poetas, juristas e intelectuais do Brasil, ainda colônia de Portugal.  

Em período de plena efervescência de independência e principalmente pelo fim da escravidão – herança perene dos portugueses implantada na sociedade indígena brasileira -, os jovens da faculdade se unem a Joaquim Nabuco, líder abolicionista, em prol da causa escravagista. O racismo e o preconceito gerados com a escravidão não impedem de florescer entre os desiguais o amor, sentimento livre e tão igual para qualquer homem e acima de qualquer compreensão humana. Mas o difícil mesmo é vivê-lo.

“Todos os personagens são fictícios, menos Joaquim Nabuco”, diz a autora.

Mais sobre a autora

Em 2006, Geovania resolveu tornar públicas as suas poesias no livro “Noites Claras”, que pode ser encontrado nas melhores livrarias do país. Em 2007, publicou o romance regional “Pernambucana”, vencedor do prêmio Dulce Chacon da Academia Pernambucana de Letras. Em 2019, lançou seu quarto livro “O Inquilino Palhaço e Outros contos”, premiado pela Academia Pernambucana de Letras no mês de fevereiro de 2019 na categoria melhor livro de autoria de escritora nordestina. É membro da Academia de Letras do Brasil desde 2015.

 

Acessos: 931

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
93 8
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
8 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
29 1