
Proposta exige o compartilhamento de dados sobre remuneração de servidores
O acesso aos dados terá como finalidade específica o aperfeiçoamento da…
A petição da ANAJUSTRA Federal na plataforma Change.org contra a PEC 32/2020 alcançou mais de 40 mil assinaturas. Com a marca batida, a entidade enviou ontem, 29/6, o abaixo-assinado para todos os 513 deputados federais, em especial, para o presidente e vice-presidente da Comissão Especial que discute a reforma administrativa, além dos presidentes dos partidos e líderes de bancada que integram o colegiado e aos membros titulares e suplentes.
O documento ressalta pontos preocupantes do texto como o fim da estabilidade, a nomeação de pessoas sem vínculo com o governo para cargos de chefia e liderança, o fim da obrigatoriedade das escolas de governo, a possibilidade de o chefe do Poder Executivo dispor, por meio de decreto, sobre alteração e reorganização de cargos públicos efetivos do Executivo e de suas atribuições.
Relator da PEC 32/2020 critica livre nomeação para cargos de chefia e liderança
Em primeira audiência pública, Arthur Oliveira Maia defendeu a modificação desse ponto na proposta.
Estudo aponta que a PEC 32/2020 pode afetar todos os servidores
Documento refuta tese do governo sobre não aplicabilidade da proposta aos atuais servidores.
ANAJUSTRA Federal lança vídeo da campanha contra a reforma administrativa
Material faz alerta à sociedade sobre os malefícios da PEC 32/2020.
Reforma administrativa: estabilidade para atuais servidores?
Na coluna deste mês, Roberto Bucar faz uma análise sobre a tramitação da PEC 32/2020 e sobre seu ponto mais polêmico, a estabilidade.
A associação apresenta, ainda, o Estudo Técnico-Jurídico de autoria da diretora de Assuntos Legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, no qual são apontadas as ilegalidades contidas na proposta, bem como as ameaças escondidas em seu texto.
O envio do abaixo-assinado faz parte de uma grande campanha da entidade contra a reforma administrativa. O objetivo é demonstrar o descontentamento dos servidores do Judiciário em relação à matéria, além de fornecer subsídio técnico-jurídico para atuação parlamentar contra a PEC 32/2020.
Leia a íntegra do documento enviado para os deputados
Ao Excelentíssimo(a) Deputado(a) Federal,
A Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal (ANAJUSTRA Federal), associados e sociedade em geral, signatários deste abaixo-assinado, com mais de 40 mil assinaturas, vimos apresentar a Vossa Excelência, Sr. Presidente da Comissão Especial da Reforma Administrativa, o posicionamento de repúdio contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 por entendermos que sua aprovação poderá acarretar sérios prejuízos para o serviço público e para a população brasileira.
Nosso posicionamento tem como base Estudo Técnico Jurídico de autoria da diretora de Assuntos Legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, no qual são apontadas as ilegalidades contidas na proposta, além de destacadas as ameaças escondidas em seu texto e, por meio dele, a ANAJUSTRA Federal contesta publicamente os argumentos pró-reforma, que se destinam ao desmonte da máquina pública.
A ANAJUSTRA Federal (Associação Nacional dos Servidores do Judiciário Federal) é uma associação que representa hoje cerca de 50 mil servidores do Poder Judiciário da União (PJU), das justiças Federal, Eleitoral, Militar e Trabalhista, além dos Conselhos e Tribunais Superiores, congregando assim, toda a categoria.
Proposta pelo governo, de forma simplista, como solução para todos os problemas do serviço público, muitos itens da PEC 32/2020 vão na contramão deste argumento, atacando institutos que, desde a Constituição Federal de 1988, promovem a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos.
O fim da estabilidade, a nomeação de pessoas sem vínculo com o governo para cargos de chefia e liderança, o fim da obrigatoriedade das escolas de governo, a possibilidade de o chefe do Poder Executivo dispor, por meio de decreto, sobre alteração e reorganização de cargos públicos efetivos do Executivo e de suas atribuições, são alguns exemplos que irão deteriorar a estrutura do serviço público, enfraquecendo, entre outros pontos, a meritocracia e a segurança jurídica, especialmente dos servidores efetivos, sem gerar efetivamente economia para o erário.
Diante do exposto, constatamos que a proposta de reforma administrativa abre inúmeras brechas para casos de corrupção, peculato e apadrinhamento político, exemplos dos maiores prejuízos para toda a sociedade. Além disso, é visível o objetivo de desvalorizar e desmoralizar o funcionalismo, com o fim último de extinguir a carreira pública.
A ANAJUSTRA Federal espera que este abaixo-assinado e o Estudo Técnico apresentados contribuam para vossa atuação parlamentar em defesa da sociedade e do serviço público e se coloca à disposição para atuação conjunta contra esta proposta que tanto afronta o funcionalismo público e o próprio Estado brasileiro.
Certos de vosso apoio e empenho,
Antônio Carlos Parente Macedo de Andrade
PRESIDENTE – ANAJUSTRA FEDERAL
Acessos: 9
ECONOMIA DE MILHÕES | CLUBE DE VANTAGENS
💰 Já viu quanto os associados da ANAJUSTRA Federal economizaram no último ano? 💰
Com o Descontômetro, você acompanha em tempo real o total de descontos concedidos na nossa rede conveniada nos últimos 12 meses. Atualmente, esse número já ultrapassa R$ 17,5 milhões!
Seja na compra de um carro 🚗 com as montadoras parceiras (Honda, Chevrolet, Nissan e Jeep) ou na sua rotina de cuidados com descontos em farmácias 💊 (Drogasil, Droga Raia e outras), a economia está sempre ao seu lado!
Acesse o Clube de Vantagens e veja como você pode aproveitar ainda mais!
anajustrabeneficios.com.br
#anajustrafederal #convenios #clubedevantagens #pju #servidorpublico
Abril foi a vez de Luiz Alberto Pereira Feitosa, do TRT1, compartilhar com todos os colegas suas “Memórias do Judiciário”.
A participação do associado está em nosso calendário 2025, inspirado nas muitas iniciativas da justiça brasileira para eternizar sua história institucional.
→ Arrasta pro lado e conheça a memória de Luiz.
#anajustrafederal #memoriasdojudiciario #pju #calendario2025 #calendarioanajustrafederal
Justiça Militar da União | 217 anos de história
A mais antiga corte de justiça do País completa hoje, 1º de abril, 217 anos de existência. Conforme previsto no artigo 124 da Constituição Federal, cabe à JMU julgar os crimes militares previstos em lei.
A todos que compõem a JMU, em todo território nacional (em suas 12 Circunscrições Judiciárias Militares), nossos parabéns!
#soumaisjustica #anajustrafederal #jmu
Sim! Faça seu recadastramento mesmo que seus dados não tenham mudado! É assim que você garante seu número da sorte para participar do sorteio de um iPhone 16, uma Alexa e um notebook Dell!
#iphone16 #alexa #notbookdell #recadastramento #anajustra #anajustrafederal
Quer ajuda para escolher o melhor plano de saúde? A JUSaúde, gestora de planos da ANAJUSTRA Federal, agora oferece atendimento especializado via WhatsApp e ligação agendada!
Com um portfólio crescente, são 7 operadoras parceiras e opções em 24 estados + DF, incluindo planos com ou sem coparticipação, ampla rede credenciada e plano odontológico gratuito.
📲Ficou interessado?
Para iniciar o atendimento, envie uma mensagem no WhatsApp da associação (61 3322-6864) e toque em "saúde" no menu. Depois, basta selecionar o seu estado para iniciar a conversa.
📅 Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 18h (horário de Brasília).
🔗 Consulte um especialista e faça a melhor escolha!
#anajustrafederal #jusaúde #planodesaude
Chegou a vez de quem vive ou passa por Rondônia conferir convênios presenciais que ajudam a economizar no dia a dia, como hotéis e farmácias, ou ao longo do ano, como academias e colégios.
São diversas opções para associados e seus dependentes.
💡 Tem uma sugestão de loja ou serviço para adicionarmos? Estamos ouvindo você! É só entrar em contato pelo e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou pelo WhatsApp (61) 3322-6864.
#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #rondonia #portovelho