Delegada Ione é eleita presidente da Comissão de Administração e Serviço Público
A comissão discute temas como a organização político-administrativa da…

Os impactos fiscais da PEC 32/2020 foram o tema da quinta live da série “Reforma administrativa: impactos no serviço público e na sociedade” que aconteceu ontem, 16/6, pelo Instagram e YouTube da ANAJUSTRA Federal. O convidado dessa vez foi o consultor legislativo do Senado Federal, Vinícius Amaral, autor do estudo “Aspectos Fiscais da PEC 32/2020 (“Reforma administrativa”) e Proposta de Medidas Alternativas”.
Ele fez duras críticas à proposta e destacou aspectos como a ameaça de conquistas históricas, o aparelhamento e gestão do Estado brasileiro, aspectos fiscais, profissionalização dos servidores, fragilização do serviço público com o fim da estabilidade, entre outros pontos. “Essa PEC está buscando implodir tudo o que se logrou avançar nos últimos 30 anos no Brasil em termos de serviço público. É realmente um ataque muito forte a todo o modelo de serviço público profissional instituído pela nossa Constituição”, criticou.
Consultor do Senado é o entrevistado da série de lives sobre a PEC 32/2020
Ideia legislativa contra a PEC 32/2020 ultrapassa 20 mil apoios
Conheça os integrantes da Comissão Especial da reforma administrativa
Envie carta contra a PEC 32/2020 aos integrantes da Comissão Especial
Amaral também abordou o fim da obrigatoriedade das escolas de governo previsto na PEC. “Uma questão muito importante é a obrigação de que os entes públicos mantenham escolas de governo para a formação contínua dos seus servidores, inclusive no Poder Judiciário existem diversas escolas. Essa PEC simplesmente elimina essa obrigatoriedade.”
Servidores estáveis
Para o consultor, o fim da estabilidade traz riscos para os servidores e para o serviço público. “Toda essa fragilização com o fim da estabilidade sem deixar claro quais seriam as hipóteses para o desligamento dos servidores é outro ponto preocupante da reforma. Não há argumentos que justifiquem essa medida, visto que a Constituição já deixa bem claro as hipóteses de perda de cargo no serviço público. Essa PEC prevê ainda a ampliação da possibilidade de contratação de servidores temporários, algo que é previsto na CF somente em casos emergenciais.”
Amaral comentou, ainda, sobre os impactos da reforma administrativa no Judiciário Federal. “Tenho seríssimo receio com a Justiça Eleitoral. Esse nível de aparelhamento previsto na PEC atinge todos os órgãos. Imagine as equipes da Justiça Eleitoral que cuidam da lisura da segurança das eleições, concursados experientes que estão lá há décadas, serem substituídos por pessoas indicadas politicamente? Isso representa um risco para a democracia brasileira”.
Confira a conversa na íntegra
O estudo
No estudo “Aspectos Fiscais da PEC 32/2020 (“Reforma administrativa”) e Proposta de Medidas Alternativas”, o consultor legislativo em Orçamento e Fiscalização do Senado Federal aponta as inconstitucionalidades e os prejuízos da PEC 32/2020 para os cofres públicos. O material apresenta dados na contramão do que afirma o governo sobre a redução de gastos da máquina pública e afirma que, se aprovada, a matéria terá impacto negativo no orçamento público, além de abrir brechas para aumentar a corrupção na administração pública.
“Dados os extraordinários montantes envolvidos na administração das finanças públicas, mesmo efeitos proporcionalmente pequenos do Estado podem provocar prejuízos de enorme monta”, diz o documento. “Manipulando taxas de juros da dívida pública federal em 1%, por exemplo, já resulta em um prejuízo na ordem de R$ 60 bilhões ao ano”, destaca o especialista.
Campanha virtual
As lives da ANAJUSTRA Federal são parte da grande campanha virtual que a associação tem promovido contra a reforma administrativa. Nas quatro primeiras, foram entrevistados a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS), o doutor em economia, servidor público federal e presidente da Afipea-Sindical José Celso Cardoso Júnior, o professor e servidor do Judiciário Federal Thállius Moraes, e a pós-doutora em economia e ex-técnica do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Regina Camargos.
Na conversa desta quarta-feira, 16, Vinicius Amaral elogiou a iniciativa da entidade e reforçou que a mobilização dos servidores será determinante para barrar o andamento da matéria na Comissão Especial.
Outras ações
Na página “Abaixo à PEC 32”, a associação disponibilizou ferramenta de envio de e-mails aos deputados. Nela, o servidor também encontra links para abaixo-assinados contra a proposta; para a enquete da Câmara “Qual a sua opinião sobre a PEC 32?”, que é outra opção para pressionar os congressistas contra as mudanças propostas para o funcionalismo; e para apoio à ideia legislativa que pede a rejeição da reforma.
Acessos: 10
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.
Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.
Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira