Boletim jurídico do mês de dezembro

Andamentos e alguns motivos que explicam porque processos judiciais demoram a ser julgados.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Muitos associados da ANAJUSTRA Federal perguntam porque os processos judiciais da entidade demoram a ser julgados. Uma ação na Justiça Federal tramita, em média, por oito anos. Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), alguns dos motivos que contribuem para a morosidade do Judiciário são o excesso de demanda, a escassez de magistrados e servidores e a burocracia.

Nas ações que envolvem a União, outro empecilho são os constantes recursos utilizados pelo Ente Público para adiar a resolução das etapas e o julgamento do processo. Isso responde porque algumas das ações da entidade passam anos e anos sem uma decisão.

Por outro lado, a assessoria jurídica da ANAJUSTRA Federal se mantém atuante e está sempre pronta para ingressar com as medidas cabíveis quando a União tenta paralisar as demandas. Neste boletim trazemos exemplos disto.


Leia também

ANAJUSTRA Federal abre novos grupos de adesão à três ações
Advogado fala sobre pagamentos de passivos das ações dos Quintos e de RRA
Ação para permitir aposentadoria ou pensão em regras mais vantajosas
Vitórias e destaques jurídicos de 2021


Em 9/11, a ação de Acessórios de Quintos (Juros de mora, PSSS e diferença de correção monetária) foi julgada sem resolução do mérito. Entendeu o juízo que os valores da questão deveriam ter sido pedidos na origem. No entanto, o imbróglio dos Quintos só teve uma decisão definitiva com o julgamento do RE 638.115, no Supremo Tribunal Federal (STF), no final de 2019. Assim, no mês seguinte à extinção do processo, os advogados da associação apelaram da decisão e aguardam revertê-la em segunda instância.

Outro exemplo da atuação vigilante e estratégica da assessoria jurídica é o da ação sobre o valor da hora extra trabalhada valendo-se dos divisores, 100, 150, 175 e 200 VFE as jornadas de cada servidor. Em novembro, ela teve acolhido, parcialmente, embargos de declaração para reconhecer o pagamento de parcelas em atraso aos associados. Em 7/12, a ANAJUSTRA Federal juntou recurso de apelação pedindo a integralidade do pagamento. Logo em seguida, no entanto, a União recorreu contra o pedido. Agora, os recursos serão analisados.

Outra vertente

Além de estar atenta ao andamento dos processos, a assessoria desenvolve, permanentemente, estudos jurídicos para a apresentação de novos pleitos. É o caso da ação para declarar a inconstitucionalidade do artigo 35, incisos II, III e IV da Emenda Constitucional (EC) 103/2019, que colocou as novas regras da previdência em vigor.

Resumidamente, o processo visa permitir aos servidores condições mais vantajosas de aposentadoria e pensão. Lançada em outubro passado, a ação teve seu primeiro grupo distribuído na Justiça Federal em dezembro, com pedido de antecipação de tutela, e tem um novo grupo aberto para adesão.

Também estão abertos para adesão novos grupos das ações da GAJ e da absorção da VPI a partir de integralização dos reajustes da Lei nº13.317/2016, ambas com decisões favoráveis em primeira instância.

Acesse a área restrita para aderir online

Este boletim traz ainda notícias das ações da suspensão das novas alíquotas previdenciárias e do PSS/TRT2. Confira no resumo abaixo. 

AÇÃO DE DIFERENÇA DOS PRECATÓRIOS/ ACESSÓRIOS DE QUINTOS
(Juros de mora, PSSS e diferença de correção monetária)
Processo nº 1030878-07.2020.4.01.3400
15/12/2021 – Juntada de apelação
09/11/2021 – Extinto o processo sem resolução do mérito

AÇÃO VISANDO DECLARAR A INCONSTITUCIONALIDADE DO ART. 35, INCISOS II, III E IV DA EC 103/2019
Processo nº 1087806-41.2021.4.01.3400
17/12/2021 – Expedida/certificada a comunicação eletrônica.
17/12/2021 – Declarada suspeição pela juíza substituta LUCIANA RAQUEL TOLENTINO DE MOURA.
13/12/2021 – Distribuída na 7ª Vara Federal Cível de Brasília/DF com pedido de tutela antecipada.

AÇÃO VISANDO A SUSPENSÃO DAS NOVAS ALÍQUOTAS PREVIDENCIÁRIAS DA EC Nº 103/2019
Processo nº 1017100-67.2020.4.01.3400
02/12/2021 – Juntada de petição intercorrente pela União, requerendo o julgamento antecipado do processo com a sua total improcedência.

AÇÃO DE DEVOLUÇÃO DO PSSS (1996 a 1998) PARA SERVIDORES DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 2ª REGIÃO
Processo nº 0003060-19.2005.4.03.6100
16/12/2021 – Juntada de Petição de execução/cumprimento de sentença

AÇÃO – CALCULAR O VALOR DA HORA EXTRA TRABALHADA VALENDO-SE DOS DIVISORES 100, 150, 175 E 200 VFE AS JORNADAS DE TRABALHO DE CADA SERVIDOR
Processo nº 0043113-04.2012.4.01.3400
13/12/2021 – Juntada de recurso de apelação da União
07/12/2021 – Juntada de recurso de apelação da ANAJUSTRA Federal
18/11/2021 – Embargos de declaração parcialmente acolhidos para reconhecer também o pagamento de parcelas em atraso aos associados da autora.

Novos saques

Em dezembro, mais 283 servidores tiveram os valores da ação de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA) liberados para saque. Ao todo, em 2021, foram sacados mais de R$ 95 milhões e a estimativa para 2022 é que mais R$ 47 milhões sejam restituídos a servidores participantes do pleito.

Publicação periódica

O boletim jurídico é um publicação mensal que traz os andamentos das principais demandas da ANAJUSTRA Federal. Para conferir a movimentação das demais ações da entidade, acesse a área restrita.

 

Acessos: 63

CICLO DE PALESTRAS | ANAJUSTRA FEDERAL E FUNPRESP-JUD

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, com o especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), movimentou o TRT15, em Campinas, e foi marcada por forte adesão e muito engajamento dos servidores e magistrados presentes.

A ação integra o projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal com a Funpresp-Jud, e trouxe informação de qualidade, falas inspiradoras e orientações práticas.

🗣️ “Foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan sobre a palestra.

Também participaram os presidentes Antônio Carlos Parente (ANAJUSTRA Federal) e Amarildo Vieira de Oliveira (Funpresp-Jud), além da presidente do TRT15, Ana Paula Lockmann.

Assista ao vídeo e confira os melhores momentos desse encontro!

#anajustrafederal #educacaofinanceira #previdenciacomplementar #trt15 #funprespjud #servidorvalorizado #jurandirsell #circuitoanajustrafunpresp
34 4
💡 CASA CHEIA | ELOGIOS | EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A palestra “Superendividamento e Educação Financeira”, realizada nesta quinta (26), no TRT15, em Campinas, reuniu mais de 100 magistrados e servidores, superando as expectativas!

O evento faz parte do projeto-piloto de conscientização financeira e previdenciária da ANAJUSTRA Federal e da Funpresp-Jud e contou com a participação do especialista Jurandir Sell (@jurandirsell), além de atendimentos presenciais, simulações e informações sobre os benefícios oferecidos por ambas as instituições.
 
A abertura oficial do evento foi prestigiada pela presidente do Tribunal, Ana Paula Pellegrina Lockmann, o diretor-presidente da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, e o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente.

🗣️ A palestra “foi fantástica, ele foi muito esclarecedor”, disse a servidora Renata Trevisan, ao elogiar o palestrante.

📍Os atendimentos continuam nesta sexta (27), na Escola Judicial do TRT15. 

Confira no nosso recap um pouco do sucesso do evento! 

#ANAJUSTRAFederal #EducaçãoFinanceira #PrevidênciaComplementar #TRT15 #FunprespJud #ServidorValorizado #JurandirSell #CircuitoANAJUSTRAFunpresp
17 1
LIVE | INSTITUTO PÉROLA 

Assista na íntegra nossa conversa com Sílvia Pérola, criadora do treinamento “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”.

🎁 O associado Plauto Domingos Spagnol ganhou uma bolsa integral no treinamento!*
* Prêmio não contempla aéreo nem hospedagem. 

👩‍⚖️ Conheça a mente por trás do Instituto Pérola
Sílvia Pérola Teixeira Costa tem mais de quatro décadas de experiência no Direito do Trabalho. Atuou por 30 anos no TST, em cargos estratégicos como assessora de ministros e chefe de gabinete, além de ser advogada sênior com atuação nos tribunais superiores.

Criadora do treinamento “O Caminho das Pedras”, Sílvia alia técnica refinada, prática forense e um olhar sensível para a formação de profissionais mais preparados e seguros na advocacia trabalhista.

#anajustrafederal #institutoperola #ocaminhodaspedras #recursosderevista
36 2
Confira as apresentações do plano de previdência das Funpresp-Jud, com Edmilson Enedino das Chagas, Diretor de Seguridade da Funpresp-Jud e “Investimentos”, com Rodrigo Almeida, Gerente de Investimentos da Funpresp-Jud, parte do ciclo de palestras promovido pela ANAJUSTRA Federal e Funpresp-Jud. 

#anajustrafederal #funprespjud
14 0
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud estão juntas na missão de incentivar a conscientização financeira e previdenciária dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU). 

Nesta quinta-feira, 26/6, estamos na Escola Judicial do TRT15 falando sobre finanças e endividamento. 

🎥 Neste trecho, o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, e o diretor da Funpresp-Jud, Amarildo Vieira de Oliveira, falam sobre as respectivas entidades. 

#anajustrafederal #funprespjud
25 1
📣 RECURSO DE REVISTA – O Caminho das Pedras
com Sílvia Pérola

Você sabe mesmo o que acontece com o seu recurso quando ele chega ao TST? Na próxima quinta-feira (26/6), às 19h, a gente te mostra o caminho das pedras.

A live especial com Sílvia Pérola vai revelar os bastidores da admissibilidade de recursos no Tribunal Superior do Trabalho — e também os detalhes de um treinamento que tem transformado a atuação de quem é da Justiça do Trabalho.

🎁 E tem mais: associados que se inscreverem antecipadamente no site participam do sorteio de uma vaga gratuita no curso presencial!

⚖️ Quer entender o que realmente faz diferença na hora da análise do seu recurso? Então já ativa o lembrete e vem com a gente!

👩‍⚖️ Sobre a convidada:
Com mais de 40 anos de trajetória no Direito do Trabalho, Sílvia Pérola Teixeira Costa passou por cargos estratégicos no TST, como assessora de ministros e chefe de gabinete. Hoje, comanda o Instituto Pérola e compartilha seu conhecimento com quem quer ir além da teoria.

📍Quinta-feira, 26/6 – 19h
📍Ao vivo no Instagram da ANAJUSTRA Federal

#direitodotrabalho #recursoderevista #tst #advocaciatrabalhista #anajustrafederal #clubedevantagens #formacaojuridica
14 0