Servidora do TRT8 cria cartões-postais da cidade de Belém

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Cristina Gemaque dialoga com a capital paraense por meio de memórias impressas.

Na década de 1980, o irmão da fotógrafa e servidora do TRT8, Cristina Gemaque, residia na Alemanha e  sempre mandava cartões-postais de várias cidades, além de cartas. A paixão por papéis de carta e cartões-postais é desse período, de acordo com a fotógrafa, que também revela sua faceta de colecionadora.

“Com o passar dos anos, eu me envolvi cada vez mais com a fotografia, fiz várias exposições, e, além das fotos que as pessoas compram pra emoldurar, estampei minhas fotos em quadrinhos de vinil, caixas, canecas, capas de almofadas, sacolas, porta-copos e azulejos, então, pensei por que não em cartões-postais? Essa ideia surgiu de uma memória afetiva, de um encantamento antigo.”

A ideia era criar cartões-postais de Belém com as fotografias tiradas por Cristina, sua percepção da cidade e de vários prédios e cantinhos favoritos. A boa notícia é que ela se tornou realidade e os cartões serão vendidos em vários locais da capital paraense, a exemplo da loja de moldura Fast Frame, localizada no Shopping Boulevard e na Travessa Benjamin Constant, e na loja Maxcolor, na Rua João Balbi.

Cristina também pretende colocar os postais à venda em bancas de revistas, hotéis e na Estação das Docas.

Dialogando com Belém

Sobre o projeto, ela explica as opções disponíveis: “São dois tipos de envelopes, contendo 04 cartões-postais cada, a séria chamada ‘Diálogos com Belém Antiga’, como o próprio nome diz, é uma série de cartões em sépia que remete ao passado de Belém. As fotos de um dos envelopes enfocam mais os detalhes (Theatro da Paz, Ver-o-Peso, caixa de correspondência em frente à Casa das Onze Janelas e Igreja das Mercês) e do outro dá uma visão mais panorâmica (Forte de Castelo, Mercado de Carne, Instituto Evandro Chagas e Praça do Relógio). A proposta é que essa seja uma das séries, pois a intenção é fazer outras também”.

Para quem acha que em tempos de internet a materialidade da fotografia perdeu espaço, Cristina Gemaque afirma: “Se pretende se corresponder com alguém de forma rápida, instantânea, obviamente enviar cartões não é a melhor opção, porém se você é um colecionador, se você é uma admirador da arte da fotografia, se você quer presentear alguém, se quer se corresponder sem pressa, se quer até mesmo emoldurar os cartões, acho que a melhor opção é o cartão postal”.

Conheça um pouco mais sobre a fotógrafa Cristina Gemaque no post publicado no Espaço Cultural, em 2015.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
3 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
21 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
113 10
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
37 0