Servidora do TRT8 cria cartões-postais da cidade de Belém

Cristina Gemaque dialoga com a capital paraense por meio de memórias impressas.

Na década de 1980, o irmão da fotógrafa e servidora do TRT8, Cristina Gemaque, residia na Alemanha e  sempre mandava cartões-postais de várias cidades, além de cartas. A paixão por papéis de carta e cartões-postais é desse período, de acordo com a fotógrafa, que também revela sua faceta de colecionadora.

“Com o passar dos anos, eu me envolvi cada vez mais com a fotografia, fiz várias exposições, e, além das fotos que as pessoas compram pra emoldurar, estampei minhas fotos em quadrinhos de vinil, caixas, canecas, capas de almofadas, sacolas, porta-copos e azulejos, então, pensei por que não em cartões-postais? Essa ideia surgiu de uma memória afetiva, de um encantamento antigo.”

A ideia era criar cartões-postais de Belém com as fotografias tiradas por Cristina, sua percepção da cidade e de vários prédios e cantinhos favoritos. A boa notícia é que ela se tornou realidade e os cartões serão vendidos em vários locais da capital paraense, a exemplo da loja de moldura Fast Frame, localizada no Shopping Boulevard e na Travessa Benjamin Constant, e na loja Maxcolor, na Rua João Balbi.

Cristina também pretende colocar os postais à venda em bancas de revistas, hotéis e na Estação das Docas.

Dialogando com Belém

Sobre o projeto, ela explica as opções disponíveis: “São dois tipos de envelopes, contendo 04 cartões-postais cada, a séria chamada ‘Diálogos com Belém Antiga’, como o próprio nome diz, é uma série de cartões em sépia que remete ao passado de Belém. As fotos de um dos envelopes enfocam mais os detalhes (Theatro da Paz, Ver-o-Peso, caixa de correspondência em frente à Casa das Onze Janelas e Igreja das Mercês) e do outro dá uma visão mais panorâmica (Forte de Castelo, Mercado de Carne, Instituto Evandro Chagas e Praça do Relógio). A proposta é que essa seja uma das séries, pois a intenção é fazer outras também”.

Para quem acha que em tempos de internet a materialidade da fotografia perdeu espaço, Cristina Gemaque afirma: “Se pretende se corresponder com alguém de forma rápida, instantânea, obviamente enviar cartões não é a melhor opção, porém se você é um colecionador, se você é uma admirador da arte da fotografia, se você quer presentear alguém, se quer se corresponder sem pressa, se quer até mesmo emoldurar os cartões, acho que a melhor opção é o cartão postal”.

Conheça um pouco mais sobre a fotógrafa Cristina Gemaque no post publicado no Espaço Cultural, em 2015.

Acessos: 45

🏥 Saúde em foco no @trtrjoficial!

Nos dias 17 e 18/8, a ANAJUSTRA Federal esteve no Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, no Rio de Janeiro, levando informação e cuidado aos servidores.

Durante a ação, os participantes puderam aproveitar serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão, teste de glicemia e bioimpedância, além de contar com um plantão tira-dúvidas sobre as opções de planos de saúde oferecidas pela entidade.

E, nesta quarta-feira (19), o presidente da ANAJUSTRA Federal, Antônio Carlos Parente, acompanhado dos gerentes Nelson Dantas, Wallace Calazans e João Lemos, esteve com o presidente do TRT1, desembargador Roque Lucarelli Dattoli, para apresentar as alternativas de planos de saúde disponíveis para os servidores.

Também participaram do encontro o assessor da Presidência, Sérgio Lobo, e o vice-presidente do Tribunal, desembargador Leonardo da Silveira Pacheco.

🤝 A ANAJUSTRA Federal agradece ao TRT1 pelo espaço, pela receptividade e pela oportunidade de estar mais perto dos servidores, levando informação, prevenção e opções para cuidar da saúde de toda a família.

#anajustrafederal #trtrio #saude
30 2
Vocês correram, pedalaram, nadaram, dançaram, treinaram e, principalmente, compartilharam histórias. 💙

Encerramos na sexta a etapa de envio de participações para o Calendário ANAJUSTRA Federal 2027 – Servidores em movimento. A todos os associados que enviaram fotos e relatos, o nosso agradecimento por dividirem conosco um pouco de suas trajetórias e mostrarem como a atividade física faz parte de suas vidas.

Agora, começa uma nova etapa: a votação popular.

As 34 participações selecionadas estão disponíveis para votação e as 12 mais votadas irão compor o Calendário 2027.

Acesse o hotsite, conheça as histórias e vote nas suas favoritas.

O calendário é feito pelos associados. Agora, a escolha também é de vocês.

#anajustrafederal #servidoresemmovimento #calendário2027
11 0
Saúde, informação e proximidade com os servidores. 💙

A ANAJUSTRA Federal esteve nesta segunda-feira (17/8) no Edifício Sede do TRT da 1ª Região, @trtrjoficial  no Rio de Janeiro, para apresentar as opções de planos de saúde disponíveis aos associados e esclarecer dúvidas sobre coparticipação, portabilidade, reembolso e outros temas relacionados à assistência à saúde.

Participaram da ação o consultor de benefícios em saúde da ANAJUSTRA Federal, Nelson Dantas, e os gerentes João Lemos e Wallace Calazanz, além da representante da subsede do Rio de Janeiro, Priscilla Mayerhofer. 

E a programação continua! Nesta terça-feira (18/8), das 9h às 16h, a equipe estará no Fórum da Lavradio, com plantão para apresentação dos planos e esclarecimento de dúvidas, aferição de pressão e glicose, bioimpedância e distribuição de brindes, sucos e saladas de frutas.

📍 Rua do Lavradio, 132, 5º andar – Sala da ANAJUSTRA Federal – Lapa/RJ.

#anajustrafederal #saúde #trt1
68 4
Depois de explicar como começou o princípio contributivo no regime próprio dos servidores, Amarildo Vieira de Oliveira, Diretor-Presidente da Funpresp-Jud, explica as principais mudanças nas regras de aposentadoria trazidas pela EC 103/19, atualmente vigentes. 

Foram várias alterações, sendo que a última trouxe o aumento do tempo de contribuição e a redução nos valores dos benefícios, além da elevação da contribuição.

E, segundo Amarildo, novas reformas ainda estão por vir. Por isso, estar informado e se preparar para diferentes cenários é cada vez mais importante.

Dê o play e acompanhe mais um trecho da live “Reforma da Previdência: você está preparado para os impactos?”. 

Você também pode assistir à conversa completa no nosso canal do Youtube!

#anajustrafederal #funprespjud #reformadaprevidencia #previdenciacomplementar
67 3