Servidora do TRT8 cria cartões-postais da cidade de Belém

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Cristina Gemaque dialoga com a capital paraense por meio de memórias impressas.

Na década de 1980, o irmão da fotógrafa e servidora do TRT8, Cristina Gemaque, residia na Alemanha e  sempre mandava cartões-postais de várias cidades, além de cartas. A paixão por papéis de carta e cartões-postais é desse período, de acordo com a fotógrafa, que também revela sua faceta de colecionadora.

“Com o passar dos anos, eu me envolvi cada vez mais com a fotografia, fiz várias exposições, e, além das fotos que as pessoas compram pra emoldurar, estampei minhas fotos em quadrinhos de vinil, caixas, canecas, capas de almofadas, sacolas, porta-copos e azulejos, então, pensei por que não em cartões-postais? Essa ideia surgiu de uma memória afetiva, de um encantamento antigo.”

A ideia era criar cartões-postais de Belém com as fotografias tiradas por Cristina, sua percepção da cidade e de vários prédios e cantinhos favoritos. A boa notícia é que ela se tornou realidade e os cartões serão vendidos em vários locais da capital paraense, a exemplo da loja de moldura Fast Frame, localizada no Shopping Boulevard e na Travessa Benjamin Constant, e na loja Maxcolor, na Rua João Balbi.

Cristina também pretende colocar os postais à venda em bancas de revistas, hotéis e na Estação das Docas.

Dialogando com Belém

Sobre o projeto, ela explica as opções disponíveis: “São dois tipos de envelopes, contendo 04 cartões-postais cada, a séria chamada ‘Diálogos com Belém Antiga’, como o próprio nome diz, é uma série de cartões em sépia que remete ao passado de Belém. As fotos de um dos envelopes enfocam mais os detalhes (Theatro da Paz, Ver-o-Peso, caixa de correspondência em frente à Casa das Onze Janelas e Igreja das Mercês) e do outro dá uma visão mais panorâmica (Forte de Castelo, Mercado de Carne, Instituto Evandro Chagas e Praça do Relógio). A proposta é que essa seja uma das séries, pois a intenção é fazer outras também”.

Para quem acha que em tempos de internet a materialidade da fotografia perdeu espaço, Cristina Gemaque afirma: “Se pretende se corresponder com alguém de forma rápida, instantânea, obviamente enviar cartões não é a melhor opção, porém se você é um colecionador, se você é uma admirador da arte da fotografia, se você quer presentear alguém, se quer se corresponder sem pressa, se quer até mesmo emoldurar os cartões, acho que a melhor opção é o cartão postal”.

Conheça um pouco mais sobre a fotógrafa Cristina Gemaque no post publicado no Espaço Cultural, em 2015.

Acessos: 0

💬 “Não adianta só resolver a dívida. É preciso resolver a relação emocional com o dinheiro.”
— José Carlos Dorte, consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal

No episódio 17 do PodSer – o Podcast do Servidor, Dorte fala sobre os impactos do superendividamento e dá conselhos práticos — e humanos — para quem quer retomar o controle da vida financeira.

🧠 Ele lembra que estabilidade emocional e finanças caminham juntas, e que admitir que precisa de ajuda é um passo fundamental.

📲 Ouça agora no Spotify, Deezer ou no site da ANAJUSTRA Federal.
Link direto na bio!

#podseranajustra #podcastdoservidor #educacaofinanceira #endividamento #controlefinanceiro #anajustrafederal #servidorpúblico #superendividamento
11 0
🎓 A ANAJUSTRA Federal firmou parceria com o Instituto Pérola de Treinamento e Capacitação para a Advocacia, liderado pela professora Sílvia Pérola.

A partir dela, associados têm 40% de desconto no treinamento presencial “O Caminho das Pedras para a Admissibilidade de Recursos para o TST”, com data prevista para 11, 12 e 13 de agosto, em Brasília.

Com metodologia prática e inovadora, o treinamento é ideal para quem atua ou quer atuar nos Tribunais Superiores da área trabalhista.

📌 Vagas limitadas e desconto exclusivo disponível no Clube de Vantagens!

➡ Saiba mais: https://anajustrafederal.org.br/noticias/convenios/2025/06/parceria-com-instituto-perola-garante-desconto-em-treinamento-de-capacitacao-juridica 

#anajustrafederal #direitodotrabalho #tst #treinamentojurídico #clubedevantagens
17 2
Hoje é dia de homenagear quem construiu com dedicação a história da Justiça no Brasil.

A ANAJUSTRA Federal parabeniza cada servidor público aposentado.
Com ética, amor à profissão e compromisso, vocês deixaram um legado de valor inestimável.

🌿 Que esta nova fase seja repleta de saúde, conquistas e descobertas.
Vocês continuam sendo inspiração para todos nós!

📅 17 de Junho | Dia do Funcionário Público Aposentado

👇 E tem mais:
Preparamos conteúdos especiais para essa etapa da vida.
📌 Atividades para curtir a aposentadoria
📌 Dicas de saúde e bem-estar
📌 Orientações para cuidar da vida financeira

👉 Acesse tudo no nosso site. Link na bio!

#anajustrafederal #diafuncionáriopúblicoaposentado #servidoraposentado #reconhecimento #justiçafederal #vidaativa #aposentadoriaativa
25 1