Servidora e agrônoma: “O Solo” é tema do livro de Uilna Souza

Aposentadoria e pandemia levam associada a escrever sobre a importância do solo em nossas vidas e no meio ambiente, e os inúmeros problemas ambientais ligados direta ou indiretamente a esse recurso natural.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“O Solo” em amplitude e profundidade foi a nova inspiração para a servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), do Rio de Janeiro, Uilna Carvalho de Souza, voltar a escrever e publicar, 36 anos depois, sobre agronomia, sua primeira graduação.

Uilna Carvalho de Souza - Arquivo pessoal/ANAJUSTRA Federal

“Quando concluí a primeira graduação, em Engenharia Agronômica, surgiu a oportunidade de escrever um livro técnico para leigos. Dessa forma, escrevi meu primeiro livro ‘Prática de Produção de Sementes’ com orientações sobre como produzir sementes de várias espécies, cuja edição encontra-se esgotada”, contou a autora do título que atualmente pode ser encontrado em alguns sites de livros usados, como o Estante Virtual.

Mais de 30 anos depois, após ingressar em uma área do conhecimento completamente diferente, o Direito; a pose no TRT1 e a aposentadoria, Uilna recorda que a escrita a acompanha desde a adolescência. “[Nessa fase] comecei a escrever poemas e, mais tarde, a compor músicas. Porém, não segui por este caminho, descartei quase todos.”

Com a pandemia, porém, ela resolveu voltar a escrever e, “regressando à área agronômica, pude me atualizar, perceber os problemas ‘atuais’. Com isso, decidi abordar o tema ‘solo’, porque o considerei indispensável para a manutenção de um meio ambiente equilibrado. Afinal, nossa vida no planeta depende muito desse equilíbrio”, explicou.

O livro “O Solo” tem uma linguagem fácil, clara e objetiva, é ilustrado, permitindo ao leitor a imersão no tema. Trata-se de uma publicação de divulgação científica, paradidático, no entanto, pode ser apreciado por um público amplo, de todas as idades, seja para quem busca novos conhecimentos, seja para para público escolar desde o ensino fundamental até o médio.

O segundo título da servidora está à venda no site Letra Capital, onde é possível abrir as 15 primeiras páginas para conhecê-lo, e também pelo WhatsApp da editora: (21) 99380-1465.

Quem quiser o livro autografado, pode comprar direto com a autora por e-mail: uilna.alunos@gmail.com.

 

Acessos: 927

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
108 8
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
10 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
30 1