Servidora e agrônoma: “O Solo” é tema do livro de Uilna Souza

Aposentadoria e pandemia levam associada a escrever sobre a importância do solo em nossas vidas e no meio ambiente, e os inúmeros problemas ambientais ligados direta ou indiretamente a esse recurso natural.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“O Solo” em amplitude e profundidade foi a nova inspiração para a servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), do Rio de Janeiro, Uilna Carvalho de Souza, voltar a escrever e publicar, 36 anos depois, sobre agronomia, sua primeira graduação.

Uilna Carvalho de Souza - Arquivo pessoal/ANAJUSTRA Federal

“Quando concluí a primeira graduação, em Engenharia Agronômica, surgiu a oportunidade de escrever um livro técnico para leigos. Dessa forma, escrevi meu primeiro livro ‘Prática de Produção de Sementes’ com orientações sobre como produzir sementes de várias espécies, cuja edição encontra-se esgotada”, contou a autora do título que atualmente pode ser encontrado em alguns sites de livros usados, como o Estante Virtual.

Mais de 30 anos depois, após ingressar em uma área do conhecimento completamente diferente, o Direito; a pose no TRT1 e a aposentadoria, Uilna recorda que a escrita a acompanha desde a adolescência. “[Nessa fase] comecei a escrever poemas e, mais tarde, a compor músicas. Porém, não segui por este caminho, descartei quase todos.”

Com a pandemia, porém, ela resolveu voltar a escrever e, “regressando à área agronômica, pude me atualizar, perceber os problemas ‘atuais’. Com isso, decidi abordar o tema ‘solo’, porque o considerei indispensável para a manutenção de um meio ambiente equilibrado. Afinal, nossa vida no planeta depende muito desse equilíbrio”, explicou.

O livro “O Solo” tem uma linguagem fácil, clara e objetiva, é ilustrado, permitindo ao leitor a imersão no tema. Trata-se de uma publicação de divulgação científica, paradidático, no entanto, pode ser apreciado por um público amplo, de todas as idades, seja para quem busca novos conhecimentos, seja para para público escolar desde o ensino fundamental até o médio.

O segundo título da servidora está à venda no site Letra Capital, onde é possível abrir as 15 primeiras páginas para conhecê-lo, e também pelo WhatsApp da editora: (21) 99380-1465.

Quem quiser o livro autografado, pode comprar direto com a autora por e-mail: uilna.alunos@gmail.com.

 

Acessos: 927

🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
61 14
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
9 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
16 0