Delegada Ione é eleita presidente da Comissão de Administração e Serviço Público
A comissão discute temas como a organização político-administrativa da…
Na última semana, o Congresso Nacional aprovou o reajuste dos servidores do Poder Judiciário da União (PJU) em 19,25%, escalonado em três parcelas cumulativas. Serão 6% em fevereiro de 2023, mais 6% em fevereiro de 2024 e, por fim, mais 6,13% em fevereiro de 2025. Os servidores devem ficar radiantes? Claro que não!
Uma categoria que está há seis anos sem reajuste e fica, anos após ano, acumulando perda atrás de perda não tem muito o que comemorar. Ao contrário do que parte da imprensa noticiou, o que foi aprovado não foi um aumento salarial. Os 19,25% repõem apenas parte dos 35% que foram perdidos com a inflação dos últimos anos. Ressalto, devolve um percentual do que foi corroído pela inflação. Essa reposição nem mesmo se iguala ao poder de compra que se tinha em 2016 – data do último reajuste.
Se analisarmos apenas a primeira parcela de 6%, que será paga a partir de 01 de fevereiro do próximo ano, vamos constatar que ela irá cobrir, tão somente, a inflação deste ano de 2022. Mas não se esqueça, o fantasma da inflação no Brasil, anualmente, assusta a todos de forma implacável. Ou seja, além de não aliviar o saldo total acumulado dos últimos seis anos, os servidores vão ver parte dessas parcelas futuras do reajuste diminuírem pela inflação que, certamente, há de vir.

Antes da aprovação do PL 2441/22 no Congresso Nacional, na semana passada, a ANAJUSTRA Federal realizou uma enquete sobre o tema em uma newsletter especial da revista “Em pauta”, que abordava o andamento deste e de outros projetos de interesse da categoria.
Você acredita na aprovação do reajuste salarial em 2023? O percentual do reajuste é suficiente ou insuficiente? Essas foram as perguntas feitas e mais de 1600 associados participaram. Não houve surpresa nas respostas. Eles se dividiram entre acreditar ou não não aprovação do reajuste, mas a maioria esmagadora apontou que o percentual era insuficiente, o que foi reconhecido pela diretoria da ANAJUSTRA Federal.
“Apesar de não recompor efetivamente as perdas inflacionárias dos servidores, já representa um alívio. A partir disso, vamos reforçar a atuação em prol da revisão efetiva e da reestruturação do plano de cargos e salários dos servidores do PJU. Esse é e sempre será o objetivo central da associação: valorizá-los, melhorar as condições de trabalho e lutar pelo reconhecimento dos servidores ativos, inativos e pensionistas”, afirmou o vice-presidente da entidade, Aureo Pedroso.
Como bem disse o nosso vice-presidente, apesar de minguado, o reajuste não deixa de ser um alento para a categoria. Mas a verdade é que os servidores colhem frustrações de governo a governo… Expectativas são criadas, mas nada acontece à altura do que eles merecem.
Sinceramente, não dá para acreditar que houve verdadeiro empenho dos parlamentares para reconhecer o mérito de quem trabalha, de fato, pelo Brasil. Com exceção de alguns, o que acompanhamos foi uma encenação de um acordo firmado previamente.
Apesar disso, temos que enaltecer a força, dedicação e afinco com que os servidores batalharam para garantir o que é de direito. Agora, é aguardar o comportamento da nossa categoria no decorrer do próximo ano, especialmente com o novo governo.
Uma das mais altas expectativas é a volta dos concursos públicos para suprir a lacuna de déficit de pessoal, que só aumenta desde 2018. E antes que falem, refresco a memória de todos com a conclusão do estudo de 2020 da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), que aponta o Brasil abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em relação ao percentual de servidores públicos em comparação à população empregada.
Com o congelamento salarial o que vemos é o servidor desmotivado e sentindo-se desvalorizado. A consequência também já é percebida com a perda acentuada de servidores para a iniciativa privada. O servidor público merece respeito, e isso inclui uma remuneração realmente justa. Que 2023 seja melhor!
De Olho em Brasília
Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse da categoria e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.
Congresso aprova reajuste de 19,25% em três anos para os servidores do Poder Judiciário da União
Aprovação do reajuste dos servidores depende de sprint final no Congresso
Reajuste salarial vem mesmo em 2023?
Acessos: 123566
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.
Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.
Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.
#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria.
Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria.
👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.
#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
Carnaval, verão, festival, presente e tecnologia com desconto? Temos. 😎
Os associados da ANAJUSTRA Federal contam com ofertas exclusivas em grandes marcas, com condições especiais por tempo limitado.
Confira todas as promoções no Clube de Vantagens e aproveite enquanto estão disponíveis.
🔗 Acesse anajustrabeneficios.com.br e aproveite!
#anajustrafederal #clubedevantagens #convenios
📚✨ Literatura, afeto e solidariedade no Domingo de Carnaval
O escritor, poeta e jornalista baiano Valdeck Almeida de Jesus, servidor do TRT5 e associado da ANAJUSTRA Federal, escolheu celebrar seus 60 anos de uma forma especial: com uma live literária e solidária, aberta ao público, reunindo poetas, leitores e coletivos culturais de diferentes regiões do país.
A Live acontece no domingo, 15/2, a partir das 18h, no Instagram @poeta.baiano, unindo poesia, encontros e gestos coletivos de cuidado.
Quem desejar participar como convidado, poderá contribuir financeiramente com ONGs indicadas pelos próprios participantes. Para quem não puder ou não quiser, há uma alternativa solidária: a doação de livros infantis de autores baianos para bibliotecas comunitárias e coletivos de leitura.
“Envelhecer com dignidade também é repartir”, resume Valdeck.
📌 Serviço
🗓 15 de fevereiro de 2026
⏰ 18h
📍 Instagram: @poeta.baiano
🎭 Live literária e solidária | 60 anos de Valdeck Almeida de Jesus
A ANAJUSTRA Federal valoriza e apoia iniciativas que fortalecem a cultura, a literatura e o compromisso social no Judiciário Federal.
#anajustrafederal #literaturabrasileira #culturabaiana
Lançamos uma pesquisa rápida e objetiva para compreender melhor como os associados percebem nossa atuação, utilizam os serviços e acompanham nossas comunicações.
🗓 Prazo para responder: até 20/2
📍 Disponível na área restrita
As respostas vão contribuir diretamente para o aprimoramento de áreas como ações judiciais, convênios e Clube de Vantagens, planos de saúde, consultoria financeira, crédito consignado e seguros, além de fortalecer o relacionamento entre a entidade e seus associados.
#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju
💡 Quando a ideia vem do associado, o resultado é ainda melhor
📚 Guilherme Arruda, técnico judiciário do TRT2, tinha um plano: fazer mestrado.
O desafio? Preço alto, poucas vagas públicas e falta de tempo.
💬 Ele sugeriu à ANAJUSTRA Federal a parceria com a MUST University ela já saiu do papel.
🚀 Hoje, Guilherme e mais de 90 associados estão matriculados no mestrado EAD em Estudos Jurídicos, com ênfase em Direito Internacional, com desconto garantido pelo convênio.
📌 Quer saber quais mestrados e doutorados estão disponíveis com desconto? Acesse o Clube de Benefícios da ANAJUSTRA Federal e confira