O voto é um direito e um dever cívico
Leia a coluna do assessor parlamentar, Roberto Bucar.

Diante de um governo com ideias de Estado mínimo, nós, enquanto associação representativa dos servidores do Judiciário da União, unimo-nos em 2021 a outras entidades para reforçar o coro por um serviço público de qualidade e dignidade para os servidores públicos. O combate à ideia de senso comum sobre o mito do inchaço da máquina pública e da falta de produtividade no serviço público tornou-se ainda mais necessário, visto que em 2021 ficou evidente o claro interesse da classe política em retornar às práticas do clientelismo e patrimonialismo com a famigerada PEC da reforma administrativa.
A mobilização contra a PEC 32 em mais um ano de pandemia e isolamento social foi um dos grandes desafios para todos. Dentre as alternativas, já que não podíamos fazer o corpo a corpo no Congresso, no intuito de convencer os parlamentares a se posicionarem contra a proposta e nem participar de grandes manifestações com aglomeração, uma delas foi a implementação de uma ferrenha campanha nas redes sociais, com publicações de banners, vídeos, depoimentos e lives com especialistas.
Guedes busca reconciliação com funcionalismo, enquanto reforma administrativa patina
Especialistas avaliam que o ministro da Economia está isolado em relação à PEC 32.
Reforma administrativa não deve ser aprovada este ano, diz Arthur Lira
Votação no plenário seria realizada em setembro, mas a falta de apoio adiou os planos.
Reforma administrativa: principais notícias da semana (29/11 a 3/12)
Lideranças do governo criticam andamento da proposta no Congresso Nacional.
O problema do Brasil não são os servidores públicos
Na coluna deste mês, Roberto Bucar, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, fala sobre o ano eleitoral e a relação do período com a aprovação de reformas do governo.
Ainda com o objetivo de mobilizar a sociedade, promovemos enquetes e abaixo-assinados em um site elaborado exclusivamente para divulgação de todas as notícias sobre a tramitação e ações da ANAJUSTRA Federal contra a proposta. Promovemos, ainda, o envio de um estudo técnico elaborado pela nossa diretora de assuntos legislativos, Glauce de Oliveira Barros, e uma carta aberta no qual demonstramos todas as inconstitucionalidades do texto aos deputados, senadores e presidentes de Tribunais de todo o país.
Encaminhamos também a petição assinada por mais de 40 mil pessoas para todos os parlamentares do Congresso Nacional, em especial para os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) e da Comissão Especial do tema na Câmara dos Deputados. Por fim, solicitamos audiência com o presidente e relator da PEC, no entanto, sem êxito devido às restrições de acesso de particulares à Câmara, para evitar o contágio pela covid-19.
Juntamente à Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, centrais sindicais e entidades representativas de servidores federais, estaduais e municipais, entregamos um manifesto ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra a reforma administrativa.
Com todas essas ações, buscamos demonstrar que o servidor público não é o problema do Brasil e muito menos o responsável pela crise econômica. Pelo contrário, é parte da solução, e isso se tornou ainda mais evidente nestes tempos de pandemia. Um país forte é aquele que mantém e valoriza seus servidores. Um serviço público de qualidade precisa de profissionais qualificados e essas questões, mais do que nunca, fizeram parte de nossas bandeiras de luta deste ano e continuarão sendo o nosso leme em 2022.
Nosso desafio crucial para o próximo ano é manter a mobilização e o envolvimento, por meio de campanhas que busquem conscientizar a população brasileira da importância de avançarmos nas discussões sobre o funcionalismo e sobre a oferta de bons serviços, para, sobretudo, garantir em um país continental como o Brasil, , a nossa contribuição em prol da cidadania e da redução de desigualdades regionais e sociais. Essa não é uma luta de apenas uma classe, mas de um país inteiro.
*Roberto Bucar
Assessor Parlamentar da ANAJUSTRA Federal Já tendo sido servidor dos Três Poderes, Roberto Bucar tem em seu currículo longos anos de experiência em assessoria parlamentar.
No Congresso Nacional, é responsável por fazer chegar aos senadores e deputados a visão da categoria sobre os temas mais importantes em debate nas comissões e plenário.
Acessos: 89
Você move a Justiça. A ANAJUSTRA Federal se move por você! 💙
🎁 No Mês do Servidor, são 50 prêmios, e todo associado com a mensalidade em dia concorre!
Quer uma chance extra? Baixe o app da ANAJUSTRA Federal e faça login até 28/10 para garantir um número da sorte adicional. Já tem o app e fez login? Sua chance extra também está garantida! 🍀
📅 Anote: 28/10, às 19h, no nosso YouTube, com retransmissão pelo Instagram. Esperamos você para uma live com histórias que inspiram e o nosso tradicional sorteio!
#anajustrafederal #mêsdoservidor
Você move a Justiça. E, fora dela, o que coloca você em movimento? 💙
Com a TotalPass, são mais de 250 modalidades esportivas, milhares de academias e estúdios e opções de treinos on-line. Escolha uma atividade que combine com sua rotina e confira o acesso no plano desejado.
Associados têm taxa administrativa gratuita e podem incluir até 5 dependentes na plataforma até 31/12/26.
Conheça o benefício na área do associado. E conte aqui: qual atividade você quer começar ou retomar?
Você movimenta processos, atende, analisa e resolve desafios. No Dia do Servidor, reserve um tempo para você. 💙
Em 28 de outubro, a ANAJUSTRA Federal reúne histórias de associados que inspiram, convidados especiais, saúde, bem-estar e o sorteio de 50 prêmios!
📅 Anote na agenda e acompanhe a live pelo nosso Instagram ou YouTube.
Sua próxima formação pode começar com uma vantagem especial! 📚 @faculdadeunyleya
A Unyleya, parceira do Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, oferece graduação com a primeira mensalidade por R$ 69,90 e até 58% de desconto nas demais. Na pós-graduação EAD, as bolsas chegam a 77%, conforme o curso e a forma de pagamento.
Acesse anajustrabeneficios.com.br, procure pela Unyleya e confira na página da parceria como aproveitar!
Condições válidas para novas matrículas até 31/10/2026.
Consulte cursos elegíveis e regras da oferta.
#anajustrafederal #clubedevantagens #unyleya
A história da Justiça Federal também é feita de pessoas: servidores que dedicam conhecimento, trabalho e compromisso ao atendimento da sociedade e à garantia de direitos.
Neste 11 de outubro, a ANAJUSTRA Federal celebra os 136 anos da instituição e homenageia os profissionais que ajudam a construir essa trajetória todos os dias.
#anajustrafederal #justiçafederal #servidores
O evento terminou, mas a nossa proximidade com os associados continua. 💙
Encerramos esta série de depoimentos com a associada Viviane Almeida Pinheiro Chaves, que conversou com a gente durante a Semana da Saúde do Servidor do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
@tstjus
Realizado de 6 a 8 de outubro, o evento foi uma oportunidade de ouvir os servidores, esclarecer dúvidas e fortalecer os vínculos com quem faz parte da ANAJUSTRA Federal.
Dê o play e confira!
#anajustrafederal #tst #semanadasaúde