A luta não pode parar

Na coluna deste mês, Roberto Bucar*, assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, faz um balanço sobre a atuação da entidade contra a PEC 32/20 e a expectativa para o próximo ano.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Roberto Bucar faz uma análise sobre a tramitação da PEC 32/2020. - ANAJUSTRA Federal

Roberto Bucar faz uma análise sobre a tramitação da PEC 32/2020. – ANAJUSTRA Federal

Diante de um governo com ideias de Estado mínimo, nós, enquanto associação representativa dos servidores do Judiciário da União, unimo-nos em 2021 a outras entidades para reforçar o coro por um serviço público de qualidade e dignidade para os servidores públicos. O combate à ideia de senso comum sobre o mito do inchaço da máquina pública e da falta de produtividade no serviço público tornou-se ainda mais necessário, visto que em 2021 ficou evidente o claro interesse da classe política em retornar às práticas do clientelismo e patrimonialismo com a famigerada PEC da reforma administrativa.

A mobilização contra a PEC 32 em mais um ano de pandemia e isolamento social foi um dos grandes desafios para todos. Dentre as alternativas, já que não podíamos fazer o corpo a corpo no Congresso, no intuito de convencer os parlamentares a se posicionarem contra a proposta e nem participar de grandes manifestações com aglomeração, uma delas foi a implementação de uma ferrenha campanha nas redes sociais, com publicações de banners, vídeos, depoimentos e lives com especialistas.

Leia Mais


Guedes busca reconciliação com funcionalismo, enquanto reforma administrativa patina
Especialistas avaliam que o ministro da Economia está isolado em relação à PEC 32.


Reforma administrativa não deve ser aprovada este ano, diz Arthur Lira
Votação no plenário seria realizada em setembro, mas a falta de apoio adiou os planos.


Reforma administrativa: principais notícias da semana (29/11 a 3/12)
Lideranças do governo criticam andamento da proposta no Congresso Nacional.


O problema do Brasil não são os servidores públicos
Na coluna deste mês, Roberto Bucar, o assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, fala sobre o ano eleitoral e a relação do período com a aprovação de reformas do governo.

Ainda com o objetivo de mobilizar a sociedade, promovemos enquetes e abaixo-assinados em um site elaborado exclusivamente para divulgação de todas as notícias sobre a tramitação e ações da ANAJUSTRA Federal contra a proposta. Promovemos, ainda, o envio de um estudo técnico elaborado pela nossa diretora de assuntos legislativos, Glauce de Oliveira Barros, e uma carta aberta no qual demonstramos todas as inconstitucionalidades do texto aos deputados, senadores e presidentes de Tribunais de todo o país.

Encaminhamos também a petição assinada por mais de 40 mil pessoas para todos os parlamentares do Congresso Nacional, em especial para os integrantes da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC) e da Comissão Especial do tema na Câmara dos Deputados. Por fim, solicitamos audiência com o presidente e relator da PEC, no entanto, sem êxito devido às restrições de acesso de particulares à Câmara, para evitar o contágio pela covid-19.

Juntamente à Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, centrais sindicais e entidades representativas de servidores federais, estaduais e municipais, entregamos um manifesto ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), contra a reforma administrativa.

Com todas essas ações, buscamos demonstrar que o servidor público não é o problema do Brasil e muito menos o responsável pela crise econômica. Pelo contrário, é parte da solução, e isso se tornou ainda mais evidente nestes tempos de pandemia. Um país forte é aquele que mantém e valoriza seus servidores. Um serviço público de qualidade precisa de profissionais qualificados e essas questões, mais do que nunca, fizeram parte de nossas bandeiras de luta deste ano e continuarão sendo o nosso leme em 2022.

Nosso desafio crucial para o próximo ano é manter a mobilização e o envolvimento, por meio de campanhas que busquem conscientizar a população brasileira da importância de avançarmos nas discussões sobre o funcionalismo e sobre a oferta de bons serviços, para, sobretudo, garantir em um país continental como o Brasil, , a nossa contribuição em prol da cidadania e da redução de desigualdades regionais e sociais. Essa não é uma luta de apenas uma classe, mas de um país inteiro.

*Roberto Bucar

Assessor Parlamentar da ANAJUSTRA Federal Já tendo sido servidor dos Três Poderes, Roberto Bucar tem em seu currículo longos anos de experiência em assessoria parlamentar.

No Congresso Nacional, é responsável por fazer chegar aos senadores e deputados a visão da categoria sobre os temas mais importantes em debate nas comissões e plenário.

Acessos: 0

Servidor do TRT12, Sérgio Feijó, ou simplesmente Serginho Feijó, vem conquistando espaço no cenário musical com seu pop rock cheio de alma e brasilidade.

Depois do primeiro EP “As Flores do Nosso Quintal” e do clipe “O Quarto e Ela”, uma homenagem à filha Teresa (com o filho Heitor na bateria 🥁), ele acaba de lançar o single “Sexta-feira”, celebrando 20 anos de carreira! 🌟

O novo trabalho vem acompanhado de um minidocumentário sobre o processo de gravação, mostrando de perto a paixão de Serginho pela música — uma arte que ele concilia com o dia a dia na Justiça do Trabalho. ⚖️💛

🎧 Ouça agora em: Spotify
📺 E assista ao doc completo no YouTube
📸 Créditos: Tóia Oliveira

#EspaçoCulturalANAJUSTRA #ServidorArtista #JustiçaComTalento #MúsicaBrasileira #PopRock #SerginhoFeijó
45 2
Um brinde aos descontos que acompanham sua vida! 🍻🥂✨

Com o Clube de Vantagens, até o happy hour com amigos tem benefícios exclusivos.

Acesse a lista de parceiros e aproveite.

#anajustrafederal #clubedevantagens #happyhour #beneficios
9 1
Os servidores do TRT11 contam com duas novas opções de plano de saúde, fruto da parceria entre a ANAJUSTRA Federal e a operadora Select. ⚠️⏳ Faça sua adesão até o dia 24/11 e conte com todas as vantagens a partir de 1/12/25, com carência ZERO (Exceto parto, pré-existências e terapias).

🏥📽️ No vídeo, mostramos as diferenças entre o Select Manaus, com valores a partir de R$264,90*, e o Select Premium Amazonas, com valor único de R$1.230. Assista e escolha a modalidade que melhor atende sua necessidade.

ℹ️ Informações no WhatsApp (61) 3322-6864

#planodesaúde #jusaude #anajustrafederal #selectmanaus #selectpremiumamazonas
10 0
Associados da ANAJUSTRA Federal em Mato Grosso e Santa Catarina têm 25% de desconto na RenovaEco Cooperativa de Energia Renovável, integrante da EDC, uma central de cooperativas que conecta quem produz energia a quem consome créditos de energia.

👉 O melhor? O desconto é extensivo aos dependentes e garante economia mensal na conta de luz, sem necessidade de investimento.

🌿 A parceria vai além da energia solar: quem contratar o serviço pode contar também com seguros com condições exclusivas, por meio da ANAJUSTRA Corretora.
📞 Informações: (61) 3322-6864

✨ Invista em energia limpa, reduza custos e aproveite benefícios que só quem é associado tem!

Saiba mais e confira exemplos reais de economia em
🔗 anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #energiasolar #energiarenovavel #economiasustentavel #renovaeco #edc #associadosanajustra #beneficiosanajustra #sustentabilidade #energialimpa
11 0