PEC 32/2020: ANAJUSTRA Federal convoca servidores para enviarem carta de repúdio à reforma administrativa

Objetivo da entidade é incentivar o envio de cartas para parlamentares como forma de pressionar os congressistas durante o recesso parlamentar.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Associação convoca filiados a se manifestarem contra a reforma administrativa. - ANAJUSTRA Federal

Associação convoca filiados a se manifestarem contra a reforma administrativa. – ANAJUSTRA Federal

Apesar de o Congresso Nacional estar em período de recesso parlamentar, que se encerra em 31 de julho, a mobilização contra a PEC 32/2020, da reforma administrativa, não pode parar. A ANAJUSTRA Federal continua acompanhando todas as movimentações nos bastidores da política em Brasília para barrar a proposta.

Por isso, a associação convoca os servidores e todos os seus familiares e amigos a enviarem a carta de repúdio à PEC 32 aos parlamentares, bem como o Estudo Técnico da diretora de assuntos legislativos da entidade, Glauce de Oliveira Barros, sobre as ilegalidades da proposta. “Em outros tempos, o corpo a corpo seria determinante para amenizar os prejuízos que a proposta trará para o funcionalismo e para toda a sociedade. No entanto, devido ao momento pandêmico ainda preocupante no nosso país, devemos lançar mão das ferramentas disponíveis e consideramos esta uma iniciativa efetiva que pode gerar resultados positivos para a categoria se todos aderirem à pressão aos congressistas”, avalia o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia Mais


Reforma administrativa na Europa: retração do Estado impacta negativamente
Artigo fala sobre o impacto da reforma administrativa em países da Europa.


Comissão especial da reforma administrativa promove debate sobre estabilidade e concurso público
Parlamentarem criticam mudanças no regime jurídico dos servidores.


Prejuízos da reforma administrativa para os aposentados
Estudo do Dieese aponta os impactos negativos da PEC 32/20 para os servidores inativos.

Em ação recente, a associação encaminhou os documentos para deputados integrantes da Comissão Especial da Câmara dos Deputados. Anteriormente, a carta já havia sido enviada aos deputados e presidentes dos Conselhos, Tribunais Superiores e Regionais do Poder Judiciário da União (PJU) e para parlamentares da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).

Como enviar

A carta aberta contra a reforma administrativa, com o Estudo Técnico da diretora de assuntos legislativos da associação, está disponível na página especial “Abaixo à PEC 32/2020”, criada pela associação. Para enviá-la aos parlamentares, basta informar seus dados pessoais, indicando ainda o estado onde reside para que a ferramenta destine o documento também aos deputados estaduais.

Abaixo a PEC 32/2020

Na página especial “Abaixo a PEC 32/2020“, estão reunidas ainda outras formas de manifestação contra a reforma administrativa. Elas estão localizadas no menu “manifeste-se”. Lá, você encontrará o link para assinar petição online da ANAJUSTRA Federal e para o abaixo-assinado da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público.

Também estão disponíveis links para a enquete “Qual a sua opinião sobre a PEC 32/2020?”, da Câmara dos Deputados, e para a ideia legislativa que pede a rejeição dela no Senado Federal. Além de manter a página, a associação ainda está realizando uma série de lives para debater o tema com estudiosos, políticos e servidores.

Tramitação da proposta

A proposta de reforma administrativa está sendo debatida na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O grupo tem a missão de avaliar o mérito do texto.

O presidente da comissão especial, deputado Fernando Monteiro (PP-PE), afirmou ser possível votar o texto no colegiado entre 15 e 20 de agosto e, no plenário, em setembro.

Vídeo

A ANAJUSTRA Federal produziu um vídeo para alertar a sociedade sobre os impactos negativos da PEC 32/2020 (reforma administrativa). Com dados divulgados pelo Movimento à serviço do Brasil, a produção faz parte da campanha da associação para conscientizar os cidadãos sobre o verdadeiro significado da PEC: o desmonte do Estado brasileiro e dos serviços públicos.

🟩 QUINTOS | Entenda o que muda com a decisão do STF

Em entrevista exclusiva à ANAJUSTRA Federal, os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes explicam os desdobramentos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que garante a manutenção dos quintos e o restabelecimento da 1ª parcela absorvida no último reajuste.

A decisão, tomada por 3 votos a 2, reconhece a validade da sentença obtida pela ANAJUSTRA Federal e representa uma das maiores vitórias jurídicas dos últimos anos para os servidores do Judiciário Federal.

🎥 Confira a entrevista completa e entenda o impacto dessa conquista.

#anajustrafederal #quintos #stf #direitodosservidores #judiciariofederal #vitóriacoletiva
307 37
De 2010 a 2026, muita história coube entre os dias do nosso calendário. 💚

São 16 anos acompanhando os servidores do Judiciário Federal com páginas que inspiram organização, produtividade e boas lembranças.

Este ano, contamos com o apoio da @brb_financeira Financeira BRB, para novas partilhas e um ano organizado do início ao fim.

E em 2011, tivemos a primeira edição com a participação dos associados. Você se lembra qual foi o tema? 👀

#anajustrafederal #calendario2026 #agenda2026 #bancobrb #pju #servidorpublicofederal #vemai
33 1