A defesa dos servidores públicos exigirá ainda mais articulação
“A democracia se renova nas urnas, mas a valorização do serviço público…

Em audiência pública realizada ontem, 13/7, a Comissão Especial da PEC 32/2020, da reforma administrativa, discutiu sobre as atuais regras de estabilidade no serviço público e as novas normas sobre o tema no texto da proposta. Se aprovada, a PEC restringiria a estabilidade às carreiras típicas de Estado e, posteriormente, uma lei complementar definiria quais servidores se enquadrariam nessa categoria.
A proposta define cinco tipos de vínculos: vínculo de experiência, por prazo determinado ou indeterminado, cargo típico de Estado e de liderança ou assessoramento, ou seja, apenas um deles teria garantia de estabilidade no cargo após três anos.
Os representantes dos servidores fizeram críticas à proposta e enfatizaram a falta de efetividades das novas normas propostas para a solução dos problemas do país apresentadas pelo governo. “A PEC 32, da forma como está proposta, não resolve nenhum dos problemas que estamos vivenciando hoje e muito menos nenhum dos problemas estruturais do Estado brasileiro. Eu diria mais: tende a piorar e até mesmo criar problemas mais graves para o futuro. Trata-se de uma peça de péssima técnica legislativa, na qual há ausência completa de diagnósticos e de fundamentação empírica, teórica e histórica acerca das proposições que contém”, argumentou o presidente do sindicato do IPEA, José Celso Pereira Cardoso Júnior.
A deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou o papel do Estado e os prejuízos da proposta para a sociedade. “Nós estamos vivenciando um momento em que o Governo busca se apropriar do Estado. Há várias experiências nesse sentido e várias expressões dessa intenção de se apropriar do Estado, muitas vezes para que ele exerça uma função que responde aos seus interesses e não ao interesse, inclusive precípuo, dos órgãos que foram construídos por este País. Portanto, nós estamos vivenciando uma deformação do Estado no que está previsto na Constituição Brasileira, como o Estado de proteção social com seus princípios fundantes, tendo a dignidade humana como um dos princípios fundantes que vai tecer toda a construção da Constituição de 1988”, disse a parlamentar.
Para o deputado Rogério Correia (PT-MG), a proposta não traz nenhum benefício para a população. “Não melhora, desmancha o serviço público”, afirmou, ainda, que as mudanças dos vínculos trabalhistas serão “completamente precários” e intitulou a proposta de “deforma administrativa”.
A PEC 32/2020 recebeu 61 emendas e a votação do parecer deverá ser feita em oito sessões de debates na Comissão Especial.
Acessos: 154
A casa própria, a educação dos filhos, aquela viagem tão sonhada, os projetos para o futuro… Já parou para pensar em quantos planos dependem da sua renda? Sua renda protege seus planos. E quem protege sua renda?
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud estão juntas para reforçar a importância de proteger aquilo que sustenta tantas conquistas. Com o Seguro de Renda da Funpresp-Jud, os participantes do Plano JusMP-Prev contam com proteção financeira em caso de morte ou invalidez permanente para o trabalho. E tem mais: o Seguro de Renda oferece capital segurado que pode chegar a R$ 4 milhões, com custo até 40% menor que o de seguros semelhantes no mercado, conforme as condições de contratação.
Proteger sua renda é também cuidar da sua família e dos planos que vocês construíram juntos. Quer descobrir quanto custa essa proteção para você? Faça uma simulação e contrate seu Seguro de Renda 100% online, pelo Portal do Participante.
👉 Comente Funpresp-Jud ou acesse o link na bio da @funprespjud para simular agora!
🎉 Dia do Servidor no TRE-AP @tre_amapa
A ANAJUSTRA Federal marcou presença na programação especial do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) em homenagem ao Dia do Servidor Público, realizada nesta quarta-feira, 28.
O encontro reuniu servidores em um momento de integração, descontração e valorização de quem contribui diariamente para o funcionamento da Justiça Eleitoral.
A associação também participou da celebração com a realização de sorteios, tornando a comemoração ainda mais especial.
💙 A ANAJUSTRA Federal valoriza quem faz a Justiça acontecer e tem orgulho de estar presente nos momentos de reconhecimento dos servidores do Judiciário Federal!
💻👟 Estudar, trabalhar, se vestir bem e aproveitar o dia: o nosso Clube de Vantagens está presente em todos esses momentos!
Já imaginou encontrar benefícios para a sua rotina em marcas como The North Face, Dell, Shoestock, Riachuelo e Séculus, além de vantagens para investir na sua formação com a Ebradi?
Da mochila que acompanha você na faculdade ao notebook para os estudos, passando pelas roupas, calçados e acessórios, os convênios da ANAJUSTRA Federal podem fazer parte do seu dia a dia com economia!
💙 Acesse anajustrabeneficios.com.br e descubra como aproveitar!
#clubedevantagens #convenios #descontos
💙 Dia do Servidor no TRT12!
Celebrar quem faz a Justiça acontecer também é estar perto, ouvir, orientar e apresentar oportunidades que fazem a diferença no dia a dia dos servidores!
No Dia do Servidor do @trt_sc TRT de Santa Catarina, a ANAJUSTRA Federal marcou presença com informações sobre seus benefícios e serviços, em uma ação que contou com a parceria da TotalPass e da Raia.
Os servidores puderam tirar dúvidas, conhecer melhor os convênios e conferir de perto as vantagens disponíveis💊🏃
Seguimos ao lado dos servidores do Judiciário Federal, levando informação, benefícios e novas possibilidades para quem faz a Justiça acontecer todos os dias!
#ANAJUSTRAFederal #DiaDoServidor #TRT2 #TotalPass #RaiaDrogasil
A ANAJUSTRA Federal e a Funpresp-Jud convidam você para a live “O preço de não escolher: Previdência e os custos da inércia”.
Quinta-feira, 12/11
19h
Canal da ANAJUSTRA Federal no YouTube
Nosso convidado, o professor e doutor em Finanças Comportamentais Jurandir Sell Macedo, vai mostrar como as mudanças demográficas pressionam a previdência pública e por que confiar que tudo continuará como antes é uma estratégia arriscada.
A conversa vai além do dinheiro: envelhecer bem depende de quatro capitais, o financeiro, o físico, o social e o intelectual. Porque o futuro não começa quando deixamos de trabalhar. Ele é construído, ou negligenciado, nas decisões que tomamos hoje.
Digite live nos comentários para receber o link do YouTube
👉 Compartilhe com os colegas do Judiciário Federal.
#ANAJUSTRAFederal #FunprespJud #Previdência #Aposentadoria #ServidorPúblico JudiciárioFederal
Ao longo de 2026, o calendário da ANAJUSTRA Federal celebra histórias de amizade que nasceram no Judiciário Federal e seguiram muito além do ambiente de trabalho.
Em novembro, conhecemos a história compartilhada por Micheline Moraes Aarão, do TRT-17. @trtespiritosanto
Em 21 anos de Tribunal, Micheline passou por diferentes unidades, acumulou conhecimentos e construiu amizades que pretende levar para toda a vida. De cada lugar, deixou um pouco de si e carregou muito das pessoas que conheceu.
Uma trajetória marcada por laços que atravessam setores, cidades e fases da vida, mas permanecem unidos pelo carinho.
#novembro #calendario2026 #anajustrafederal