Comissão especial da reforma administrativa promove debate sobre estabilidade e concurso público

Parlamentarem criticam mudanças no regime jurídico dos servidores.

Relator da PEC 32/2020, Arthur Maia (DEM-BA).  - Agência Câmara

Relator da PEC 32/2020, Arthur Maia (DEM-BA). – Agência Câmara

Em audiência pública realizada ontem, 13/7, a Comissão Especial da PEC 32/2020, da reforma administrativa, discutiu sobre as atuais regras de estabilidade no serviço público e as novas normas sobre o tema no texto da proposta. Se aprovada, a PEC restringiria a estabilidade às carreiras típicas de Estado e, posteriormente, uma lei complementar definiria quais servidores se enquadrariam nessa categoria.

A proposta define cinco tipos de vínculos: vínculo de experiência, por prazo determinado ou indeterminado, cargo típico de Estado e de liderança ou assessoramento, ou seja, apenas um deles teria garantia de estabilidade no cargo após três anos.

Os representantes dos servidores fizeram críticas à proposta e enfatizaram a falta de efetividades das novas normas propostas para a solução dos problemas do país apresentadas pelo governo. “A PEC 32, da forma como está proposta, não resolve nenhum dos problemas que estamos vivenciando hoje e muito menos nenhum dos problemas estruturais do Estado brasileiro. Eu diria mais: tende a piorar e até mesmo criar problemas mais graves para o futuro. Trata-se de uma peça de péssima técnica legislativa, na qual há ausência completa de diagnósticos e de fundamentação empírica, teórica e histórica acerca das proposições que contém”, argumentou o presidente do sindicato do IPEA, José Celso Pereira Cardoso Júnior.

A deputada Erika Kokay (PT-DF), destacou o papel do Estado e os prejuízos da proposta para a sociedade. “Nós estamos vivenciando um momento em que o Governo busca se apropriar do Estado. Há várias experiências nesse sentido e várias expressões dessa intenção de se apropriar do Estado, muitas vezes para que ele exerça uma função que responde aos seus interesses e não ao interesse, inclusive precípuo, dos órgãos que foram construídos por este País. Portanto, nós estamos vivenciando uma deformação do Estado no que está previsto na Constituição Brasileira, como o Estado de proteção social com seus princípios fundantes, tendo a dignidade humana como um dos princípios fundantes que vai tecer toda a construção da Constituição de 1988”, disse a parlamentar.

Para o deputado Rogério Correia (PT-MG), a proposta não traz nenhum benefício para a população. “Não melhora, desmancha o serviço público”, afirmou, ainda, que as mudanças dos vínculos trabalhistas serão “completamente precários” e intitulou a proposta de “deforma administrativa”.

A PEC 32/2020 recebeu 61 emendas e a votação do parecer deverá ser feita em oito sessões de debates na Comissão Especial.

Acessos: 121

O futuro começa com as escolhas que fazemos hoje. 📚

@colegiocruzeirooficial 

Estão abertas as matrículas para novos alunos do Colégio Cruzeiro em 2027. Com mais de 164 anos de história, a instituição alia excelência acadêmica à formação de cidadãos conscientes, solidários e preparados para os desafios do mundo.

Associados da ANAJUSTRA Federal têm 5% de desconto, conforme as condições estabelecidas na parceria. As vagas são limitadas.

Acesse o Clube de Vantagens, confira os detalhes e saiba como realizar a matrícula.

#anajustrafederal #clubedevantagens #colegiocruzeiro
7 0
CARÊNCIA ZERO NA UNIMED GOIÂNIA!

Para você que estava esperando a hora certa para contratar um plano de saúde, neste mês, a Unimed Goiânia oferece condições especiais de adesão, incluindo carência zero, em parceria com a ANAJUSTRA Federal.

É mais facilidade para entrar no plano, menos espera e mais tranquilidade para cuidar da sua saúde.

✔️ Carência zero
✔️ Condições especiais de adesão
✔️ Toda a cobertura do plano, exceto partos e doenças e lesões preexistentes

⏰ Mas atenção: a condição é válida durante o mês de setembro.

Já tem Unimed Goiânia? Também tem vantagem para você!

O Concierge da JUSaúde pode orientar sobre migração, inclusão e aproveitamento de períodos já cumpridos.

📲 Fale com a equipe da JUSaúde no WhatsApp e descubra como aproveitar melhor as condições do seu plano

#JUSaúde #UnimedGoiânia #CarênciaZero #ServidorFederal
7 0
Um relógio não marca apenas as horas. Ele também acompanha momentos, histórias e conquistas. ⌚

Até 29/9, associados da ANAJUSTRA Federal têm 30% de desconto em uma seleção de relógios Vivara, com uma condição exclusiva da parceria na Quinzena do Cliente.

@vivaraonline 

🧑‍💻 Código da promoção disponível em anajustrabeneficios.com.br 
• Busque por “Vivara” e confira.

Válido para produtos selecionados. Exceto marcas premium.

#anajustrafederal #benefícios #vivara
6 0