ANAJUSTRA Federal participa da 9ª reunião do Coleprecor em 2024
No encontro, foram discutidos com os diretores-gerais temas prioritários para…
No oitavo episódio do nosso podcast do servidor, o PodSer, conversamos com a servidora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, Marli Gazzoni, mãe atípica, que nos contou sobre o diagnóstico tardio do seu filho Pedro, de 11 anos.
Em 2021, Marli, que mora com a família em Nova Prata (RS), falou, em uma matéria publicada no site, sobre a criação do Instituto Círculo TEAmo, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. Ela percebeu que toda a assistência que seu filho recebia só estava disponível na rede particular. “Na rede pública os recursos são mais escassos e não há atendimento específico para o indivíduo com autismo que, a partir de uma avaliação individual, passa a ter um programa montado para si.”
Durante o bate-papo no PodSer, Marli falou ainda sobre a integração da pessoa com autismo na sociedade nos diversos ambientes sociais e nas várias fases da vida, como adolescência e fase adulta. Além disso, comentou sobre a visão restritiva que as ficções de filmes e séries podem causar no imaginário popular. “Eu tenho um pé atrás com esses que são de ficção. A família sabe muito pouco, aí ela vai e assiste The Good Doctor. The Good Doctor não existe. Nunca vai existir. Pelo menos com os tratamentos que a gente tem hoje. Mas tem outros que dá para assistir. Are you us, Amor no espectro.”
Sobre as pessoas que desconfiam que alguma criança ou pessoa adulta tenha autismo, seja da própria família ou não, Marli deixa uma mensagem: “Sempre que se depararem com essa situação, não só dentro do círculo familiar mas ao redor, não deixem as famílias esperando. Eu fico muito sentida que as pessoas que viram que o meu menino tinha necessidade não me falaram. Talvez por sentimento de perder a amizade, perder cliente. Gente, vocês estão salvando vidas quando chamam atenção das famílias. Não deu certo, o recado não chegou como queria, não tem problema, um dia a gente espera que surta o efeito positivo, não deixem de falar, alertem. […] E para as famílias, não desistam dos seus filhos. Eles não pediram para vir, nós colocamos eles no mundo. Então, são nossa responsabilidade.”
A aposentadoria PodSer descomplicada
PodSer que você tenha dúvidas sobre o Censo do Judiciário; vamos esclarecer?
PodSer necessário ouvir “uma conversa sobre comunicação e o serviço público”
“PodSer” que você sempre fique doente no outono; saiba o porquê
PodSer
O PodSer tem periodicidade mensal e esse oitavo episódio é uma edição do mês de agosto. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.
Acessos: 1799