PodSer que você nunca tenha ouvido falar sobre o autismo dessa forma

“Tudo pela causa”, diz Marli Gazzoni, uma servidora aposentada e mãe do Pedro de 11 anos, que há cinco tem o diagnóstico.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O PodSer pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.
No oitavo episódio do nosso podcast do servidor, o PodSer, conversamos com a servidora aposentada do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª Região, Marli Gazzoni, mãe atípica, que nos contou sobre o diagnóstico tardio do seu filho Pedro, de 11 anos.

Em 2021, Marli, que mora com a família em Nova Prata (RS), falou, em uma matéria publicada no site, sobre a criação do Instituto Círculo TEAmo, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. Ela percebeu que toda a assistência que seu filho recebia só estava disponível na rede particular. “Na rede pública os recursos são mais escassos e não há atendimento específico para o indivíduo com autismo que, a partir de uma avaliação individual, passa a ter um programa montado para si.”

Durante o bate-papo no PodSer, Marli falou ainda sobre a integração da pessoa com autismo na sociedade nos diversos ambientes sociais e nas várias fases da vida, como adolescência e fase adulta. Além disso, comentou sobre a visão restritiva que as ficções de filmes e séries podem causar no imaginário popular. “Eu tenho um pé atrás com esses que são de ficção. A família sabe muito pouco, aí ela vai e assiste The Good Doctor. The Good Doctor não existe. Nunca vai existir. Pelo menos com os tratamentos que a gente tem hoje. Mas tem outros que dá para assistir. Are you us, Amor no espectro.”

Sobre as pessoas que desconfiam que alguma criança ou pessoa adulta tenha autismo, seja da própria família ou não, Marli deixa uma mensagem: “Sempre que se depararem com essa situação, não só dentro do círculo familiar mas ao redor, não deixem as famílias esperando. Eu fico muito sentida que as pessoas que viram que o meu menino tinha necessidade não me falaram. Talvez por sentimento de perder a amizade, perder cliente. Gente, vocês estão salvando vidas quando chamam atenção das famílias. Não deu certo, o recado não chegou como queria, não tem problema, um dia a gente espera que surta o efeito positivo, não deixem de falar, alertem. […] E para as famílias, não desistam dos seus filhos. Eles não pediram para vir, nós colocamos eles no mundo. Então, são nossa responsabilidade.”


Leia também

A aposentadoria PodSer descomplicada
PodSer que você tenha dúvidas sobre o Censo do Judiciário; vamos esclarecer?
PodSer necessário ouvir “uma conversa sobre comunicação e o serviço público”
“PodSer” que você sempre fique doente no outono; saiba o porquê


O oitavo episódio do PodSer tem a apresentação de Leandra Ribeiro, jornalista da ANAJUSTRA Federal, também mãe atípica, e tem duração de aproximadamente uma hora. Ele pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

PodSer

O PodSer tem periodicidade mensal e esse oitavo episódio é uma edição do mês de agosto. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

Acessos: 1799

🎁 Mais um associado contemplado no sorteio de Dia dos Pais!

O Sr. Paulo José Corrêa esteve na sede da ANAJUSTRA Federal para retirar o seu prêmio e já levou para casa essa lembrança especial.

É uma alegria para nós poder valorizar e presentear nossos associados em datas como essa. Ao todo, foram 65 prêmios sorteados em comemoração ao Dia dos Pais. 💙

#anajustrafederal #diadospais #associadoanajustra #valorização
39 1
Participar das ações judiciais da ANAJUSTRA Federal é muito simples ✅

Agora tudo é feito de forma digital: sem papéis, rápido e prático, direto pelo celular, tablet ou computador.

Veja no vídeo como funciona e aproveite essa nova era digital ⚡
Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo WhatsApp: (61) 3322-6864 📲

#anajustra #anajustrafederal #direitos #associados #eraDigital #sempapeis
48 5
Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
24 0