Institucional

PodSer que você tenha dúvidas sobre o Censo do Judiciário; vamos esclarecer?

10/05/2023 13:41 | Fonte: Assessoria

No quinto episódio, o Podcast do Servidor conversou com a diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, Gabriela Soares.

A+ A-

Número de acessos:

diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do CNJ, Gabriela Soares
O PodSer, o podcast do servidor, teve a oportunidade de conversar com a diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Gabriela Soares, sobre o 2º Censo do Poder Judiciário.

O quinto episódio do PodSer pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

Durante a conversa, foram discutidos vários aspectos importantes relacionados à nova pesquisa. Um dos pontos destacados foi o intervalo entre as duas edições e a preparação para a segunda, que aconteceu em torno de 45 dias. Segundo Gabriela Soares, a equipe do DPJ trabalhou na definição de novos indicadores e ajustes no questionário.

“Quem são essas 288 mil pessoas que trabalham no Poder Judiciário? É um número bastante expressivo que a gente pouco conhece ainda. Tem mais pesquisas voltadas aos juízes e poucas voltadas aos servidores. Então a gente precisa conhecer um pouco melhor o perfil do nosso servidor”, disse Gabriela.

O principal objetivo do Censo de 2023 é atualizar as informações sobre o quadro funcional do Poder Judiciário brasileiro e identificar o perfil sociodemográfico. Segundo Gabriela, a pesquisa permitirá conhecer melhor os servidores, as suas necessidades e expectativas em relação ao trabalho, além de fornecer dados importantes para a formulação de políticas públicas para o setor.

Quanto às mudanças mais significativas para o Judiciário e para o quadro funcional nos últimos 10 anos, a diretora citou a implementação do teletrabalho. Ela destacou que essa modalidade se tornou uma realidade para muitos servidores durante a pandemia e ainda faltam dados a respeito. "As pessoas preferem trabalhar de que forma? Rendem melhor de que forma? Como está funcionando hoje: é híbrido? É remoto?”

A entrevistada também mencionou que esta edição do Censo traz alguns temas mais sensíveis, como assédio moral e violência ao público feminino no ambiente de trabalho, saúde mental dos servidores e o impacto da pandemia sobre o trabalho no Judiciário. Esses são assuntos que demandam atenção especial e que, segundo ela, em pesquisas mais específicas, são difíceis captar ou analisar, por isso a importância de serem tratadas no Censo.

Os servidores e as servidoras de todos os tribunais e conselhos de Justiça do país têm até o próximo dia 17 de maio para responderem ao questionário eletrônico. A previsão do DPJ é apresentar os resultados do Censo no mês de setembro de 2023 por meio de um relatório de diagnóstico, com seleção dos dados de maior destaque.

PodSer

O PodSer tem periodicidade mensal e este é o seu quinto episódio. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

Ele pode ser ouvido nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify.

Lançado em março, o PodSer já conta com quatro episódios de temas variados. A estreia foi com o tema “declaração do imposto de renda 2023”, com o consultor financeiro da associação, José Carlos Dorte. No segundo episódio, uma edição extra do nosso podcast, ainda no mês de março, entrevistamos a médica infectologista Daniela Barros sobre a relação entre o outono e as doenças respiratórias. E em abril, no dia 9/4, no terceiro episódio, a diretora de comunicação do TRT2, Aline Castro, foi a nossa convidada para falar sobre comunicação organizacional, serviço público e o seu podcast próprio “Comunicação Pública: Guia de Sobrevivência”. E ainda no mês de abril, a servidora Consuelo Pagani contou como se refez na aposentadoria.

Número de acessos: