SAÚDE

“PodSer” que você sempre fique doente no outono; saiba o porquê

No segundo episódio do “Podcast do Servidor” conversamos com a médica infectologista Daniela Barros.

Médica infectologista Daniela Barros fala sobre doenças respiratórias e o outono.
O outono de 2023 teve início às 18h25 (horário de Brasília) de segunda-feira, 20/3. Embora tenha características pouco visíveis no Brasil, como queda gradativa das temperaturas e diminuição da umidade relativa do ar, neste período, os casos de doenças respiratórias começam a aumentar. A relação entre a nova estação e as enfermidades é tema do novo episódio do PodSer que está no ar.

Para falar sobre “o outono e cuidados com a saúde”, nós entrevistamos a médica infectologista Daniela Barros, que além de explicar a reação do nosso organismo ao outono, também falou sobre as formas de prevenir doenças infecciosas, a diferença dos adultos e das crianças e, ainda, o cenário da covid-19.

“Quando falamos em pandemia, não necessariamente quer dizer algo grave. O termo se refere mais à distribuição geográfica, algo que ocorre em mais de dois continentes. […] Apesar de ter diminuído muito o número de infecções e hospitalizações de covid, ainda temos muitas pessoas internadas. Hoje, ainda vivemos em uma pandemia”, ressaltou Daniela.

PodSer

O PodSer terá periodicidade mensal e esse segundo episódio é uma edição extra. O nome derivado de “podcast do servidor” é um convite a todos que têm interesse em assuntos do universo da categoria e temas variados como: cultura e arte, imposto de renda e saúde, por exemplo. Caso você tenha alguma sugestão de tema ou entrevista para o podcast do servidor, envie para ascom@anajustrafederal.org.br.

Ele pode ser ouvido nas nas plataformas Anchor, Deezer e Spotify e aqui direto no site, abaixo.

IR 2023

Lançado no início do mês, o PodSer estreou com o tema “declaração do imposto de renda 2023”, tendo como convidado o consultor financeiro da associação, José Carlos Dorte.

Na entrevista, além das novas regras e prazos do ano, Dorte dá direcionamentos para os servidores públicos, em especial associados da entidade, que possuem planos de saúde coadministrados pelos tribunais e pelo JUSaúde e quem recebeu passivos judiciais.

Acessos: 1984

📚 Histórias que merecem ser contadas. E preservadas!

Recebemos com muita alegria um exemplar do livro Memórias da História da Justiça do Trabalho na Paraíba, de autoria do nosso associado Ocino Batista, servidor aposentado do TRT da 13ª Região. @trt13paraiba 

Na obra, Ocino percorre quatro décadas da história da Justiça do Trabalho na Paraíba, resgatando acontecimentos e experiências sob o olhar de quem acompanhou de perto essa trajetória.

E essa história com a literatura não é novidade por aqui! ❤️ Em março de 2021, contamos no nosso blog Espaço Cultural sobre sua estreia como romancista, com A Chegada da prima Vera, uma narrativa ambientada no sertão cearense.

Advogado, escritor e articulista, com publicações em diversos veículos de comunicação, Ocino segue transformando vivências e memórias em literatura.

Para nós, é uma alegria acompanhar e valorizar o talento dos nossos associados. E, desta vez, com um presente que também contribui para preservar a memória da Justiça do Trabalho.

👏 Parabéns pela obra, Ocino! E muito obrigado pelo carinho de compartilhar conosco mais esse capítulo da sua trajetória!

#anajustrafederal #espaçocultural #literatura #justiçadotrabalho #trt13
48 3