Encontro discutirá mudanças no regime de precatórios
Realizado pelo CNJ, o evento acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, em…
Após o diagnóstico de autismo de seu filho Pedro Leopoldo, aos seis anos, a servidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª região, Marli Gazzoni, se deparou com a realidade do tratamento deste transtorno e, depois de quase um ano, criou o Instituto Círculo TEAmo, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na cidade de Nova Prata-RS.
Desde a confirmação de que Pedro tinha o transtorno, a associada percebeu que toda a assistência que seu filho recebia só estava disponível na rede particular. “Na rede pública os recursos são mais escassos e não há atendimento específico para o indivíduo com autismo que, a partir de uma avaliação individual, passa a ter um programa montado para si.”
O Instituto Círculo TEAmo foi fundado em agosto de 2020, embora a ideia tenha nascido no início de 2019. Além de atender pessoas com algum grau do TEA, o Círculo também se estende às famílias e a escola. “Um dos principais objetivos é fazer funcionar a tríade família-terapia-escola, porque o tratamento somente funciona se continuado em todos os ambientes frequentados pelo indivíduo com TEA”, explica Marli.
“A esses Anjos Azuis [referência às crianças com autismo] é que agradecemos por nos ensinar um caminho diferente de tudo o que a vida mostra no cotidiano dos lares; é um renascer todos os dias, um impulso além do querer.”
Projetos
Apesar de poucos meses de existência, o Instituto já tem algumas conquistas, como campanhas junto às escolas em prol da conscientização do autismo; convênios com comércio, serviços e indústrias para aderirem a campanha “Amigo do Autista”, que visa dar prioridade ao acesso aos mais diversos ambientes; além de levar informações sobre os direitos das pessoas com TEA.
O Instituto também conta com profissionais de várias áreas que dão assistência às crianças e familiares, em tratamentos multidisciplinares. “Enquanto as terapias ‘avulsas’ alcançam um resultado de 2% no tratamento, em um programa de 20 a 30 horas de terapia, a eficácia pode alcançar até 80%. São dados científicos que nos incentivam a colocar o projeto em prática”, observa.
Outros projetos do Instituto, como a parceria com o Poder Público Municipal para um espaço multidisciplinar para atendimentos em Nova Prata, e um Jardim Sensorial que deverá ficar pronto em abril desse ano, são o que coloca o Círculo no caminho certo, para atender cada vez mais pessoas.
No entanto, a instituição se mantém através de voluntários, brechós beneficentes, eventos e doações. Atualmente, Marli lançou uma rifa no valor de cinco reais para angariar recursos financeiros, ao todo serão 11 prêmios sorteados no dia 12 de fevereiro.
Outro canal de doações que o Círculo mantém é uma vakinha online, a fim de arrecadar fundos para a construção de um centro especializado. Você pode ajudar o Instituto acessando aqui.
Quer conhecer mais sobre o trabalho do Círculo TEAmo? O Instituto possui um blog além das páginas no Facebook e Instagram.
Acessos: 54
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙
Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.
Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨
#anajustrafederal #saude #planodesaude
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA
2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.
A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.
No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.
Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.
Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.
E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.
#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
2025 termina com cinco importantes decisões judiciais para os nossos associados e cada conquista reforça nosso compromisso com valorização da carreira e melhores remunerações!
Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico
RETROSPECTIVA 2025 | INSTITUCIONAL
💼 Presença que faz diferença.
Em 2025, a ANAJUSTRA Federal percorreu o país para estar onde o servidor está, em 12 estados, mais de 20 órgãos e mais de 50 eventos.
Foram encontros, escutas, homenagens e ações que aproximam, fortalecem e ampliam nossa atuação.
De norte a sul, seguimos lado a lado com quem constrói a Justiça todos os dias.
E em 2026, seguimos juntos, porque vem muito mais por aí.
#anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
8 de dezembro | DIA DA JUSTIÇA
Uma data para lembrar o valor de quem faz o direito acontecer todos os dias.
#anajustrafederal #pju #diadajustica
RETROSPECTIVA 2025 | CORRETORA
2025 foi um ano de mais proteção.
A ANAJUSTRA Corretora registrou mais de R$ 1 milhão em descontos para os associados, reforçando nosso compromisso com cuidado e proteção.
Os seguros auto, residencial e de vida garantiram reduções médias significativas, e quem contratou os três acumulou quase mil reais de economia no ano.
Seguimos trabalhando para oferecer mais tranquilidade, mais vantagens e mais segurança para você e sua família.
#anajustrafederal #corretora #anajustracorretora