TEAmo: associada cria Instituto em prol do autismo

Motivada pelo diagnóstico de seu filho, Marli Gazzoni criou o Círculo TEAmo.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Após o diagnóstico de autismo de seu filho Pedro Leopoldo, aos seis anos, a servidora do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª região, Marli Gazzoni, se deparou com a realidade do tratamento deste transtorno e, depois de quase um ano, criou o Instituto Círculo TEAmo, que atende pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), na cidade de Nova Prata-RS.

Desde a confirmação de que Pedro tinha o transtorno, a associada percebeu que toda a assistência que seu filho recebia só estava disponível na rede particular. “Na rede pública os recursos são mais escassos e não há atendimento específico para o indivíduo com autismo que, a partir de uma avaliação individual, passa a ter um programa montado para si.”

O Instituto Círculo TEAmo foi fundado em agosto de 2020, embora a ideia tenha nascido no início de 2019. Além de atender pessoas com algum grau do TEA, o Círculo também se estende às famílias e a escola. “Um dos principais objetivos é fazer funcionar a tríade família-terapia-escola, porque o tratamento somente funciona se continuado em todos os ambientes frequentados pelo indivíduo com TEA”, explica Marli.

“A esses Anjos Azuis [referência às crianças com autismo] é que agradecemos por nos ensinar um caminho diferente de tudo o que a vida mostra no cotidiano dos lares; é um renascer todos os dias, um impulso além do querer.”

Projetos

Apesar de poucos meses de existência, o Instituto já tem algumas conquistas, como campanhas junto às escolas em prol da conscientização do autismo; convênios com comércio, serviços e indústrias para aderirem a campanha “Amigo do Autista”, que visa dar prioridade ao acesso aos mais diversos ambientes; além de levar informações sobre os direitos das pessoas com TEA.

O Instituto também conta com profissionais de várias áreas que dão assistência às crianças e familiares, em tratamentos multidisciplinares. “Enquanto as terapias ‘avulsas’ alcançam um resultado de 2% no tratamento, em um programa de 20 a 30 horas de terapia, a eficácia pode alcançar até 80%. São dados científicos que nos incentivam a colocar o projeto em prática”, observa.

Outros projetos do Instituto, como a parceria com o Poder Público Municipal para um espaço multidisciplinar para atendimentos em Nova Prata, e um Jardim Sensorial que deverá ficar pronto em abril desse ano, são o que coloca o Círculo no caminho certo, para atender cada vez mais pessoas.

No entanto, a instituição se mantém através de voluntários, brechós beneficentes, eventos e doações. Atualmente, Marli lançou uma rifa no valor de cinco reais para angariar recursos financeiros, ao todo serão 11 prêmios sorteados no dia 12 de fevereiro.











Outro canal de doações que o Círculo mantém é uma vakinha online, a fim de arrecadar fundos para a construção de um centro especializado. Você pode ajudar o Instituto acessando aqui.

Quer conhecer mais sobre o trabalho do Círculo TEAmo? O Instituto possui um blog além das páginas no Facebook e Instagram.

 

No Clube de Vantagens da ANAJUSTRA Federal, até o dia de trabalho fica mais interessante! 💼✨

Do notebook ao planner, do look ao café, os descontos exclusivos acompanham você em cada detalhe.

👉 Já conferiu todos os parceiros? Acesse e aproveite!

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios #descontos
18 0
Você já viu a entrevista com os advogados Marlúcio Lustosa e Isadora Menezes? 

Em vídeo, eles contam o que muda para o servidor com Quintos com a decisão do STF sobre o MS 39881, maior conquista judicial da ANAJUSTRA Federal nos últimos tempos! Neste trecho, a advogada explica as duas determinações que o TCU deve seguir a partir de agora.  

Você já sabe quais são? Se ainda não e tem Quintos incorporados, você deve assistir! 

Você também pode conferir a entrevista completa no nosso site, YouTube e aqui no nosso feed. 

#anajustrafederal #pju #servidorpublico #acoesjudiciais
59 1
Servidor do TRT4 e associado da ANAJUSTRA Federal, Túlio Urach transforma 30 anos de canções em versos que atravessam o tempo, as fronteiras e os estilos musicais.

Em Ótica do Silêncio, o autor convida o leitor a descobrir o som que existe dentro das palavras, um eco de nativismo, samba, rock e alma sul-americana.

Mais do que um livro, é um encontro entre arte e introspecção, onde cada página revela que criar é um ato de permanência.

📖 “Mesmo quando a música se cala, a poesia permanece.” — Túlio Urach

Leia a reportagem em https://anajustrafederal.org.br/espaco-cultural

#anajustrafederal #espaçocultural #servidoresqueinspiram #poesia #literatura #trt4 #arte #óticadosilêncio #tuliourach #cultura #judiciáriofederal
17 1
Sabe aquele cheirinho de agenda nova? 😍

Ele está cada vez mais perto!

Com o apoio da Financeira BRB, a ANAJUSTRA Federal vai presentear todos os associados com a agenda e o calendário 2026, seus novos aliados para um ano organizado do início ao fim. 💚

@brb_financeira 
#anajustrafederal #agenda2026 #calendario2026 #bancobrb #vemai #pju #servidorpublicofederal
77 4