artigo

Segundo semestre legislativo: desafios no horizonte

Pautas críticas e eleições vão conturbar o andamento das atividades neste resto de ano.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Congresso Nacional – Brasília | Foto: Jonas Pereira/Agência Senado

Com o recesso parlamentar chegando ao fim, o Congresso Nacional se prepara para um semestre de trabalho intenso e desafiador. As eleições municipais de outubro prometem esvaziar as casas legislativas, pois os parlamentares voltarão suas atenções para os redutos eleitorais, impactando diretamente o ritmo das votações.

Enquanto a oposição tenta consolidar e, até mesmo, expandir a influência que possui atualmente, o governo busca ampliar as bases municipais com foco no próximo pleito presidencial em 2026. O calendário de atividades na Câmara dos Deputados para agosto e setembro contempla apenas nove dias com sessões previstas, são eles: 12, 13, 14, 26, 27 e 28 de agosto, e 9, 10 e 11 de setembro. Dessa forma, fica explícito no cronograma o impacto das campanhas eleitorais sobre o trabalho legislativo.

Entre as pautas consideradas prioritárias para este período estão a regulamentação da reforma tributária e a renegociação da dívida dos Estados com a União. A reforma tributária, em particular, já foi aprovada pela Câmara e aguarda análise pelo Senado Federal. Entretanto, existe uma pressão significativa para que o governo retire o regime de urgência desta pauta, o que poderia alterar o prazo para sua aprovação. Vamos acompanhar. 

Outro tema crítico é a compensação da desoneração da folha de pagamento de diversos setores da economia. O Supremo Tribunal Federal (STF) estabeleceu o prazo de até 11 de setembro para que um acordo seja firmado, impondo ainda mais pressão sobre o legislativo uma vez que o tempo é bem apertado.

Esse cenário eleitoral deve esvaziar o Congresso e prejudicar o avanço de pautas essenciais para o desenvolvimento econômico e social do país. Contudo, é imperativo manter um um foco equilibrado entre as atividades eleitorais e as responsabilidades legislativas. Mesmo com as atenções voltadas para os respectivos estados, é crucial que os parlamentares mantenham o quórum suficiente na Casa e garantam os debates necessários para que as matérias relevantes para o Brasil sejam apreciadas.

Vamos continuar acompanhando de perto, cobrando os parlamentares para garantir o andamento das propostas de interesse dos servidores do Poder Judiciário da União. É fundamental assegurar que as decisões tomadas neste período sejam no interesse coletivo e não apenas movidas por estratégias eleitorais.

De Olho em Brasília

Roberto Bucar – assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal

Os bastidores da política brasileira, no que diz respeito ao funcionalismo público, são pauta da coluna mensal “De Olho em Brasília”, do assessor parlamentar, Roberto Bucar. O material é um serviço de informação ao associado que fica por dentro de tudo o que é de interesse e o que há por trás da aprovação ou rejeição de matérias legislativas.

Acessos: 799

ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
6 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
26 0
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, um dos calendários mais favoráveis dos últimos anos para quem deseja planejar grandes folgas e viagens.

Sete datas comemorativas ocorrerão em segundas ou sextas-feiras, o que facilita a formação de feriados prolongados sem a necessidade de folgas adicionais.

Use sua agenda e seu calendário ANAJUSTRA Federal 2026 e programe dias de descanso e até mesmo viagens para essas datas!

#anajustrafederal #feriados2026 #pju
12 0