VPNI

MPTCU é contra a absorção dos Quintos/Décimos

O documento é uma resposta à consulta solicitada ao TCU, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).

Você ainda pode ler 4 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (MPTCU) emitiu, na terça-feira, 24/9, parecer técnico favorável a não absorção dos Quintos/Décimos desde a primeira parcela do reajuste trazido pela Lei nº 14.523/2023. O documento é uma resposta à consulta solicitada ao TCU, pelo Conselho da Justiça Federal (CJF).

Em sessão no mês de junho, o Conselho decidiu pela aplicação do parágrafo único do art. 11 da Lei 11.416/2006, inserido pelo art. 4º da recente Lei 14.687/2023, que trata da proteção concedida à VPNI de Quintos/Décimos contra sua compensação por reajustes, em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nos autos do Recurso Extraordinário (RE) 638.115.

“Os Quintos/Décimos incorporados entre 8/4/1998 e 4/9/2001 não devem ser absorvidos pela primeira parcela do reajuste concedido pela Lei 14.523/2023, em fevereiro de 2023, nem por qualquer reajuste superveniente, desde que implementado por meio dos anexos da Lei 11.416/2006, tendo em vista o disposto no art. 11, parágrafo único, da referia Lei”, ressalta o parecer assinado pelo procurador Marinus Eduardo de Vries Marsico.

Requerimento da ANAJUSTRA Federal

No mês de janeiro, a ANAJUSTRA Federal apresentou ao CJF requerimento solicitando a devolução, a todos os associados, dos valores indevidamente absorvidos de Quintos/Décimos desde Fevereiro/2023 (data do primeiro aumento promovido pela Lei nº 14.523/2023) até a data de edição da Lei nº 14.687/2023″.

Além da devolução do referido período, a entidade também defendeu a continuidade do pagamento das parcelas de Quintos/Décimos aos associados, pois estão cobertos pelo trânsito em julgado da ação nº 2004.34.00.048565-0.

Leia também

ANAJUSTRA Federal impetra MS contra a absorção dos Quintos no TCU

Acessos: 5406

💊Os remédios representam boa parte dos gastos mensais das famílias. Por isso, o desconto da parceria da ANAJUSTRA Federal com as farmácias @drogaraiab podem te ajudar a economizar todos os meses!

São mais de 600 lojas espalhadas pelo Brasil. Encontre a unidade mais próxima de você, informe seu CPF e aproveite os beneficiais de ser associado!

#anajustrafederal #convenios #drogaraia #servidorpublico #pju #parceria #servidor
O dólar americano tem se mostrado uma moeda estável, enquanto a moeda brasileira passou por nove mudanças desde 1694 e já perdeu mais de 80% do seu valor desde o lançamento do Plano Real, há 30 anos.

🌍 Fique atento!

* Investir em dólar pode oferecer proteção contra a desvalorização.

* Planeje suas viagens comprando dólares aos poucos.

* Conheça as taxas e tributações ao investir em fundos dolarizados.

Quer entender mais? Leia o artigo do consultor financeiro José Carlos Dorte no nosso site.😉

#Economia #Dólar #MoedaBrasileira #Investimentos #Finanças #AnajustraFederal #Consultoria
🥳🎉 Estamos no Mês do Servidor e, como já é tradição, vamos sortear prêmios para celebrar a data mais importante do ano pra gente.

Para concorrer, você só precisa ser um associado adimplente. Não há necessidade de inscrição ❤️

📱1 iPhone 15
☕1 cafeteira Nespresso,
📖 1 Kindle,
🥘 1 air fryer,
⌚1 apple watch,
📺 1 smart TV 50”,
👩🏽‍🏫2 Alexas
🤖 3 robôs aspirador

E muitos mais!!

O sorteio será realizado no dia 24/10, durante a transmissão ao vivo da 5ª edição da Live Sarau, evento que reúne servidores artistas em uma grande festa virtual.

#anajustrafederal #associadoanajustrafederal #mesdoservidor #showdepremios