Servidor da Justiça lança primeiro livro de terror "Sonhos Febris"

Obra surge como uma mistura de gêneros clássicos e linguagem atual.

16/02/2023 10:11 
Em seu primeiro livro, Pedro Teixeira, traz clássicos do gênero de terror ambientados na realidade brasileira.
A+ A-

Pedro Teixeira, servidor da 3ª Vara do Trabalho de Criciúma, está lançando o seu primeiro livro, "Sonhos Febris". A obra, composta por contos inspirados na literatura de terror brasileira, será lançada em março.

O livro apresenta uma combinação de elementos clássicos do gênero de terror com uma linguagem moderna, criando relatos aterrorizantes envolvendo personagens em circunstâncias distintas. Muitos desses contos foram inspirados nas situações sociais e humanas do Brasil, especialmente aquelas ocorridas durante a pandemia da COVID-19.

"Para mim, o terror é um dos gêneros que melhor representa os momentos mais extremos da experiência humana, momentos em que a realidade parece desaparecer e se tornar sinistra", afirma Teixeira.

No livro, temas clássicos do gênero como fantasmas, bruxaria, mortos-vivos, vampiros, etc. são ambientados na realidade brasileira. De acordo com Teixeira, o leitor “pode esperar histórias com muito suspense, que buscam a sutileza e trabalham bastante com a dúvida, com o mistério, com o não dito, com elementos mais implícitos”. 

“Sonhos Febris” é indicado, segundo Teixeira, para maiores de 18 anos. Entre as inspirações, estão os clássicos do terror mundial como Edgar Allan Poe, H.P. Lovecraft, Henry James, Horácio Quiroga Shirley Jackson, Stephen King, além de autores contemporâneos da América Latina como Mariana Enriquez, Samanta Schweblin, Ana Paula Maia, Felipe Teodoro e Christiano Aguiar.

“Ler ‘Sonhos Febris’ é como descobrir o lençol sabendo que embaixo há um cadáver; É como entrar em um quarto escuro sem ter o controle sobre as próprias pernas; É como ouvir alguém chamando seu nome quando se está completamente sozinho. Agora, deixe que a febre e o sonho que inundam essas páginas o atravessem feito um fantasma”, afirma o também escritor Felipe Teodoro, responsável pela sinopse do livro. 

Sobre o autor

Pedro Teixeira é natural de Porto Alegre e formado em Direito pela Universidade do Extremo Sul Catarinense. Com 41 anos, atua como servidor da 3ª Vara do Trabalho de Criciúma desde outubro de 2016.

O autor começou a escrever contos de ficção científica em 2013. Mergulhou no gênero de terror, a princípio, para participar de desafios literários na internet. De acordo com Teixeira, os contos do desafio de terror do Recanto das Letras, site dedicado à publicação de textos literários, figuravam sempre entre os mais lidos.

“Com o tempo fui tomando gosto e estudando mais os clássicos. Fui pendendo para um terror mais sutil, em que o não dito tem muitas vezes mais importância do que o que é dito”, afirma.

Enquanto o livro não chega na livraria, o escritor divulga trechos dos contos e curiosidades nos perfis dele nas redes sociais Instagram e Facebook

"Sonhos Febris" já está em pré-venda e disponível para encomenda pelo site da Opera

 

Últimas