Todo dia é dia de Maria: servidor aposentado do TRT15 publica nova poesia

Escritor desde os 18 anos, Marco Antonio Brunialti já venceu concursos e acaba de escrever dois livros.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Entre os exploradores do universo literário está o associado Marco Antonio Brunialti, que transforma pensamentos em poesias e contos desde a tenra idade de 18 anos. Hoje, aposentado como servidor federal pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT15), ele nos leva a uma jornada pelas encruzilhadas de suas reflexões através de suas palavras.

Natural de Itapira, São Paulo, Brunialti encontra sua inspiração no coração da vida cotidiana. Sua escrita é guiada pela dualidade do amor e da política, duas forças que moldam o cenário humano de maneira profunda e complexa. No entanto, é o amor que frequentemente o toca com mais intensidade. E para um romântico assumido, ele enxerga nas palavras do filósofo contemporâneo Zygmunt Bauman sobre o “Amor Líquido” uma triste melodia dos tempos atuais.

Brunialti é um contador de histórias em dois gêneros literários distintos: poesia e conto. “Quando começo a escrever, o conto me domina e me leva sem eu nem perceber”, relata.
Mas suas composições literárias são mais do que apenas uma paixão ou um passatempo, elas se tornaram uma prescrição médica para manter a mente ativa após sua aposentadoria, em 2019. Através da escrita, ele desbrava novos horizontes, exercitando sua criatividade e mantendo seu intelecto afiado.

Brunialti nutre um amor profundo pela literatura, manifestado desde cedo, é um devorador voraz de ficção científica, romance e aventura. Entre os nomes que ele reverencia estão mestres das palavras como Fernando Pessoa, Mario Quintana e Luís de Camões.

Sua incursão na cena literária começou a render frutos já em 1993, quando foi classificado no concurso Antologia com o tema “Lar, Lares e não só Moradias” na categoria Poesia. Em 1998, ele se classificou novamente com o tema “Nas coisas que vejo o humano que desejo”, na categoria Conto.

Antes disso, em 1995, enquanto era funcionário do Banco do Estado de São Paulo, ele sagrou-se vencedor no Concurso de Poesias da Associação dos Funcionários do banco com três temas: “Corpo de Guerra”, “No meu quarto” e “Underground”.

Para o futuro, ele ainda segura dois livros já escritos, que esperam ocasião propícia para serem apresentados ao público. “Um é sobre o nosso momento atual, o escritor tem um papel social e incomoda os poderosos. Mas estamos em uma polarização tão extrema que achei melhor ainda não publicar. Até lá, vou revisá-los e aperfeiçoar a escrita”, explica.

Enquanto os livros não são publicados, confira a mais recente produção dele:

Todo dia é dia de Maria

Maria uma simples menina que se joga na vida
Numa jornada dupla infinita sem receios com liberdade
Ousadia, mãe e operária, juíza e advogada sorriso e dores
Partilhando seus amores, um belo momento um sorrateiro desalento
Em meio aos dias seguindo num escritório batalhando uma causa
Uma sentença uma briga sem começo e fim
Ao menos um telefonema uma mensagem no watts um insta na grama
Um face sem selfie um olhar profundo em si maria ergue seu corpo cansado
E sofrido temperando suas angústias e pequenos ódios, mas como mãe
Perdão ternura e sutileza Maria
Num gesto urbano e sincero no dia a dia amargo de trabalho, faxineira
Doutora juíza polivalente sendo deusa mesmo singelamente
Lá está maria que anota bilhetes toma ônibus e se transfigura em vênus
Mítica e amante na verdade não obstante de carne e osso uma centelha
Divina de anjo e mulher.

 

Acessos: 1217

É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
12 2
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
104 8
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
35 0