“Afiado, asfixiado, aficionado”, Caio Bulla, do TRT9, apresenta sua primeira obra

Diretor de Secretaria da Vara do Trabalho de Palmas apresenta seus “poemas de sobrevivência”. Para ele, poesia não tem hora nem lugar.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“É preciso estar afiado para sobreviver em um mundo asfixiante. Ainda mais para resistir amando, como um aficionado. Quando a única forma é ser amante da luta e perder o fôlego pelo que se preza, temos um afiado, asfixiado, aficionado.” Esta é a mensagem na orelha do primeiro livro do servidor do Tribunal Regional da 9ª Região, Caio Bulla, cujas três últimas palavras lhe dão nome, “Afiado, asfixiado, aficionado”.

A obra é uma seleção de poemas, escrita ao longo de um tempo razoavelmente grande, com maior concentração de meados de 2021 até o início de 2022. “Isso acabou criando uma característica para a maior parte do livro, expressa em uma das palavras do título, ‘asfixiado’. A sensação de viver em um mundo asfixiante, que já vinha de antes, se intensificou nos últimos tempos, com os acontecimentos de nosso país, principalmente. O livro reflete, então, essa sensação, tratando de questões sociais, de modos pessoais de enfrentamento dessas questões, os sentimentos que elas trazem à tona, correspondendo à divisão ‘asfixiado’. Em seguida, há uma segunda parte, ‘aficionado’, que versa sobre o amor, os relacionamentos.”

A partir da reunião destes “poemas de sobrevivência”, o autor retoma sua ligação perene com a escrita. De uma família de pessoas envolvidas com as letras, em especial, pai e avô paterno, “ o que para mim sempre foi motivo de admiração e inspiração. Comecei a tentar trilhar esses passos desde muito cedo, ainda criança, principalmente na poesia. Todo o trajeto foi acompanhado de um grande e fundamental gosto pela leitura nas suas mais variadas formas. No início da vida adulta o caminho tomou forma mais palpável, aumentando a produção de poemas e também o desejo de mostrá-los ao mundo.”

Com uma rotina de trabalho na Vara do Trabalho de Palmas (PR), onde atua como diretor de Secretaria, Bulla geralmente escreve à noite, depois que os filhos dormem, ou de manhã cedo, antes deles acordarem e de ir ao trabalho. “É até um escape da rotina que temos no tribunal, com o volume de serviço sempre grande”, pontua. Se alguma coisa chama sua atenção ou alguma ideia surge durante o expediente, o servidor diz que a saída é anotar apenas o esboço para depois tentar desenvolver. “Como não trabalho exclusivamente com a escrita, tenho que ter a paciência de entender um processo criativo por vezes mais demorado.”

Processo esse que envolve, primeiramente, muita leitura. “Dos mais variados poetas, jornais literários, etc. A poesia não deixa de ser um processo instintivo, mas exige certo comprometimento do escritor. Tento escrever ou pelo menos pensar na poesia todos os dias, como um exercício. E aí, recolhidas todas as inspirações do dia a dia, desde o noticiário até acontecimentos e sentimentos pessoais, tento me livrar de qualquer amarra para escrever, já que a poesia não conhece limites na forma ou no conteúdo. Às vezes escrevo um poema na cabeça durante dias e dias, até sua transferência para o papel. Outras vezes o poema cai, como num escorregão”, diz, como quem recita um poema.

O livro de Caio Bulla está à venda no site da Editora Folheando, e quem se interessar por mais novidades sobre a trajetória dele ou para conhecer mais sobre as obras, pode acompanhá-lo no Instagram, @caiobulla. “Coloco lá as novidades sobre o livro e outras publicações que participo. Sempre posto um ou outro poema, dá pra conhecer melhor minha obra. Quem quiser permanecer acompanhando, é um prazer, as portas estão abertas.”

Além do recente lançamento, Caio Bulla já contou com seus poemas publicados em diversos veículos, alguns parte do livro e outros inéditos. Confira abaixo:

Blog Poesia na Alma
Portal Mirada Janela Cultural
Revista Toró
Revista Aboio
Revista Sucuru
Revista Variações

Acessos: 779

Como guardar parte do reajuste que vem aí? 👀💸🤑

Não é o reajuste dos sonhos — mas é uma chance real de fazer diferente.
Se esse dinheiro entrar na conta sem plano, ele vai virar mercado, aplicativo, café… 🛍️📲☕
E você vai ganhar mais, mas não vai sentir diferença 😞💔

Neste novo vídeo da série “Papo de Valor”, o nosso consultor financeiro, José Carlos Dorte, traz duas dicas para não deixar isso acontecer. 

Não é sobre quanto vem a mais. É sobre não deixar desaparecer!! 📊💎

E, se quiser opções de investimento desse valor, faça login no site, acesse o menu “consultoria financeira” e fale com o nosso consultor.

#anajustrafederal #papodevalor #servidorpúblico
18 4
Quem vive o Judiciário todos os dias tem lugar de fala 🤍⚖️

A ANAJUSTRA Federal convida seus associados a participarem de uma pesquisa acadêmica nacional conduzida pelo servidor e doutorando em Psicologia Vlademir Suato (PUC-Campinas).

📌 A pesquisa é anônima, voluntária e não avalia tribunais, gestores ou unidades.

O objetivo é contribuir para o avanço científico e ampliar o debate qualificado sobre trabalho decente no serviço público.

✨ Participar é simples, rápido e faz diferença.
👉 Acesse o formulário (copie e cole o link no seu navegador)

https://forms.office.com/r/AKGLcremD9

📲 Conheça o projeto
@trabalhoedignidade

#ANJUSTRAFederal #ServidorPúblico #JudiciárioFederal
23 2
🎓✨ NOVO CONVÊNIO NA ÁREA!

Tem novidade boa para quem quer se qualificar sem complicação — e ainda garantir o Adicional de Qualificação (AQ) 👀💰

A ANAJUSTRA Federal fechou novo convênio com o Instituto iiEP, com cursos de mestrado e doutorado, modalidade híbrida, duração de 12 a 15 meses e o melhor:

👉 10% de desconto nas mensalidades para associados.
📚 Áreas estratégicas, alinhadas ao Judiciário
⏱️ Formações que cabem na rotina
📈 Qualificação que pode refletir direto na remuneração

Se a ideia é estudar, crescer na carreira e transformar conhecimento em benefício, essa é mais uma ótima opção 💡

👉 Acesse o Clube de Benefícios, faça seu login e confira.
👉 Dá também para ver todas as opções na página especial do Novo AQ.

Comente “Novo AQ” no post e te enviaremos o link da página! 

#anajustrafederal #novoaq #servidorpúblicofederal
20 24
O planejamento de 2026 já está se traduzindo em entregas concretas para os associados.

Parcerias, benefícios e novas iniciativas estão em andamento.

Tem novidade importante aí 👀
Vale assistir ao vídeo até o final.

#anajustrafederal #servidoresfederais #judiciariofederal
55 3
A Lei nº 15.292/2025 trouxe mudanças importantes no Adicional de Qualificação (AQ) dos servidores do Poder Judiciário da União. O novo modelo estabelece regras claras de cálculo, permite acumulações dentro de limites e garante impacto direto na remuneração, inclusive na aposentadoria. 

Para ajudar você a entender o que muda na prática, preparamos um perguntas e respostas com 10 pontos essenciais sobre o Novo AQ: quem tem direito, quanto vale cada título, o que pode ou não ser acumulado, e como ficam situações específicas, como cessão e aposentadoria. 

👉 Quer receber o link para ler o perguntas e respostas completo?
Comente FAQ aqui nos comentários que enviamos para você.

#anajustrafederal #anajustra #novoaq #faq
26 101