Servidora e agrônoma: “O Solo” é tema do livro de Uilna Souza

Aposentadoria e pandemia levam associada a escrever sobre a importância do solo em nossas vidas e no meio ambiente, e os inúmeros problemas ambientais ligados direta ou indiretamente a esse recurso natural.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“O Solo” em amplitude e profundidade foi a nova inspiração para a servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), do Rio de Janeiro, Uilna Carvalho de Souza, voltar a escrever e publicar, 36 anos depois, sobre agronomia, sua primeira graduação.

Uilna Carvalho de Souza - Arquivo pessoal/ANAJUSTRA Federal

“Quando concluí a primeira graduação, em Engenharia Agronômica, surgiu a oportunidade de escrever um livro técnico para leigos. Dessa forma, escrevi meu primeiro livro ‘Prática de Produção de Sementes’ com orientações sobre como produzir sementes de várias espécies, cuja edição encontra-se esgotada”, contou a autora do título que atualmente pode ser encontrado em alguns sites de livros usados, como o Estante Virtual.

Mais de 30 anos depois, após ingressar em uma área do conhecimento completamente diferente, o Direito; a pose no TRT1 e a aposentadoria, Uilna recorda que a escrita a acompanha desde a adolescência. “[Nessa fase] comecei a escrever poemas e, mais tarde, a compor músicas. Porém, não segui por este caminho, descartei quase todos.”

Com a pandemia, porém, ela resolveu voltar a escrever e, “regressando à área agronômica, pude me atualizar, perceber os problemas ‘atuais’. Com isso, decidi abordar o tema ‘solo’, porque o considerei indispensável para a manutenção de um meio ambiente equilibrado. Afinal, nossa vida no planeta depende muito desse equilíbrio”, explicou.

O livro “O Solo” tem uma linguagem fácil, clara e objetiva, é ilustrado, permitindo ao leitor a imersão no tema. Trata-se de uma publicação de divulgação científica, paradidático, no entanto, pode ser apreciado por um público amplo, de todas as idades, seja para quem busca novos conhecimentos, seja para para público escolar desde o ensino fundamental até o médio.

O segundo título da servidora está à venda no site Letra Capital, onde é possível abrir as 15 primeiras páginas para conhecê-lo, e também pelo WhatsApp da editora: (21) 99380-1465.

Quem quiser o livro autografado, pode comprar direto com a autora por e-mail: uilna.alunos@gmail.com.

 

Acessos: 927

Mora no Pará e é associado da ANAJUSTRA Federal?

Selecionamos alguns dos melhores convênios do Estado para você economizar nas mensalidades escolares, na academia e até no carro novo.

Acesse https://anajustrabeneficios.com.br/  e aproveite esse clube que é seu e da sua família!

💡 Dúvidas? Fale com a gente! Por e-mail: beneficios@anajustrafederal.org.br ou WhatsApp 61 3322-6864.

#anajustra #anajustrafederal #pju #servidores #belemdopara
22 1
Nossa assessoria jurídica está a todo vapor!

Para 2025, são boas as perspectivas das nossas ações judiciais.

✨ Serão lançadas três novas ações judiciais. As teses já foram aprovadas em assembleia e agora a entidade aguarda ajustes da assessoria jurídica para disponibilizá-las para adesão.

✨ A ação de rendimentos recebidos acumuladamente (RRA) de Outras Verbas está em execução e a expectativa da ANAJUSTRA Federal é que cerca de R$ 30 milhões sejam liberados para saque dos associados participantes em 2025.

✨ E a associação obteve vitória na ação de URV – juros 11,98% em 2023. Agora, está finalizando os cálculos para dar início a fase de execução do processo, beneficiando mais de 1200 servidores associados da Justiça do Trabalho.

Quer saber mais? Acesse (https://anajustrafederal.org.br) e confira detalhes de todos esses pleitos! Se precisar, fale com o setor em (acoes@anajustrafederal.org.br) ou pelo WhatsApp 6133226864.

‌#anajustrafederal #pju #ações #servidorpublico
40 1
Você já viu o calendário oficial de feriados e pontos facultativos para 2025!?

Serão 10 feriados nacionais e 8 pontos facultativos, com direito a quatro feriadões durante o ano. E claro, o Carnaval continua sendo ponto facultativo.

📆 Use sua Agenda e Calendário da ANAJUSTRA Federal para planejar bons momentos!

🛍️🛒 e lembre-se usar os convênios do nosso Clube de Vantagens para economizar em viagens e passeios! 

#anajustrafederal #clubedevantagens #anajustrabeneficios #pju
26 2