Servidora e agrônoma: “O Solo” é tema do livro de Uilna Souza

Aposentadoria e pandemia levam associada a escrever sobre a importância do solo em nossas vidas e no meio ambiente, e os inúmeros problemas ambientais ligados direta ou indiretamente a esse recurso natural.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

“O Solo” em amplitude e profundidade foi a nova inspiração para a servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT1), do Rio de Janeiro, Uilna Carvalho de Souza, voltar a escrever e publicar, 36 anos depois, sobre agronomia, sua primeira graduação.

Uilna Carvalho de Souza - Arquivo pessoal/ANAJUSTRA Federal

“Quando concluí a primeira graduação, em Engenharia Agronômica, surgiu a oportunidade de escrever um livro técnico para leigos. Dessa forma, escrevi meu primeiro livro ‘Prática de Produção de Sementes’ com orientações sobre como produzir sementes de várias espécies, cuja edição encontra-se esgotada”, contou a autora do título que atualmente pode ser encontrado em alguns sites de livros usados, como o Estante Virtual.

Mais de 30 anos depois, após ingressar em uma área do conhecimento completamente diferente, o Direito; a pose no TRT1 e a aposentadoria, Uilna recorda que a escrita a acompanha desde a adolescência. “[Nessa fase] comecei a escrever poemas e, mais tarde, a compor músicas. Porém, não segui por este caminho, descartei quase todos.”

Com a pandemia, porém, ela resolveu voltar a escrever e, “regressando à área agronômica, pude me atualizar, perceber os problemas ‘atuais’. Com isso, decidi abordar o tema ‘solo’, porque o considerei indispensável para a manutenção de um meio ambiente equilibrado. Afinal, nossa vida no planeta depende muito desse equilíbrio”, explicou.

O livro “O Solo” tem uma linguagem fácil, clara e objetiva, é ilustrado, permitindo ao leitor a imersão no tema. Trata-se de uma publicação de divulgação científica, paradidático, no entanto, pode ser apreciado por um público amplo, de todas as idades, seja para quem busca novos conhecimentos, seja para para público escolar desde o ensino fundamental até o médio.

O segundo título da servidora está à venda no site Letra Capital, onde é possível abrir as 15 primeiras páginas para conhecê-lo, e também pelo WhatsApp da editora: (21) 99380-1465.

Quem quiser o livro autografado, pode comprar direto com a autora por e-mail: uilna.alunos@gmail.com.

 

Acessos: 927

Seminário de Integração no TRE-PI

No dia 4 de setembro, a ANAJUSTRA Federal esteve presente no Seminário de Integração do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, que recebeu os servidores e servidoras aprovados no concurso unificado de 2024.

O encontro trouxe informações sobre as atividades do tribunal, a missão do Judiciário e a importância do trabalho dos servidores públicos.

A ANAJUSTRA Federal distribuiu brindes aos participantes, reforçando nosso compromisso com quem faz a Justiça acontecer.

💬 Um momento especial de integração, conhecimento e acolhimento dos novos colegas.

#anajustrafederal #trepi #servidorfederal #integração #valorização #justiçafederal #evento
19 0
No próximo dia 5 de setembro, o TRT-12 realiza o evento “Incluir TRT-12: diversidade, acessibilidade e arte para uma sociedade equitativa”.

Com programação cultural e palestras conduzidas por pessoas com deficiência, o encontro será um espaço de representatividade, equidade e inclusão.

A ANAJUSTRA Federal apoia esta iniciativa e reforça seu compromisso com ações que promovem diversidade e acessibilidade no Judiciário.

📍 Plenário do TRT-SC
🕐 Das 13h30 às 18h
👩‍💻 Participação presencial e online

#inclusao #acessibilidade #diversidade #trt12 #anajustrafederal
13 0