Renata Wolff: associada lança seu segundo livro

O lançamento de Manhattan Lado B será no próximo dia 3 de novembro, às 19h, na Feira do Livro de Porto Alegre.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Além de lembranças inesquecíveis, uma viagem pode deixar marcas tangíveis, como uma obra artística. Esse foi o caso da associada Renata Wolff, do TRT4, que após duas viagens para Nova York, escreveu o seu segundo livro.

Na cidade mais famosa do mundo, Renata fez cursos sobre escrita criativa e a vivência da associada dia após dia serviu de fonte de inspiração para produzir “Manhattan Lado B”. A obra reúne 26 poemas produzidos em janeiro de 2017, durante sua primeira viagem e em janeiro de 2019, quando retornou à cidade. “Foi uma escrita realizada de uma forma muito externa, urbana: nas ruas, mesmo. Sentava em qualquer lugar e produzia versos enquanto olhava a cidade”, recorda.

Os poemas abordam, principalmente, histórias e cenas que presenciava enquanto caminhava. “Histórias das pessoas que existem ou existiram, pedaços de narrativas escutadas nas ruas de Nova York, as luzes e as ausências, o fervilhar nem sempre feliz ou justo, mas sempre vivo, daquela urbanidade tão condensada”, explica a servidora.

Todo o processo criativo da associada se resume a esses momentos e ao que observava à sua volta. “Geralmente o lampejo inicial tende a se apresentar como uma imagem, ou, melhor dizendo, uma cena.”

Outro ponto interessante do processo de Renata, no qual ela apelida de “caos criativo” é que a maior parte da narrativa é construída em sua mente e depois passada para o papel. “Quando me sento para de fato escrever, é porque a história (e principalmente suas cenas) vinha cozinhando há tempo na minha cabeça e já a tenho razoavelmente pronta.”

Quanto às atividades no tribunal, Renata busca conciliar da melhor forma. “Diria que vou descobrindo dia a dia, tentando acomodar e atender as duas atividades com a devida dedicação. E digo isso consciente do meu lugar de imenso privilégio, de poder exercer meu cargo público e ainda levar adiante, em paralelo, o ofício criativo”, explica.

Além de Manhattan Lado B, Renata é autora do livro de contos Fim de Festa, que foi finalista do prêmio Jabuti em 2016. A obra, segundo ela, até hoje proporciona muitas alegrias, como vê-la adaptada para o teatro de uma turma da UNESP, em 2017. Atualmente, Renata é doutoranda em escrita criativa na PUCRS e seu próximo projeto é a publicação de um romance.

O lançamento de Manhattan Lado B vai acontecer no próximo dia 3 de novembro, às 19 horas, na Feira do Livro de Porto Alegre. A obra também pode ser adquirida através do site da editora Metamorfose. Caso queira conhecer mais sobre o trabalho de Renata ou enviar uma mensagem, acesse seu perfil no Instagram

Confira o poema 1929

Quando voou a ticker tape
E a multidão se alvoroçava
Segui de Wall Street à Trinity.
Em piruetas de bailarina
Desci a um metrô deserto.

Ao longe começou o jazz
Que me alcançava a ecos
Até encher o túnel.

Aproximou-se um garçom com bandeja:
Me serviu um dry martini
(Duas azeitonas)
Dizendo voilà madame,
Sorrindo em vão,
E eu respondi: papai, sou eu!

Ele se virou e saiu
E entraram Gatsbys e Daisys,
Seis cachorros de smoking,
A banda de Dolores e Valentinos,
Os anões e a serpentina.
Me perdi no bal masqué.

Gritei por ele até que voltou
Fantasiado de Josephine Baker
E dançamos o foxtrot
Enquanto eu dizia: pai? pai?

Escutei vagões ferozes
Avançarem sobre os trilhos.

A festa se dispersou,
Correram os hipopótamos,
Desapareceu a música,
Mas eu e ele continuamos ali.

Dançamos até a borda da plataforma.

No último instante antes do impacto
Papai me olhou e disse: filha
E saltamos em um perfeito pas de deux

Acessos: 0

🎬 “Minha história com os Quintos” é o retrato da luta e da conquista de milhares de servidores que contaram com o apoio da ANAJUSTRA Federal em cada etapa dessa jornada.

💪 Foram anos de incertezas, idas e vindas nas decisões, mas também de união, persistência e vitórias.

Hoje, com o reconhecimento do MS 39.881 no STF, o direito aos Quintos está reafirmado — garantindo tranquilidade e justiça para quem sempre dedicou sua vida ao serviço público.

📜 Justiça feita.
💙 Quintos garantidos.
👩‍⚖️ Servidor valorizado.

#ANAJUSTRAFederal #Quintos #MS dosQuintos #VitóriaDosServidores #STF #Justiça #DireitoGarantido #ServidorPúblico
373 30
Você sabia que pode escolher como e sobre o que quer receber as mensagens da ANAJUSTRA Federal? 💚
Com poucos cliques, é possível configurar suas preferências de comunicação e selecionar os temas de maior interesse, direto na área restrita do site.

👉 Acesse anajustrafederal.org.br e faça login com seu CPF e senha de associado.
No menu, clique em “dados pessoais” → “preferências de comunicação”.

Lá, você escolhe se quer receber nossos comunicados por e-mail, WhatsApp ou SMS — uma, duas ou todas as opções — e garante que nenhuma novidade fique de fora.

Entre os temas disponíveis estão:
⚖️ Ações jurídicas
🏥 Saúde e rede conveniada
📬 Boletim semanal
💼 ANAJUSTRA Corretora
... e outros assuntos de interesse do associado.

💡 Atualize suas preferências e mantenha-se informado da forma que preferir!

#anajustrafederal #preferenciasdecomunicacao #associadoanajustra #pju #judiciariofederal
12 0