“Anéis de Saturno” – Associado do TRT4 lança seu primeiro livro

Em obra de estreia, Gabriel Moura aborda temas como luto, dramas familiares e homossexualidade.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O que você faria se tivesse que reviver as mágoas do passado? Essa é uma das questões chaves que compõe o romance de Gabriel Moura, servidor do TRT4 e autor do livro Anéis de Saturno.

A obra conta a história de Felipe, um jovem de Porto Alegre que se muda para o Rio de Janeiro com o intuito de deixar o passado para trás. No entanto, anos depois, o jovem vê-se impelido a retornar à capital gaúcha após saber do estado de saúde que seu pai se encontra. Durante essa jornada, o protagonista enfrentará todos os fantasmas do passado.

Anéis de Saturno foi lançado em 2019, durante a Feira do Livro em Porto Alegre. Segundo Gabriel, ideia inicial era lançar um livro de contos e histórias relacionadas ao processo de luto, mas conforme o conto de Felipe ganhava vida, o autor optou em transformá-lo em uma narrativa longa.

O título da obra, embora pareça incomum, tem dois significados muito importantes para a história. “Anéis de Saturno está relacionado ao passatempo compartilhado pelo protagonista e seu pai, que era o de observar os astros com um telescópio. Além disso, Saturno é o planeta que representa Cronos, o deus do tempo, tema de certa forma importante na história”, explica.

Além de Anéis de Saturno, Gabriel também tem outros projetos literários em andamento, além de produzir o podcast Delineando a Prosa, disponível no Spotfy. O autor também possui um blog, com outros textos e também outros livros com os quais foi colaborador.

Anéis de Saturno pode ser adquirido pelo site da Amazon ou então, diretamente pelo site do autor. E caso queira conhecer mais sobre o trabalho do associado, ou ainda, enviar uma mensagem, acesse seu blog

Confira um trecho da obra:

Meu pai tinha esse hobby incomum. No escritório lá em casa, em frente à janela, havia um telescópio. Juntos observávamos os anéis de Saturno, as crateras da Lua, Júpiter, Vênus e até Marte, que parecia uma esfera borrada, mas bom o suficiente para dois astrônomos amadores. E naqueles momentos quase meditativos sentia que estávamos conectados. Revezando o aparelho, tínhamos conversas sobre o futuro da humanidade, o sentido da vida, e esquecíamos o cotidiano e nossas diferenças. Éramos apenas pai e filho.

Vasculhamos o céu por alguns anos. Mas certa noite, depois de muito uso, o tripé do telescópio quebrou. Eu estava no meio da adolescência quando ocorreu o acidente. Ulysses tentou improvisar, falhando com as fitas isolantes e as colas especiais. Também não encontrou um tripé que encaixasse no telescópio. Decidiu, então, que compraria um novo aparelho, mais robusto.

Estávamos animados com a ideia, e a empolgação justificada durou meses. Quando ele tivesse tempo iríamos juntos a uma loja para escolher o modelo.

Seria um refrator ou um refletor? Poderíamos observar as galáxias, as nebulosas e as luas de Júpiter com detalhes? Guardamos o telescópio velho em cima do armário, o conjunto de lentes oculares dentro de uma gaveta, e o tempo foi passando, despercebido.

Fonte: Livia Lino, da assessoria.

Acessos: 0

Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
14 0
É possível você “se mimar” com os descontos do nosso Clube de Vantagens!

Hoje, trazemos a primeira dica 🤩

Estadia no Palácio Tangará, em São Paulo (SP), com 10% OFF, extensivo aos dependentes (cônjuge, filhos e pais).

📌 @palaciotangara 
Cercado pelo Parque Burle Marx, cujos jardins foram projetados pelo mundialmente reconhecido paisagista homônimo, o Palácio Tangará oferece 141 espaçosos apartamentos, sendo 59 suítes, todos com vistas para a vegetação exuberante do parque. O hotel oferece dois restaurantes: Tangará Jean-Georges, reconhecido com uma estrela Michelin, e o Pateo do Palácio, opção casual. A área de lazer é composta por uma academia equipada com modernos aparelhos Technogym, pelo SPA Lancôme Absolue, primeiro spa da marca francesa na América Latina, além de duas piscinas interna e externa climatizadas, sauna, Jacuzzi e Kids Club com programação especial de atividades e brincadeiras aos sábados, domingos e feriados.

E aí, curtiu!? Envie esse post para um colega associado!

#anajustrafederal #anajustra #clubedevantagens #memimei
27 4
Atendendo a pedido da ANAJUSTRA, o Conselho da Justiça Federal (CJF) reconheceu o direito dos servidores da Justiça Federal (JF) receberem as parcelas da Vantagem Pecuniária Individual (VPI) suprimidas entre 1º/6/2016 e 1º/1/2019.

Na decisão, o desembargador Fernando Braga Damasceno, destacou que “consoante bem observado pela entidade de classe”, diversos órgãos do Poder Judiciário da União, já reconheceram esse direito. “De fato, não se mostra razoável que os servidores da Justiça Federal recebam tratamento desigual, em desatenção ao princípio da isonomia”, sublinhou.

“A associação protocolou o mesmo requerimento em outros órgãos do Judiciário Federal, e agora nossa atuação é coroada com o alcance dessa vitória para a JF também”, comemorou o presidente da entidade, Antônio Carlos Parente.

Leia mais no site https://anajustrafederal.org.br/

#anajustra #anajustrafederal #servidores #justiçafederal
119 11
Que tal ter um 2025 com as finanças no azul? O consultor financeiro José Carlos Dorte traz 5 estratégias para economizar e investir melhor:

✔️ Reduza dívidas caras.
✔️ Corte assinaturas desnecessárias.
✔️ Use cupons de desconto no Clube de Vantagens.
✔️ Economize para emergências.
✔️ Invista com inteligência.

🗓️ Com a agenda 2025 da ANAJUSTRA Federal, organize seus planos e faça de 2025 o ano da sua transformação financeira!

#anajustrafederal #finanças2025 #educacaofinanceira #planejamentofinanceiro #organizesuavida
41 0