“A Chegada da prima Vera” – Servidor aposentado lança seu primeiro livro

Ocino Batista, do TRT da 13ª Região, é autor de romance ambientado no sertão do Ceará

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

O associado da ANAJUSTRA Federal Ocino Batista aproveitou a sua aposentadoria recém-conquistada para fazer uma das coisas que mais gosta: escrever. Em meio à quarentena e a oportunidade de passar mais tempo em casa, nasceu sua primeira obra, intitulada “A Chegada da prima Vera”, um romance ambientado no sertão do Ceará.

A história com o sertão e a escrita começou em 2010, quando Ocino foi articulista da versão impressa do jornal da Paraíba com uma coluna de opinião, em geral sobre cotidiano, mas também sobre o sertão, das alegrias, desafios e amarguras das pessoas. “Sempre iniciava os textos com a máxima: ‘Lá em nois’, pois é assim que o sertanejo se refere ao seu lugar de origem”, lembra.

Essa coluna, além de ser publicada no jornal da Paraíba, também era reproduzida na intranet do TRT da 13ª Região e era acompanhada por servidores e magistrados. “Todos me cobravam a edição de uma coletânea dos artigos publicados. Porém, com minha aposentadoria, combinada com a quarentena, resolvi que escreveria meu primeiro romance contando coisas ‘Lá de nois’”, explica.

A obra é uma ficção, que narra em torno da vida de Fabiano, nascido em uma fazenda no coração do sertão. O leitor viaja por toda a vida do protagonista, desde as travessuras da infância, os dramas da adolescência, as agruras da vida adulta e suas realizações e amores.

Nesse cenário, também surge outra personagem importante, a prima Vera uma jovem da cidade grande, de pele muito pálida, cabelos vermelhos e olhos azuis, e que desperta muita curiosidade de todos, inclusive de seu primo, Fabiano.

Quer conhecer mais sobre essa história e como a chegada da prima Vera vai mexer com o sertão? O livro está à venda pelo site da Amazon

Confira alguns trechos que o autor separou:

Sobre a chegada da prima Vera:

O carro estacionou na frente da casa grande, e o Januário apressou-se em descer para abrir a porta traseira esquerda do Sinca rabo de peixe do vovô, de onde desceu aquela figura franzina, de cabelos vermelhos, protegidos por uma boina azul. Trajava um vestido colado ao corpo, do tipo tubinho, pele muito branca e pernas finas como cambitos, lindos olhos azuis como céu, e batom nos lábios, para espanto das meninas, visto que batom era usado somente pelas adultas. Tinha na mão uma pequena bolsa de toalete, o que também não era comum entre as meninas… Olhávamos para a prima com curiosidade. Não demorou muito para alguém cochichar que era uma piaba de pote, outros a comparando ao soldadinho do Araripe, em razão da cabeleira vermelha.”

Sobre a produção agrícola da fazenda:

“A principal atividade agrícola da fazenda era o plantio do fumo, mas não era a única. Plantava-se, também, a mandioca, através dos meeiros, com a finalidade de produzir a farinha d’água, alimento muito usado na região Nordeste, especialmente no Ceará, onde há um dito em que se pergunta se o caboclo gosta de mulher, ele responde que gosta. E de farinha? Vixe!!! Ele revira os olhos!”

Sobre Januário, o capataz da fazenda:

“O Januário era um caboclo pai d’égua, de confiança do meu avô. Destemido, costumava afirmar que só temia os castigos de Deus, assim, ninguém sabia de suas origens. Chegou um dia na fazenda e pediu um rancho para morar e servir ao patrão…”

*Fonte: Livia Lino, da assessoria

Acessos: 25

“Hoje, não celebramos um “Dia do Amigo”. Celebramos o amigo em todos os dias — aquele que, mesmo distante, se faz presente com um gesto, uma lembrança, uma escuta, um silêncio.

Por isso, se você está lendo esta mensagem, abrace o amigo que está ao seu lado. E sinta-se, por nós, profundamente abraçado.

Porque amizade verdadeira é essa comunhão silenciosa e sagrada entre corações que se reconhecem — e seguem juntos, mesmo quando cada um caminha por trilhas distintas.”

💙 Este é um trecho do belíssimo texto “A Amizade que Sustenta a Alma” da nossa diretora Glauce de Oliveira Barros

👩🏽‍⚖️👨🏻‍💻Seu melhor amigo veio do trabalho? Participe do nosso CALENDÁRIO 2026! Até 8/8, envie uma foto e conte sua história de amizade feita no Judiciário. Ela pode estar no Calendário mais querido do Judiciário Federal!

👉 Comente “Amizade” para receber o link.

#anajustrafederal #diadoamigo #amizade #pju #servidorpúblicofederal
43 6
SAÚDE E BEM-ESTAR | CLUBE DE VANTAGENS
Em Belo Horizonte, associados da ANAJUSTRA Federal têm 15% de desconto nas mensalidades de Pilates no GS Pilates Studio Fit. E o benefício também vale para os dependentes! 🧘‍♀️💪

No GS, você encontra um ambiente acolhedor e aulas voltadas ao fortalecimento, à postura e ao equilíbrio físico e emocional.

Que tal cuidar da saúde em família?

📍 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br

#pilates #qualidadedevida #bemestar #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
29 5
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO

🎒📚 Parceria de valor para o futuro do seu filho!

A ANAJUSTRA Federal é parceria da Maple Bear Sagrada Família, em Belo Horizonte. A unidade é parte da maior rede de escolas bilíngues do mundo, com metodologia canadense e imersão em inglês desde a primeira infância.

Filhos de associados têm 10% de desconto nas mensalidades e acesso a uma educação de excelência, com estrutura acolhedora, segura e voltada ao desenvolvimento integral das crianças.

🌐 Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br

#educacao #bilinguismo #maplebear #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #bh
31 2
🏥 Seu plano cobre o Mater Dei?

A Carolina é uma personagem fictícia, mas pode ser que você se identifique com essa história. Está pensando em complementar sua assistência com o plano hospitalar com obstetrícia SulAmérica, via JUSaúde da ANAJUSTRA Federal?

✅ Atendimento no Hospital Mater Dei
✅ Internação com conforto
✅ Cirurgia com cobertura completa
✅ Coparticipação justa e transparente

Você pode ter acesso a esse benefício. Fale com a gente no WhatsApp (6133226864) e saiba mais!

#anajustrafederal #jusáude #trt3 #sulamerica #planodesaúde #materdei #benefício #qualidadedevida #servidorpúblico
9 0