Corpo esculpido

Conheça a história de Chagas Brandão, fisiculturista, recém-premiado em competição nacional.

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Em 1993, Francisco Chagas Brandão tomou posse no Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região. Além da mudança definitiva para Campo Grande (MS), ele mudou o estilo de vida e iniciou os treinos de musculação, após incentivo da colega de trabalho Márcia Addor. “Desde então não parei de treinar”, diz o associado.

“Aos 48 anos percebi que mesmo mantendo uma rotina de treinos de musculação e outras atividades físicas, o meu corpo não evoluía mais aos estímulos na proporção que eu treinava. Resolvi contratar um treinador de atletas para personalizar meus treinos e dieta. O resultado foi bem evidente em três meses. No final daquele ano de 2014, o treinador da época, me propôs a participar de campeonato. Foi tentador. Mas, havia sido recém nomeado para exercer o cargo de Diretor do RH do TRT24. Priorizei a carreira, mas sempre pensando em realizar o desafio de passar por um treinamento deste nível.”

O desafio tornou-se realidade em 2019, após outro convite: “Somos movidos a estímulos, e sempre alguém próximo de você acaba sendo o seu espelho para novos planos. Ano passado, meu amigo Leandro Cortada que já foi duas vezes campeão sul-matogrossense de fisiculturismo chegou pra mim em dezembro e me deu um ultimato: prepare-se para o campeonato de 2020. Aceitei o desafio”, relembra Chagas.

“O protocolo de treinos, dieta e suplementação começaram dia 26 de dezembro de 2019 com a expectativa de participar de um evento aqui em Campo Grande, no mês de abril. Em virtude da Covid-19, as academias fecharam entre março e abril. Neste ínterim, fazia apenas caminhada”, diz. Com auxílio do colega Guilherme, Chagas começou a preparação para outro campeonato, o “Muscle Contest Nacional”, realizado em Campinas (SP), no mês de novembro. Ele concorreu na categoria Men’s Physique Master, para participantes acima de 50 anos, e foi premiado em segundo lugar.

“No palco, o que determina sua pontuação depende muito da suavidade com que você executa sua apresentação, além do porte físico, claro. O treinamento de um atleta de fisiculturismo tem uma rotina bem definida entre dieta, treinos de musculação e de poses. Fiquei por cinco meses treinando poses com Rubens Valentim e frequência variando de três a cinco vezes por semana conforme a proximidade do evento”, relembra.

Esportista convicto, ex-praticante de natação e taekwondo, Chagas destaca os benefícios da prática esportiva, independentemente da modalidade e da idade: “Maior disposição, menor stress, relacionamento social, quebra de limites e paradigmas, além da tolerância aos limites físicos e mental em relação ao protocolo de dieta e treinos. A velha história de que não tenho mais idade, deixa de existir”.

O próximo objetivo: competir no campeonato Arnold Classic, um dos mais tradicionais do fisiculturismo, realizado anualmente em São Paulo. Acompanhe a trajetória do fisiculturista nos perfis do Instagram ou Facebook.

Acessos: 0

Fim de ano e as contas apertando? ✨

Se você caiu no rotativo, saiba que existem proteções importantes:

✔ juros limitados ao valor da dívida
✔ possibilidade de portabilidade
✔ valores até 40 salários mínimos são impenhoráveis

Antes de assumir um crédito, compare, planeje e entenda seus direitos.

Leia o artigo do consultor financeiro da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, e saiba mais.

#anajustrafederal #financas #pju
15 1
🏠🗓️📒 Muitos associados já estão recebendo a Agenda e o Calendário 2026 e o retorno tem sido incrível. 

Se os seus impressos já chegaram, conta aqui nos comentários. 💬

Se ainda não chegaram, fique tranquilo logo logo estarão com você! Os materiais são uma entrega especial em parceria com o Banco BRB.

#anajustrafederal #agenda2026 #pju
79 28
Aqui na ANAJUSTRA Federal, a gente conta o tempo em conquistas.

E 2025 trouxe vitórias importantes: avanços no MS Quintos, mais de R$ 12 milhões pagos entre precatórios e RPVs e o direito à conversão de licença prêmio em pecúnia reconhecido pelo TST.

Também contamos o tempo em trabalho: presença em mais de 50 eventos, atuação institucional e política e defesa constante dos direitos e da remuneração dos servidores.

E contamos em vantagens: mais de 200 novos convênios, R$ 20 milhões em descontos no Clube de Vantagens e economias significativas com a ANAJUSTRA Corretora e novos planos de saúde.

Obrigado por mais um ano juntos. 🙏
A contagem para 2026 já começou.

#anajustrafederal #retrospectiva2025 #pju
21 3
Cuidar da saúde é cuidar do futuro. 💙

Em 2025, ampliamos parcerias, reduzimos reajustes e fortalecemos o atendimento personalizado para oferecer mais qualidade e tranquilidade ao servidor do Judiciário Federal.

Seguimos juntos — hoje e sempre. ✨

#anajustrafederal #saude #planodesaude
10 0
RETROSPECTIVA 2025 | CULTURA

2025 foi um ano de mais cultura na ANAJUSTRA Federal.

A 6ª edição da nossa Live Sarau marcou o calendário: transmitida diretamente no YouTube pela primeira vez, reuniu cinco associados que vivem a arte em diferentes expressões.

No blog Espaço Cultural, 11 novos participantes compartilharam suas obras, histórias e processos criativos, fortalecendo esse espaço que existe desde 2008 para valorizar os talentos do Judiciário Federal.

Entre as produções divulgadas no ano, estiveram livros, canções, poesias, crônicas e reflexões de autores e artistas de diversos tribunais do país.

Seguimos ampliando o alcance da cultura dentro da Associação.

E 2026 já promete novas histórias e novos talentos para descobrir.

#anafederal #espacocultural #retrospectiva2025
17 0