Associada cria animação gráfica com personagem inspirado no 007

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Assista “Fedegoso – O Agente Bond Gases”, curta metragem feito por Laís Faria.

A paixão pelo cinema surgiu ainda na infância, durante férias na casa da avó, no Rio de Janeiro. O momento especial foi rememorado pela servidora aposentada pelo TRT3, Laís Faria de Oliveira, durante entrevista  para o Espaço Cultural.

“Meu primeiro contato com cinema foi quando minha mãe levou a mim e a meus irmãos num cinema no Rio de Janeiro, onde passávamos parte de nossas férias e onde morava minha avó, já falecida. O filme era Branca de Neve e os Sete Anões, de Walt Disney. Fiquei maravilhada. A segunda vez, também no Rio, foi na casa da vizinha de minha avó. Lá, vimos um desenho animado mudo, projetado, à noite, numa das paredes do muro da área externa do apartamento dela – um detetive de bigodinho que, ao andar, dava dois pulinhos, de cuja imagem até hoje me recordo.”

A proximidade com o cinema, influenciada inicialmente pela mãe, cinéfila de carteirinha, permitiu conciliar a paixão pela sétima arte com a profissão escolhida. Durante a graduação em Publicidade e Propaganda, realizada na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Laís passou do status de espectadora para conhecedora de detalhes técnicos da cinematografia.

“Na cadeira de Cinema do curso de Comunicação aprendi a escrever roteiros e a experienciar o processo de produção cinematográfica com outro entusiasta da sétima arte, o prof. Paulo Pereira, já falecido. Lá, não só era ministrada História do Cinema como também a prática do processo de produção de filmes, na época em ‘Super-8’, que se findava com o Festival de Cinema Padre Massoti – evento semestral, que premiava as produções dos alunos do período de cinema”, diz.

Dedicação à animação gráfica

Assim como muitos associados, Laís se dedicava aos projetos pessoais após a jornada na 1ª Vara do Trabalho de Divinópolis (MG). “A animação gráfica surgiu para conciliar prazer e trabalho. Uma, porque a produção nestes tipos de programas é semelhante ao processo cinematográfico. E duas, porque ao tentar produzir um roteiro meu de 120 minutos, sem sucesso, cheguei à conclusão de que o melhor seria produzir filmes curtos com vistas à internet, onde várias pessoas poderiam ver”, explica.

Por conta do distanciamento com a parte técnica da produção de vídeos e a mudança na tecnologia, Laís teve que se atualizar para criar vídeos. “Nas horas em que não trabalhava na 1ª VT de Divinópolis, estudava, em casa, cursos e tutoriais em livros e on-line para aprender a utilizar programas de animação gráfica. Aos poucos e, ‘apanhando’ muito (até hoje, pois o estudo é constante), comecei a modelar e a animar.”

“Fedegoso – O Agente Bond Gases”

A dedicação à animação gráfica já floresceu, após a criação de um personagem inspirado em um dos clássicos do cinema. “Fã de carteirinha do 007, criei meu primeiro personagem (desenhado para mim por minha irmã Taís, formada em Comunicação Visual), e minha primeira animação: ‘Fedegoso – O Agente Bond Gases’, inscrita no Anima Mundi (Festival Internacional de Animação do  Brasil), de 2019.”

Laís apresenta os detalhes da história: “Fedegoso (que, no dicionário significa ‘que cheira mal’) é um curtíssima metragem amador de 5 minutos, cujo agente secreto não usa armas. Ele tem uma arma secreta, que todos já devem imaginar qual seja… Bond Gases conta ainda com a ajuda da parceira e esposa, Fedegosa, para salvar as gramáticas das mãos do temido Vilão”.

Com a chegada da aposentadoria, ela já tem outro curta em desenvolvimento com previsão de conclusão em dois anos. “Após, penso criar jogos, baseados nestas pequenas produções. Vamos ver. Ideias é que não faltam. Agora, este é o meu trabalho como aposentada, que venho preparando há mais de 5 anos.”

A convite da animadora gráfica Laís Faria, assista ao curta metragem “Fedegoso – O Agente Bond Gases” . “Ele espera por vocês no YouTube. Não esqueçam de deixar um like para o Fedegoso, ok?”, finaliza.

Acessos: 3

Tem muita gente aproveitando o acesso de dependentes ao Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal! Para ser um Dependente VIP,  basta ser dependente legal – e maior de 18 anos – de um associado. 

Com seu próprio CPF, o dependente pode comprar medicamentos, roupas e acessórios, artigos esportivos e itens de casa com desconto, pagar mais barato em mensalidades escolares, academias ou lavanderias.

Também é possível contratar seguros auto, residencial, vida, viagem, bike, funeral e celular com os melhores preços, além de contar com a consultoria financeira para planejar como economizar ou investir.

Para fazer o cadastro, é só preencher o formulário do menu “Meus dependentes”, na área restrita.  Cada dependente receberá, no e-mail informado, os dados de acesso ao Clube de Vantagens, onde ele poderá acessar os benefícios.

#dependentevip #anajustrafederal #clubedevantagens
21 3
Um ano novinho em folha, com muitas páginas em branco para você escrever, sonhar, planejar e realizar! 

Para tudo isso, você pode contar com o calendário 2025 ANAJUSTRA Federal. Anote compromissos, marque os feriados e acompanhe  eventos e novidades!

#anajustrafederal #anajustra #calendario #2025 #feriados #eventos
31 5
O ano de 2024 foi marcado por sérias dificuldades para os servidores do Judiciário Federal, em especial no campo salarial e nas pautas legislativas de interesse da categoria.

Confira na coluna "De olho em Brasília" a análise do nosso assessor parlamentar sobre 2024 e as perspectivas para o ano novo!

#anajustrafederal #anajustra #judiciario
28 1
O ano de 2024 foi repleto de aprendizados, benefícios e momentos importantes. Finalizamos este ciclo agradecendo você por estar sempre com a gente!

Que em 2025, possamos seguir crescendo, defendendo os direitos da nossa categoria e conquistando mais espaços. Que venha o novo ano, com mais união, força e realizações para todos nós! Juntos, somos mais fortes!

✨ Feliz Ano Novo!

#anajustrafederal #pju #associadoanajustrafederal #servidorpublico
26 2
Já ouviu falar na regra dos 50 – 15, 35 do planejamento financeiro?

Ela é um método de orçamento que divide a renda mensal em três categorias de gastos:

🔹 50%: Despesas essenciais, como aluguel, contas de luz, água e telefone, plano de saúde, mensalidade escolar, entre outras

🔹 15%: Prioridades financeiras, como dívidas a pagar ou investimentos

🔹 35%: Estilo de vida, como despesas com restaurante, cinema, academias, entre outras

A ideia é que a pessoa tenha mais clareza sobre para onde vai o seu dinheiro, priorize as despesas e corte gastos desnecessários.

Na nossa agenda 2025, que tem o apoio do Banco BRB, você pode tornar essa prática uma rotina, acompanhando seus ganhos e gastos todos os meses.

Esse é um dos seus planos para o ano novo?

Digite “planejamento financeiro” nos comentários que vamos te enviar um guia da nossa consultoria financeira e planilha para você começar já! 

#agenda2025 #calendario2025 #anajustrafederal #pju #servidorpublicofederal
92 25