Escrita versátil: servidor do TRT15 mantém rotina de criação há mais de 20 anos

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Fabiano Possebon é autor de crônicas, contos, peças teatrais e colabora com jornais.

Toda quarta-feira à noite Fabiano Possebon e sua esposa Sandra têm um compromisso: transformam a casa em uma oficina de redação. Cada um escreve um texto com um assunto pré-definido, em algumas ocasiões, e em outras os temas são livres.

O gosto pela escrita surgiu na infância e Fabiano relembra suas primeiras experiências no mundo das letras. “Às vezes, assistia a um filme, em seguida fazia um resumo, fazia modificações na história. Acabava fazendo um novo roteiro para o filme assistido. Em outros momentos, brincava com meu irmão e amigos montando os filmes com bonequinhos. Geralmente eram western, ficção científica ou filme épico. Às vezes misturava cowboy com ficção científica. Em algumas ocasiões eu mesmo representava o filme. Também gostava de transcrever no papel o que havia aprendido nas aulas de História, que é a minha disciplina preferida.”

Ainda na infância ele começou um livro com sua interpretação para a História do Brasil, mas dessa época ficaram apenas as lembranças porque Fabiano descartou toda sua produção escrita. Após finalizar a graduação em Psicologia, ele escreveu um livro sobre a temática apreendida mas não publicou a obra.

“Tenho pronta para ser editada uma coletânea de crônicas. Com 19 anos, comecei a escrever mensalmente para um jornal espírita de Campinas chamado ‘Alavanca’. Com o tempo fui escrevendo para outros jornais e revistas espíritas. Também escrevi para a ‘Folha da Região’, de São José do Rio Pardo. Para este eram temas diversos, no entanto, mais voltados para a Psicologia”, explica.

Fabiano é versátil como escritor: desde 1996 colabora regularmente com textos para jornais, tem um conto premiado (intitulado Frankestein pós-moderno), é co-autor de um livro com temática espírita, autor de peças teatrais, sendo algumas espíritas, mas sua preferência é criar textos humorísticos.

“No tocante ao meu processo criativo, às vezes me baseio em fatos que aconteceram comigo ou que ouvi falar, a partir daí crio novas situações, com novos personagens, aí ponho para funcionar toda a minha criatividade. Em outros momentos, minhas histórias são originais mesmo.  Às vezes, faço o que Moacyr Scliar fazia na Folha de São Paulo: a partir de uma notícia de jornal criava uma história em cima dela.”

Além de escrever, Fabiano gosta de ler livros em outros idiomas, entre eles, espanhol, francês, inglês, italiano e esperanto. Em 2018, ele cita alguns livros favoritos que foram lidos: “Os Fantoches de Deus, de Morris West; Tarsila, escrito por Maria Adelaide Amaral; Eu a Amava, de Anna Gavalda; Aguapés, de Jhumpa Lahiri; Eva Perón, Alicia Dujovne Ortiz e O Mundo de Sofia, de Jostein Gaarder”.

Enquanto escritor, ele colabora mensalmente para o Jornal Democrata, de São José do Rio Pardo, que disponibiliza as colaborações no site. Além disso, o servidor teve sua crônica “Histórias” publicada na edição atual da revista ANAJUSTRA em Pauta, na coluna “Marcando Presença”, dedicada a compartilhar contribuições de associados enviadas para a revista.

Confira a seguir mais uma criação do escritor Fabiano Possebon. Para entrar em contato com o escritor envie e-mail para: sfapossebon@hotmail.com.

Neblinas

Ele estava no carro, junto com dois casais. Trabalhavam na mesma empresa.
Não se sentia feliz há algum tempo…
Talvez seja por isso que seus amigos o convidaram para viajar. Estavam indo à praia.
Já estava arrependido de ter aceitado o convite. Saíram bem tarde da noite e aquela viagem o estava irritando. Os casais conversavam entre si e ele sentia-se distante daquela alegria estúpida.
Finalmente chegaram ao destino. Todos felizes porque o sol estava a pino. Ele detestava sol. Propuseram uma caminhada antes de irem para a hospedaria. Negou educadamente. Alegou indisposição, cansaço. Ficaria esperando.
Preocupado, o aconselharam a ficar ali, não se afastando do carro. Em breve retornariam.
Sentiu-se aliviado ao ver que se afastavam. Finalmente silêncio, nada de risadas. Encolheu-se no banco traseiro, cerrou os olhos.
Caminhava, a praia estava completamente vazia… A cada passo a neblina tornava-se mais densa… resolveu entrar na água, molhar os pés… afastar aquela angústia que o dominava. Começou a perturbar-se. Sua visão se tornava turva. Não conseguia distinguir nada.
Começou a caminhar mais rápido, de longe ouvia barulhos estranhos, algo como latidos… ou seriam gemidos? Sentia perder a razão… sua vida era como aquela situação: solitária, angustiosa, nebulosa, sem sentido.
Começou a correr… ouvia o barulho da água e ouvia também seu nome ao longe. Não conseguia definir de onde vinha a voz…
Cansado da corrida, resolveu voltar, a neblina tornou-se mais branda… Algo estranho acontecia: via roupas, maiôs, biquínis, calções, chinelos suspensos… se movimentando como se houvessem corpos a vesti-los, mas não conseguia ver pessoas.
Teve a certeza de que estava enlouquecendo. Esfregou os olhos, deu um mergulho,  suava frio. Começou a temer seriamente por sua lucidez. Gritou chamando alguém, pedindo socorro.
Com um forte tapa foi acordado. Era um pesadelo. Ainda bem!
Pediram desculpas pelo tabefe, mas ele não respondia quando o chamavam.
Ficaram preocupados, pois ele gemia e se agitava.
Ficou feliz em ver os amigos. Talvez o sonho tenha sido um aviso: nada de isolamento, nada de tristeza.
Grato por ter sido despertado, indagou onde iriam tomar o café da manhã. Estava morto de fome!
Riram-se dele e foram a caminho da hospedaria.

Acessos: 0

💭Sabia que você consegue saber os planos de saúde e valores que melhor atendem à sua família?

👤José Antonio Cesar, do TRT2, fechou um plano da Unimed FESP, com a JUSAúde.

💙 E o atendimento com a Rosinaidi Florenço, analista operacional de saúde sênior da unidade administrativa da Barra Funda (SP) foi um diferencial!

💻 Faça sua simulação no site https://anajustracorretora.com.br/ , informando ramo, lotação e estado.

🏥JUSaúde

⚕️Há mais de 20 anos, a JUSaúde (antigo Pró-Saúde) da ANAJUSTRA Federal, garante aos servidores do Judiciário Federal acesso a planos diferenciados nas melhores operadoras do país. A JUSaúde atua com atendimento especializado nos planos coletivos por adesão, por meio da intermediação e gestão de benefícios de saúde para fiel execução dos convênios firmados com os Tribunais.

👩‍💻👨‍💻Acesse https://anajustracorretora.com.br/simulador-saude/ e confira!

📞Se preferir, fale com um dos consultores pelo WhatsApp (61) 3322-6864.

#anajustrafederal #planosdesaude #prosaude #anajustracorretora
20 2
RRA DE QUINTOS | RRA DE OUTRAS VERBAS

📢 Recebeu valores das ações de RRA de Quintos ou RRA de Outras Verbas em 2024?

Você não está sozinho! Centenas de associados da ANAJUSTRA Federal também receberam e muitos têm dúvidas na hora de declarar esses valores no IR.

💡 Em novo artigo, nosso consultor financeiro explica dois pontos de atenção que podem fazer toda a diferença na sua declaração.

➡️ Acesse o conteúdo completo no nosso site e fique em dia com a Receita!

#ir2025 #declaraçãodeimposto #quintos #rra #anajustrafederal #servidorpublico #justiçafederal
14 0
DE OLHO EM BRASÍLIA | PARLAMENTAR

Em abril, o Congresso começa a retomar o seu ritmo de trabalho, que ficou paralisado por meses devido aos atrasos na votação do Orçamento. Agora, a Casa se prepara para apreciar e debater as proposições que estão tramitando nas comissões.

🎧🔈 Ouça um trecho da coluna “De olho em Brasília”, do assessor parlamentar da ANAJUSTRA Federal, Roberto Bucar, em que ele fala da pauta de maior urgência.

🧑‍💻E leia a íntegra em https://anajustrafederal.org.br/ maior entidade representativa de servidores do Judiciário

#anajustrafederal #assessoriaparlamentar #pju #servidorpublicofederal
63 7
ECONOMIA DE MILHÕES | CLUBE DE VANTAGENS

💰 Já viu quanto os associados da ANAJUSTRA Federal economizaram no último ano? 💰

Com o Descontômetro, você acompanha em tempo real o total de descontos concedidos na nossa rede conveniada nos últimos 12 meses.  Atualmente, esse número já ultrapassa R$ 17,5 milhões!

Seja na compra de um carro 🚗 com as montadoras parceiras (Honda, Chevrolet, Nissan e Jeep) ou na sua rotina de cuidados com descontos em farmácias 💊 (Drogasil, Droga Raia e outras), a economia está sempre ao seu lado!

Acesse o Clube de Vantagens e veja como você pode aproveitar ainda mais!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #clubedevantagens #pju #servidorpublico
18 0