Servidor do TRT15 divulga seu primeiro romance

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

João, Maria Clara e Vicente são os protagonistas do romance “Enquanto durmo”, escrito pelo servidor do TRT15, Pedro Henrike Bueno. O romance de estreia foi publicado pela editora portuguesa Chiado Books e lançado na Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no mês de agosto.

“Desde a adolescência gosto de escrever histórias e criar personagens. Não saberia dizer quando exatamente tal ato surgiu em minha vida. Mas, desde o momento em que escrevi a minha primeira história, apaixonei-me pela palavra escrita.”

Mesmo sem ter um método definido para escrever, para Pedro, a inspiração pode surgir a partir de uma frase ouvida durante o dia, por exemplo. “Qualquer acontecimento pode inspirar uma narrativa. Sempre começo minhas histórias pelo fim. O último capítulo é sempre o primeiro a ser escrito. Com o fim da história pronto, fico a imaginar o percurso dos personagens até aquele momento”, disse.

Como leitor, Pedro Henrike cita alguns escritores favoritos, entre eles, Gabriel García Márquez, Geraldine Brooks e Florbela Espanca. “Gosto também de ler clássicos e obras indicadas por amigos – ainda que o autor seja desconhecido. Li recentemente o livro ‘Mãe dos Fiéis. Um romance sobre o nascimento do Islã’, de Kamran Pasha e o recomendo a todos.”

Enquanto escritor, Pedro acredita que o maior objetivo é provocar emoções. “Difere-se quem consegue despertá-las em seus leitores. É claro que uma boa divulgação do trabalho pode ajudar o romance a ganhar espaço no mercado”, afirmou.

O primeiro livro de Pedro Henrike, “Enquanto durmo”, pode ser adquirido diretamente com o autor pelo e-mail: ikebueno@hotmail.com ou WhatsApp 12-981243700. Pode ser encontrado no site da editora Chiado (versões física – R$ 36,00 e digital – R$ 14,00), nas livrarias físicas e virtuais da Cultura e Saraiva.

Confira a sinopse do livro.

“Enquanto durmo” – “Trata-se de uma obra dinâmica, ambientada no interior, num vilarejo, inicialmente, e depois numa cidade grande, cujos problemas humanos vão se tornando insolúveis. Os protagonistas, João, Maria Clara e Vicente, experimentam, desde cedo, desditas familiares e fogem do ambiente até acolhedor em que viviam, em relação ao meio natural, e se envolvem na podridão de uma urbe que trata o menor e o dependente químico pior do que o faria com irracionais. Aí, os garotos se degradam, perdem a dignidade e afundam no atoleiro dos vícios (droga e sexo), menos um deles, Vicente, que retorna ao ambiente familiar primitivo, confessando-se aos pais, condição favorável ao perdão. João e Maria Clara contaminam-se pelos vícios, ele é morto por um dos chefes do tráfico de droga e ela busca a saída na prostituição.

A narrativa algumas vezes dialoga com o mundo da poesia, quer nas descrições, quer na descoberta de uma ave, um pombo, em meio a um mundo degradado, como a criar pequeno parêntese de leveza. E, ao narrar a agonia de João, o narrador dinamiza a linguagem, como a registrar os entrecortados suspiros do pequeno anti-herói em sua despedida da vida terrena.”

Manoel Cardoso – Escritor e Professor

Acessos: 0

CALENDÁRIO E AGENDA 2026 | QUER RECEBER EM CASA?
Se você mudou de endereço, nunca respondeu à consulta ou mudou de ideia, é hora de atualizar suas preferências!
A consulta já está disponível na área restrita do site e vai até 15 de agosto.
💡 Lembrando:
Se sua escolha está registrada e o endereço está certinho, não precisa fazer nada.
Se nunca participou, é só acessar: “Meus dados” > “Preferências de comunicação” e marcar “Sim”.
Se mudou de ideia, também dá tempo de trocar sua escolha!
💌 Os impressos começam a ser enviados em dezembro.
E a gente entende o carinho: 72% dos brasileiros ainda preferem o papel, segundo a pesquisa Two Sides (2023).
📲 Acesse o link da bio ou vá direto para a área restrita no site.
#anajustrafederal #calendario2026 #agendaanajustra #amizade #judiciáriofederal #comunicaçãoanajustra #papelsempre
19 0
Prevenir é sempre melhor, e mais barato, do que remediar.
Consultas preventivas e exames de rotina estão cobertos pelo plano e ajudam a evitar complicações futuras.
Além de proteger sua saúde, essa prática reduz custos com tratamentos prolongados.

💡 Consulte seu médico periodicamente e participe dos programas de prevenção  do seu plano de saúde.

#anajustrafederal #jusaude #prevencao #medicos #planodesaude
11 0
CLUBE DE VANTAGENS | EDUCAÇÃO

🎓 Educação que transforma e cabe no seu bolso!

Em parceria com a Faculdade IPEMIG, a ANAJUSTRA Federal oferece descontos de até 70% em cursos de graduação, licenciatura, tecnólogos e pós-graduação. E o melhor: o benefício também vale para seus dependentes de 1º grau!

📚 Confira os descontos:

✔️ 70% em pós-graduação

✔️ 60% em graduação e licenciatura

✔️ Até 40% na matrícula, dependendo do curso

As aulas são oferecidas nas dependências da tradicional Faculdade Batista, com cursos autorizados e reconhecidos pelo MEC. Um convênio que pode impulsionar sua carreira, abrir portas e concretizar planos.

➡️ Saiba mais em anajustrabeneficios.com.br

#educacao #descontos #graduacao #posgraduacao #anajustrafederal #beneficioexclusivo #associadoanajustra #faculdadeipemig #bh
16 0