Sozinho ou em grupo, servidor do TRT3 se dedica ao hobby de fotografar

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

A luz da manhã e do pôr do sol são as favoritas para quem gosta de fotografar fora do estúdio, utilizando apenas luz natural. O servidor Ranerio Vieira, do TRT3, também é admirador da “hora mágica” e aproveita cada segundo para registrar o que se destaca em sua frente.

“Com 16 anos, aprendi a usar uma câmera Reflex (o modelo ‘profissional’), pois fazia curso técnico e um dos requisitos era fotografar peças teatrais, fotografia still, e gostei do assunto. Na época, idos de 1994, era bem caro uma câmera destas, então continuei a estudar o assunto, mas só utilizei os conhecimentos que eram possíveis de colocar em prática com uma câmera Kodak 35mm sem ajustes, tais como composição e luz. A medida que foi barateando a tecnologia, em 2012 adquiri um modelo equivalente em formato digital, uma DSLR (Digital Reflex), e voltei a fotografar com mais afinco, mesmo que nesse meio tempo produzi fotos interessantes, mas nunca tinha levado muito a sério.”

Em 2017, Ranerio iniciou um curso profissionalizante, como um hobby, para aprimorar a técnica e o olhar. Mesmo não se considerando profissional, já que não depende financeiramente da fotografia, ele realiza alguns ensaios quando é requisitado. “É o encantamento que vende, o domínio da técnica e o timing do fotógrafo, saber usar a técnica certa, o momento certo, a composição certa para obter um efeito que encante quem vê a foto, esta é a diferença. Qualquer um pode ir na loja de artes e comprar tintas e telas, mas só o pintor vai conseguir pintar um quadro”, disse.

Com o curso profissionalizante, Ranerio expandiu as cenas, cenários e personagens que costumava fotografar. “Cenários preferidos são os prédios de época de Belo Horizonte, cidades históricas de Minas, arquitetura barroca, arquitetura modernista e street (pessoas e cenas urbanas, cenas do cotidiano da cidade). Utilizo foto colorida 90% do tempo, preto e branco somente quando a cena é dramática e pede esse preto e branco. Digital o tempo todo”, explicou.

Cliques casuais e planejados 

Ele utiliza a rede social Instagram para compartilhar as fotografias e interagir com outros apaixonados pelas imagens. “Quase sempre faço uma série e procuro publicar aos poucos, para não enjoar, na realidade um tema por vez. 80% do que publico no Instagram são fotos casuais, feitas com o próprio celular, que por sinal é ótimo para fotos de dia com muita luz , em ambientes abertos, temos que utilizar bem todos os recursos que temos. Apareceu uma luz bacana, uma composição show, saca o celular e vai foto, e nada de purismo.”

Os cliques planejados também acontecem e quando define um tema, Ranerio utiliza a câmera profissional e outros equipamentos, como flash, tripé e alguns filtros para acoplar na lente. Mas ele não anda só: “Participo de um grupo que se chama FotoAPé, no Facebook, que organiza saídas para fotografar pontos turísticos, e coisas menos batidas, cemitérios, por exemplo, da cidade de BH. O FotoApé é super organizado, com direito a camiseta e tudo. Acho o maior barato, vou tanto pela farra quanto pelas fotos, e assim, tenho acesso a locais que sozinho não me deixariam entrar. Isso é fantástico.”

Confira alguns cliques de Ranerio abaixo e acesse o perfil no Instagram para acompanhar as postagens. 

Acessos: 18

RETROSPECTIVA 2025 | AÇÕES

Foram 12 meses de trabalho intenso, decisões importantes e resultados concretos que fizeram a diferença na vida dos servidores do Judiciário Federal.

✔️ Mais de R$ 12 milhões pagos
✔️ 5 ações coletivas julgadas
✔️ Novas frentes de defesa abertas
✔️ Atuação contínua no CNJ, CJF e tribunais
✔️ E R$ 15 milhões previstos para 2026

Cada conquista reforça nosso compromisso com valorização, segurança jurídica e defesa permanente dos seus direitos.

Seguimos juntos — sempre.
#ANAJUSTRAFederal #Retrospectiva2025 #ServidorPúblico #JudiciárioFederal #DireitosDoServidor
18 0
A Black Friday chegou e, com ela, uma enxurrada de ofertas que mexem com nossos gatilhos emocionais.

No artigo do assessor de finanças da ANAJUSTRA Federal, José Carlos Dorte, você entende como o cérebro reage aos estímulos de consumo, o que podemos, ou não, controlar e quais cuidados tomar antes de apertar o “comprar”.

💡A dica é simples: aproveite descontos reais, mas com planejamento. “Janeiro turbo” vem aí com IPTU, IPVA, material escolar e muito mais.

🔗 Leia na íntegra em anajustrafederal.org.br

Boas compras são possíveis quando você faz escolhas responsáveis.

#anajustrafederal #financas #blackfriday
7 1
Hoje foi um dia histórico para os servidores do Poder Judiciário da União!

O Senado aprovou o reajuste salarial em três parcelas (2026, 2027 e 2028) e também as novas regras do Adicional de Qualificação (AQ) — dois avanços que fortalecem a carreira e valorizam quem faz a Justiça acontecer todos os dias.

Agora, os projetos seguem para sanção presidencial.

Seguimos juntos — por mais conquistas, mais reconhecimento e mais futuro para os servidores do Judiciário. 💪✨

#ANAJUSTRAFederal #JudiciárioFederal #Valorização #ReajusteAprovado #AQ #ServidoresPúblicos #VitóriaColetiva #PJU
804 44