Servidora do TRT2 se dedica às escritas literária, jurídica e preside Associação de Aposentados

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Maria Alice Gurgel do Amaral é servidora aposentada do TRT2 e atua em três frentes da vida: é poeta, pós-doutora pela Universidade de Sorbonne e presidente da Associação dos Aposentados da Justiça do Trabalho (Aajust). Graduada em Jornalismo e Direito, ela se dedica tanto à escrita literária quando a técnica-jurídica, resultado de sua atuação na JT.

No post publicado em 2017, no Espaço Cultural, Maria Alice contava a experiência de ver alguns poemas de sua autoria publicados em livro e da escrita poética no seu cotidiano. “Sinto também que essa rotina exigente na qual todos estamos inseridos, não me exaure a ponto de me retirar da magia da vida e da poesia. Pelo contrário, o movimento da vida sempre me arrebata, me tornando refém de uma dimensão menos concreta, e consigo compatibilizar o dia a dia e a transcendência da experiência de escrever”, disse.

Esse ano, ela compartilhou uma crônica escrita para homenagear a mãe de uma colega do TRT, que completou 96 anos. A observação da comemoração do aniversário resultou na crônica “Alegria na longevidade” que pode ser lida no Espaço Cultural.

Maria Alice também é dedicada aos estudos sobre relações trabalhistas e, em 2016, participou de um debate sobre a pesquisa de pós-doutorado, realizada junto à Ècole de Droit, da Universidade Sorbonne, em Paris, na França. Promovido pelo jornal Estado de Direito, do Rio Grande do Sul, da qual é colunista, Maria Alice palestrou com o objetivo de “examinar a realidade fática da pessoa humana do trabalhador, através de estatísticas, relatos e, ao mesmo tempo, desenvolver reflexões e propor soluções”, afirmou.

A palestra completa pode ser vista logo abaixo.

Além da palestra, é possível conhecer a escrita técnica da servidora pelo livro “A Efetivação do Direito na Execução Trabalhista”, de sua autoria, vendido pelo site Estante Virtual. Ou por artigos com temáticas jurídicas, entre eles, o intitulado “As repercussões da globalização no Direito do Trabalho”, publicado em edição impressa e eletrônica, como resultado dos eventos: XVIII Congresso Internacional e XXI Congresso Ibero-americano de Direito Romano.

A frente mais recente de atuação da servidora é na defesa dos direitos dos aposentados. Maria Alice é a atual presidente da Associação dos Aposentados da Justiça do Trabalho (Aajust) de São Paulo e atuou junto a outras associações e intelectuais defendendo a cidadania de idosos da capital paulista, de acordo com reportagem do site Rede Brasil Atual.

Para conhecer um pouco mais da atuação de Maria Alice na escrita literária, técnica ou sua experiência na Associação dos Aposentados, envie e-mail para alice.bga@gmail.com.

Acessos: 0

A Funpresp-Jud está iniciando a implementação dos Perfis de Investimentos, para oferecer opções ainda mais personalizadas para os participantes. O modelo adotado pela Fundação para os perfis será o Ciclo de Vida.

Para entender mais sobre isso, o PodSer’, o PODcast do SERvidor associado da ANAJUSTRA Federal, conversou com o presidente da Fundação, Amarildo Vieira.

→ Assista a esse trecho e ouça na íntegra no Spotify.

#anajustrafederal #funprespjud #investimento #pju #servidorpublicofederal
21 2
Você sabia que associados e dependentes têm atendimento personalizado com o nosso consultor financeiro?

É isso mesmo!

Com esse auxílio especializado, você pode traçar um plano para tirar suas contas do vermelho.

Acesse anajustrafederal.org.br

💡O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda em 2025 começa em março. A data exata ainda não foi divulgada pela Receita Federal, mas o período provável deve ir de 17 de março a 31 de maio, considerando o calendário do ano passado. Aproveite o serviço para tirar suas dúvidas sobre o tema!

#anajustrafederal #consultoriafinanceira #impostoderenda
37 1
Garantir um plano de saúde de qualidade faz toda a diferença para você e sua família. 

No Rio de Janeiro, a JUSaúde da ANAJUSTRA Federal tem uma parceria consolidada há mais de 15 anos com a Unimed Fesp, disponibilizando planos a partir de R$315,01 para associados das Justiças Trabalhista, Eleitoral e Federal.

➡️ Arraste para o lado e confira todas as condições.
Precisa de mais informações? Fale com a gente pelo WhatsApp: 61 3322-6864.

#jusaúde #anajustrafederal #planodesaude #unimedfesp #cuidadocomsegurança
13 1
💪🏽 Somos a maior entidade representativa de servidores do Judiciário Federal.

Ao longo dos anos, a ANAJUSTRA Federal cresceu, consolidou-se e se tornou a maior entidade representativa dos servidores do Judiciário Federal. Isso não aconteceu por acaso, mas sim com dedicação, trabalho e benefícios exclusivos que fazem a diferença no seu dia a dia.

ANAJUSTRA Federal
Maior e mais forte, com você!

#anajustrafederal #servidorpublicofederal #pju #servidorpublico
30 4
Tudo o que acontece na ANAJUSTRA Federal na palma da sua mão 🤳🏼

O WhatsApp é a sua rede social do coração? ❤️ Entre na nossa Comunidade e receba nossos posts, notícias e novidades.

#anajustrafederal #pju #whatsapp #servidorpublicofederal
15 0