Servidora do TRT2 se dedica às escritas literária, jurídica e preside Associação de Aposentados

Você ainda pode ler 6 conteúdos este mês

Valorize o conteúdo feito especialmente para você, servidor do Poder Judiciário Federal.

Já é associado? Faça seu login e desbloqueie todos os conteúdos do site.

Maria Alice Gurgel do Amaral é servidora aposentada do TRT2 e atua em três frentes da vida: é poeta, pós-doutora pela Universidade de Sorbonne e presidente da Associação dos Aposentados da Justiça do Trabalho (Aajust). Graduada em Jornalismo e Direito, ela se dedica tanto à escrita literária quando a técnica-jurídica, resultado de sua atuação na JT.

No post publicado em 2017, no Espaço Cultural, Maria Alice contava a experiência de ver alguns poemas de sua autoria publicados em livro e da escrita poética no seu cotidiano. “Sinto também que essa rotina exigente na qual todos estamos inseridos, não me exaure a ponto de me retirar da magia da vida e da poesia. Pelo contrário, o movimento da vida sempre me arrebata, me tornando refém de uma dimensão menos concreta, e consigo compatibilizar o dia a dia e a transcendência da experiência de escrever”, disse.

Esse ano, ela compartilhou uma crônica escrita para homenagear a mãe de uma colega do TRT, que completou 96 anos. A observação da comemoração do aniversário resultou na crônica “Alegria na longevidade” que pode ser lida no Espaço Cultural.

Maria Alice também é dedicada aos estudos sobre relações trabalhistas e, em 2016, participou de um debate sobre a pesquisa de pós-doutorado, realizada junto à Ècole de Droit, da Universidade Sorbonne, em Paris, na França. Promovido pelo jornal Estado de Direito, do Rio Grande do Sul, da qual é colunista, Maria Alice palestrou com o objetivo de “examinar a realidade fática da pessoa humana do trabalhador, através de estatísticas, relatos e, ao mesmo tempo, desenvolver reflexões e propor soluções”, afirmou.

A palestra completa pode ser vista logo abaixo.

Além da palestra, é possível conhecer a escrita técnica da servidora pelo livro “A Efetivação do Direito na Execução Trabalhista”, de sua autoria, vendido pelo site Estante Virtual. Ou por artigos com temáticas jurídicas, entre eles, o intitulado “As repercussões da globalização no Direito do Trabalho”, publicado em edição impressa e eletrônica, como resultado dos eventos: XVIII Congresso Internacional e XXI Congresso Ibero-americano de Direito Romano.

A frente mais recente de atuação da servidora é na defesa dos direitos dos aposentados. Maria Alice é a atual presidente da Associação dos Aposentados da Justiça do Trabalho (Aajust) de São Paulo e atuou junto a outras associações e intelectuais defendendo a cidadania de idosos da capital paulista, de acordo com reportagem do site Rede Brasil Atual.

Para conhecer um pouco mais da atuação de Maria Alice na escrita literária, técnica ou sua experiência na Associação dos Aposentados, envie e-mail para alice.bga@gmail.com.

Acessos: 0

A ANAJUSTRA Federal segue atuando de forma firme na defesa da valorização dos servidores de todo o Poder Judiciário da União.

Em reunião com a Associação, nesta quinta-feira, 29/1, o presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro Vieira de Mello Filho, afirmou que pretende implementar o Adicional de Qualificação de forma quase imediata e também avançar na regulamentação da licença compensatória.

Segundo o ministro, ambas as medidas serão implementadas após o recebimento dos cálculos de impacto orçamentário a serem encaminhados pelos tribunais. Na ocasião, ele reafirmou o compromisso de tratar magistrados e servidores de forma isonômica ao longo de sua gestão.

A ANAJUSTRA Federal acompanha de perto os desdobramentos e reforça seu compromisso com a valorização dos servidores.

Leia a notícia completa no site da ANAJUSTRA Federal
🔗 anajustrafederal.org.br (na bio)

📸 Na foto, o Presidente do CSJT, ministro Vieira de Mello Filho, ao lado da representante e do presidente da ANAJUSTRA Federal, respectivamente, Janedir Lopes Morata (à esquerda) e Antônio Carlos Parente (à direita).

#anajustrafederal #adicionaldequalificacao #csjt @csjt_oficial
108 8
O ano de 2026 terá 10 feriados nacionais e nove dias de ponto facultativo, o verdadeiro ano dos feriadões.

O Clube de Vantagens ANAJUSTRA Federal oferece as melhores opções de viagens e lazer, com descontos em agências de viagens, hotéis, cruzeiros, clubes e parques, com cultura, descanso e diversão para toda a família.

Acesse o site, faça suas reservas e prepare as malas!

anajustrabeneficios.com.br

#anajustrafederal #convenios #pju
9 0
ESPAÇO CULTURAL | Talento do Judiciário Federal

O servidor aposentado do TRT3 Ricardo dos Reis lançou o CD Acender o escuro, apagar a solidão, já disponível nas principais plataformas digitais.

O álbum reúne canções autorais que transitam entre a MPB e a poesia, abordando temas como afeto, tempo e sensibilidade no cotidiano. Com formação em Letras e Educação Musical, Ricardo une palavra e música em uma trajetória que segue ativa também após a aposentadoria.

📖 Leia a matéria completa no blog Espaço Cultural da ANAJUSTRA Federal.

#anajustrafederal #espacocultural #talentosdojudiciario
10 1
Você sabia que a ANAJUSTRA Federal mostra no Clube de Vantagens quais são os convênios mais novos para você?

Eles ficam logo na página inicial, abaixo dos convênios perto de você. É ali que aparecem as novidades.

Antes de fechar uma compra ou contratar um serviço, vale a pena conferir.
Pode ter um benefício esperando por você.

Acesse o Clube de Vantagens e aproveite sempre 💙

#anajustrafederal #clubedevantagens #beneficios
30 1